Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Concurso de Fotografia "Um olhar sobre o Património local"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ FOTOGRAFIA CONCURSO V2 WEB"Um olhar sobre o Património local" é o título do repto em forma de concurso que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva, em parceria com entidades locais, lançou à população. O objetivo é dinamizar e promover o património histórico, artístico, cultural, natural e paisagístico do concelho de Cuba, em particular da Freguesia de Vila Alva. Para além disso, pretende-se motivar e envolver as diferentes gerações de forma a potenciar a sua interação com um património único.

Para efeitos de inscrição gratuita e participação deverá consultar o respetivo regulamento no seguinte link: https://www.facebook.com/events/1789973404392661/. Todas as inscrições validades deverão entregar as fotografias a concurso até ao próximo dia 31, de acordo com as orientações expressas.

 

Autarquia de Cuba apresenta candidatura para criação de "Centro de Recolha Oficial de Animais”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ESBOCO CROAA Câmara Municipal de Cuba apresentou no início de maio uma candidatura ao Programa de Concessão de Incentivos financeiros para a construção e a modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia. A candidatura tem em vista a criação do "Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Cuba" (CRO) tendo sido solicitado o apoio de 85.827,04€ (60%), para um investimento de 143.045,09€.

A ser aprovado, o futuro CRO localizar-se-á num terreno propriedade do Município de Cuba, nas imediações do Parque de Materiais e Viaturas da CMC, a norte da Vila, afastado do centro urbano e das áreas residenciais e comerciais de Cuba.

Em linhas gerais, o projeto contempla a construção de um edifício de apoio (para albergar, entre outros, os serviços gerais de enfermaria, gabinete veterinário, atendimento e salas de quarentena e de ocisão), a par de um bloco de boxes para alojamento de animais (constituída por área coberta e por área exterior fechada, que possibilitará a movimentação livre dos animais), bem como de uma área verde e de circulação exterior (que poderá ser usada para movimentação de animais em grupo ou individualmente, constituindo-se ainda como espaço de descompressão, de enquadramento paisagístico ou de permanência do público em geral).

Conforme reforça o presidente da Câmara Municipal, João Português, “desta forma o atual executivo pretende dar cumprimento a uma das medidas programáticas mais relevantes do programa eleitoral sufragado nas últimas eleições autárquicas, honrando assim o seu compromisso para com a população do concelho. Hoje em dia existe uma preocupação crescente por parte da sociedade em relação ao bem-estar dos animais, cuja população, caso não seja controlada, tem riscos associados. Além disso, a legislação vigente atribui competências às câmaras municipais na área do bem-estar e do controlo de animais, pelo que a candidatura para a construção do canil/gatil surge por forma a colocar a autarquia em conformidade com a legislação”.

 

AVISO À POPULAÇÃO - PRECIPITAÇÃO - GRANIZO E TROVOADA - Entre as 12:00 e as 20:00 de 20 de maio de 2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

LOGO GMPCO Gabinete Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cuba divulga o presente aviso à população:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê se, para o dia de hoje, 18/05/2018, um agravamento das condições meteorológicas.Aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados por trovoada no período entre as 12:00 e as 20:00 são as condições previstas.

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
•Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
•Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
•Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
•Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
•Danos em estruturas montadas ou suspensas;
•Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de praia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
•Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.


A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias;
– Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

 


Pág. 11 de 350

Ligações Rápidas

BOTAO MARATONA CANTE

 

pub

concPub

IFRRU BOTAO

QUINTA GRACIOSA

CASA FIALHO

 


°C

Agenda

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30