Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

FEIRA DO CANTE E DAS TRADIÇÕES - CUBA LEADER 2019

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CANTORES LEADER

Cante Alentejano, Sons do Mundo, Folclore, Artesanato, Tabernas e Exposições são algumas das propostas para os dias 31 de maio, 01 e 02 de junho em Cuba.

Centrada na promoção dos territórios, dos seus produtos, culturas e tradições, a Feira do Cante e das Tradições regressa este ano a Cuba, com organização da Câmara Municipal, da MODA – Associação do Cante Alentejano. De 31 de maio a 02 de junho, o evento icónico que deixou marca na memória coletiva da região, e não só, volta a espalhar-se pelas ruas da vila de Cuba um vasto leque de iniciativas.
Três dias de uma feira sem recinto, com vários espaços localizados um pouco por toda a vila de Cuba, onde cada associação mostrará o que a sua região tem de melhor, a par de um programa repleto de atividades.


Grupos Corais, animação de rua (com artes performativas), arruadas (com pauliteiros, Floclore da Bretanha, entre outros), degustação de produtos regionais, tabernas, colóquios e concertos são algumas das propostas deste evento, a contar com representações culturais e tradicionais de regiões do território nacional, bem como internacional (França, Itália, Cabo Verde).


Três dias de uma feira sem recinto, com vários espaços localizados um pouco por toda a vila de Cuba, onde cada associação mostrará o que a sua região tem de melhor, a par de um programa repleto de atividades.


Na música, em três palcos diferentes, o programa inclui espetáculos que propõem uma viagem pelas sonoridades de Cabo Verde e Moçambique, à polifonia do Cante Alentejano e dos Cantares da Sardenha, passando pela nostalgia do Fado e pela sintonia da Bandas Filarmónicas.


Fora do palco, a festa estende-se também pela vila, com Animação de Rua e Arruadas preparadas para os 3 dias. Os Caretos de Podence, a Milícia Templária de Tomar, as Danças da Bretanha, os Pauliteiros de Miranda e os grupos corais alentejanos serão os protagonistas de alguns desses momentos.


Destaque-se ainda que pela vila vão estar disponíveis diversos espaços de exposição (ocupados pelos Grupos de Ação regionais convidados), bem como uma série de Tabernas e espaços de “comes e bebes”. Para garantir a mobilidade dos visitantes, ao longo dos três dias estarão disponíveis, gratuitamente, Passeios de Charrete pela Vila, bem como um comboio com circuito pelos diversos espaços que compõem a Feira.


Saiba tudo sobre a Feira do Cante e das Tradições, aqui.

pdf icon PROGRAMA
 

AVISO À POPULAÇÃO - PERIGO DE INCÊNDIO FLORESTAL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

GMPC\\ Entre as 20h00 do dia 24 de Maio e as 23h59 do dia 30 de Maio

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território do Continente, o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram hoje o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta no período compreendido entre as 20h00 de hoje, dia 24 de maio, e as 23h59 do dia 30 de maio, para o território continental.

A Declaração de Situação de Alerta resulta dos seguintes fatores:
- As informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre as condições meteorológicas para a globalidade do território do Continente;
‐ O índice meteorológico de risco de incêndio florestal – FWI, calculado e disponibilizado pelo IPMA, é elevado para os próximos 6 dias;
‐ Os comunicados técnico‐operacionais emitidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que determinam a passagem ao Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal;
‐ A necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio.

As medidas de caráter excecional no âmbito da Situação de Alerta são:
- Elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas;
- Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração;
- Dispensa dos trabalhadores dos setores público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário, nos termos dos artigos 26.º e 26.º-A do Decreto-Lei n.º 241/2007;
- A emissão de Aviso à População pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil sobre o perigo de incêndio rural;
‐ A solicitação à Força Aérea, através do Ministério da Defesa Nacional, da disponibilização de meios aéreos para, se necessário, estarem operacionais nos CMA a determinar pela ANEPC;
- O imediato acionamento das estruturas de coordenação institucional territorialmente competentes (Centro de Coordenação Operacional Nacional e Centros de Coordenação Operacionais Distritais).

 

Centro local de apoio à integração de migrantes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

REDE CLAIM FINALA Câmara Municipal de Cuba informa que a partir do dia 29 de Maio de 2019 estará disponível o atendimento com vista à integração de migrantes localizado na Casa Paroquial. O apoio acontece às quartas-feiras, nas segundas e quartas semanas de cada mês, das 16h30 às 19h00.

O CLAIM, centro local de apoio à integração de migrantes, tem como missão proporcionar aos cidadãos migrantes respostas locais articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração de proximidade. Visam dar resposta às necessidades em diferentes áreas: regularização/nacionalidade, reagrupamento familiar, retorno voluntário, saúde, trabalho, educação/formação profissional, segurança social, apoio social, promoção da interculturalidade e, outras.

O centro local de apoio à integração de migrantes é um projeto desenvolvido em parceria pela Cáritas Diocesana de Beja, o Município de Cuba, as Juntas de Freguesia do Concelho e a Paróquia de S. Vicente de Cuba.

 


Pág. 14 de 414

Ligações Rápidas








Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30