Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Dia Internacional da Prematuridade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

PREMATURIDADEHoje celebra-se o Dia Internacional da Prematuridade e em Portugal gerou-se uma onda de sensibilização para esta problemática. Hoje o nosso país veste roxo. As autarquias colocam a faixa roxa da prematuridade ou iluminam um edifício do seu município de roxo/ lilás, tal como os corpos de bombeiros de cada cidade.

1 em cada 10 bebés que nasce em todo o mundo é prematuro, o que perfaz cerca de 15 milhões de crianças. Os últimos dados estatísticos mostram que, em Portugal, a taxa de prematuridade, em 2000, era de 5,9% e em 2015 de 8%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a prematuridade é a principal causa de morte neonatal e infantil devido a prematuridade extrema/ prematuros de muito baixo peso e a sequelas graves, respetivamente. Dados de 2015 comprovam isso mesmo com o registo de 1 milhão de mortes em crianças com menos de 5 anos e 4 milhões de mortes nos primeiros 28 dias de vida.

Juntemo-nos a estes guerreiros na divulgação da prematuridade e na procura de respostas para aqueles que carregam consigo o “peso” de um nascimento prematuro. Hoje todos estaremos a ajudar… apenas vestindo de roxo.

 

BIBLIOTECA DESAFIA PARA EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ PRESÉPIOS 2018 NETCom mais uma quadra natalícia que se avizinha, a Biblioteca Municipal de Cuba acaba de lançar um desafio à população: Elabore o seu presépio e participe na exposição coletiva que terá lugar na Sala de Exposições Temporárias ao longo do próximo mês.

Os interessados em participar deverão deixar os seus trabalhos na BMC até 07 de dezembro.

 

Serviços da autarquia vão deslocar-se às freguesias todos os meses

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 PROXIMOA partir deste mês de novembro, os serviços de Ação Social e Saúde, Educação e Formação Profissional, bem como do Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal vão passar a deslocar-se, uma vez por mês, às freguesias rurais do concelho de Cuba.

Apresentado esta semana pelo Município, o projeto +Próximo surge com objetivo de promover uma maior proximidade dos serviços municipais junto das populações de Faro do Alentejo, Vila Alva, Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos, ao mesmo tempo que facilita o acesso aos mesmos.

O atendimento á população será realizado das 10:00H às 12:30H, nos edifícios das respetivas Juntas de Freguesia e no Centro Multiusos de Albergaria dos Fusos.

O projeto +Próximo arranca já esta terça-feira, dia 06, em Vila Ruiva. Seguem-se depois Albergaria dos Fusos, no dia 13, Vila Alva no dia 20, e Faro do Alentejo no dia 27.

 


Pág. 8 de 377

Ligações Rápidas

 


°C

Agenda


15
Dez
Ajude a Pintar a Igreja - Sáb às 10:00
16
Dez
5ª Gala Solidária "Fábrica de Natal" - Dom às 17:00
22
Dez
CONCERTO DE NATAL - VILA RUIVA - Sáb às 21:00
28
Dez
4ª Corrida São Silvestre da vila de Cuba - Sex às 18:00

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30