Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Alterações às Leis Eleitorais - Saiba o que muda nas próximas eleições

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Há cinco alterações às leis eleitorais que estão a ser implementadas já a partir das próximas eleições: a disponibilização de uma matriz em braille para os cidadãos com dificuldades de visão, o voto antecipado em mobilidade, o projeto-piloto de voto eletrónico presencial no distrito de Évora, a eliminação do número de eleitor e o recenseamento automático dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro.

Alterações às Leis Eleitorais

 

Centro Cristóvão Colon recebe apresentação do livro "Almirante Colon - um feito no Ponente"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

APRESENTAÇÃO LIVRO ALMIRANTE COLONNo próximo dia 18 de maio, pelas 15h30, o Centro Cristóvão Colon recebe uma sessão de apresentação do livro "Almirante Colon - um feito no Ponente", que será coordenada pelo escritor cubense Carlos Calado.

Destaque também para o debate aberto com o mote "A descoberta da América por um tecelão ytaliano ou um feito de um navegador lusitano?".

SOBRE O AUTOR

«Carlos Calado nasceu na vila de Cuba, Alentejo e foi no Liceu de Beja que um professor de História lhe despertou o interesse pelo tema das origens do "Descobridor da América". Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo IST. Em 2001 fundou o Núcleo de Amigos da Cuba e começou a divulgar aspetos polémicos da história do "Descobridor da América", na internet, nos media e em conferências. Pelo NAC foi dinamizador da inauguração do monumento a Cristóvão Colon em 2006 e também da inédita estreia do filme "Cristóvão Colombo – O Enigma" de Manoel de Oliveira, na sua terra. Em 2008 foi um dos Membros Fundadores da Associação Cristóvão Colon de que é Presidente da Direção. Publicou o artigo "Cascais, abrigo de Cristóvão Colon" na obra coletiva "Arquivo de Cascais – história, memória, património".
É Académico Honorário da Academia Portuguesa da História e membro do Centro de Investigação Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão.»

SOBRE O LIVRO

«Um Feito no Ponente
Eis aqui as novas partes do Oriente
Que vós outros agora ao mundo dais,
Abrindo a porta ao vasto mar patente,
Que com tão forte peito navegais.
Mas e´ também razão que, no Ponente,
Dum Lusitano um feito inda vejais,
Que, de seu Rei mostrando-se agravado,
Caminho ha´-de fazer nunca cuidado.»

Os Lusíadas, canto X, 138 - Luís de Camões

Fonte: www.bertrand.pt

 

AVISO À POPULAÇÃO - PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

GMPC

O Gabinete Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cuba divulga o presente aviso à população:
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê se, ao dia de AMANHÃ, dia 16/05, Quinta-feira, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:
• Temperatura máxima entre entre 30° C a 35° C(acima do normal para a época) com tendência para descer de forma acentuada a partir de 5ª Feira;
• Humidade relativa do ar (HRA) baixa durante o dia (˂ 50% na generalidade do território a ˂ 20% no interior) e com recuperação noturna (com inversão de temperatura);
• Hoje vento fraco, soprando moderado de Este/Sueste no Algarve e de Norte/Noroeste nas terras altas. Amanhã, vento moderado predominando de quadrante Norte, soprando forte nas terras altas.

Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e terça-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região do Algarve, Alentejo e interior (Norte e Centro).
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
• Tempo quente e seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível ELEVADO ou superior:
A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.
Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível MUITO ELEVADO, não é permitido (a):
• Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
• Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
• Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
• O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
• Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
• A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

 


Pág. 1 de 400

Ligações Rápidas

 


°C

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30