Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Aviso - Perigo de Incêndio Rural

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
GMPCO Gabinete Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cuba divulga o presente aviso à população:
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê se, para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:
• Subida gradual da temperatura máxima até à próxima terça-feira (26 mar), com valores de acima do habitual para esta época do ano;
• Humidade relativa do ar (HRA) inferior a 35% na generalidade do território do continente, durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite;
• Vento do quadrante Leste, moderado a forte (até 45 km/h) durante a noite e manhã nas terras altas, em especial das regiões Centro e Sul (vento mais intenso no sábado e manhã de domingo), com possibilidade de rajadas até 65 km/h na região do Algarve. 
 
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos: • Tempo quente e seco favorável à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível ELEVADO ou superior: 
 A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa. 
 
A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
 

Sensibilização\Demonstração – Como Fazer Uma Queima Em Segurança – Vila Alva, Dia 23 De Março, 15:00

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

QUEIMAS EM SEGURANÇAA Freguesia de Vila Ruiva recebe este sábado, dia 23 de março, uma ação prática de informação sobre como “fazer uma queima em segurança”, Destinada a todos os interessados, a demonstração acontece junto à zona do Castelo, pelas 15:00, com o apoio do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR que irá esclarecer sobre os procedimentos corretos para realizar uma queima de amontoados de sobrantes.

Recordamos ainda que para além da adoção de procedimentos adequados para a realização de queimas, é também necessário informar a Câmara Municipal ou as Juntas de Freguesia de Faro do Alentejo, Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos e Vila Alva (aos dias de semana) e os Bombeiros Voluntários de Cuba (ao fim-de-semana), para requerer a autorização.

Para efetuar o pedido, o requerente deve indicar o nome completo, NIF, morada, contato telemóvel e o Artigo e a Seção do local onde pretende efetuar a queima ou queimada. Após o registo do pedido, o requerente receberá um SMS indicativo da autorização para realizar a queima.

Informe-se e proceda em segurança!

 

Vila Ruiva Medieval volta a recriar quotidiano quinhentista nos dias 29, 30 e 31 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EVENTO FACEBOOK VILA RUIVA MEDIEVAL

O “Anúncio dos banhos e do noivado entre a filha do Capitão Donatário de Porto Santo, Filipa Moniz e Cristóvão Colombo”, “a festa e os folguedos do povo” e “as Bodas e o Esposamento de Cristóvão Colombo” são algumas das recriações que a Feira Medieval de Vila Ruiva propõe para o final do mês de Março, nos dias 29, 30 e 31.

Com organização da Junta de Freguesia de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos, e com apoio da Câmara Municipal de Cuba, a Feira Medieval de Vila Ruiva – “Vila Ruiva Medieval”, pretende ser um espaço de animação e convívio cujo objetivo é dar a conhecer ao público, residente e visitante, a vivência quotidiana na Idade Média.

Com mercadores, artesãos, regatões e artífices de outrora, num espaço nobre da Vila, como é a zona onde em tempos esteve erigido o Castelo, a iniciativa é “um convite a uma viagem ao passado e à história da urbe Vilaruivense, num cenário onde se misturarão pregões, lutas e tormentos próprios da idade média”, explica a organização.

Três dias de recriação histórica, num programa ocupado por momentos como cortejos régios, demonstrações de armas, torneios de armas a cavalo e adubamento de cavaleiros, entre outros. A par disso, a Feira propõe ainda comeres saborosos e beberes sequiosos nas tabernas do mercado.

pdf icon PROGRAMA COMPLETO
 


Pág. 12 de 400

Ligações Rápidas

 


°C

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30