Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

COVID–19: MUNICÍPIO ADOTA MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS, EMPRESAS E INSTITUIÇÕES DO CONCELHO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

MEDIDAS EXTRA 2A autarquia de Cuba aprovou, em Reunião de Câmara no dia 02 de abril de 2020, a adoção de um pacote de medidas extraordinárias de apoio às famílias e empresas do concelho, no sentido de minorar os efeitos sociais e económicos causados pela pandemia do Covid-19.

Estas primeiras 15 medidas – visto que a monitorização da situação é diária, sendo provável a adoção de medidas adicionais em breve – têm efeito imediato e são as seguintes:

1 - Criação do Fundo de Emergência Covid 19

2 - Reforço das verbas destinadas ao Programa de Emergência Social;

3 - Alargamento da entrega de refeições gratuitas a alunos do Pré-Escolar e 1. Ciclo do escalão B,

4 - Redução temporária da renda de habitação Municipal para 70%.

5 - Término temporário das penalizações por incumprimento no atraso do pagamento da renda e da água;

6 - Aumento do apoio ao arrendamento em mais 50%;

7 - Prolongamento temporário da validade do cartão social 2019 até final do ano e análise de novas candidaturas até ao final de Junho de 2020;

8) - Redução de 75% na fatura da água para famílias que beneficiem do cartão social;

9) -Prolongamento da validade do cartão “Abem” – Apoio a medicamentos por mais 12 meses e análise de novos casos e novas candidaturas;

10 - Isenção integral do pagamento da renda dos estabelecimentos comerciais propriedade da autarquia e temporária até à abertura dos espaços;

11- Isenção temporária de taxas de ocupação de via pública e publicidade;

12 - Pagamento imediato aos fornecedores, com possíveis antecipações dentro dos limites da lei.

13 – Fornecimento das refeições/dia à equipa de intervenção permanente dos Bombeiros confecionada no refeitório dos estaleiros municipais;

14 – Reforço do apoio dos Equipamentos de Proteção Individual aos Bombeiros, GNR, Centro de Saúde e IPSS,s do concelho;

15 - Alargamento dos prazos de pagamento das faturas de fornecimento de água, nos seguintes termos: os consumos dos meses de Janeiro e fevereiro podem ser pagos até final do mês de abril e o consumo do mês de março podem ser pago até final do mês de Maio.

 

Sugestões para os mais novos em tempo de isolamento

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Uma situação de isolamento pode ser particularmente difícil para os mais novos. Aqui, deixamos algumas sugestões lúdico-pedagógicas através das quais eles podem ocupar algum do seu tempo. Livros em pdf, jogos didáticos online, atividades e informação útil são algumas das propostas que pode encontrar, numa plataforma criada pela Editora Ideias com História e pela DGS.

alt «Quando a minha escola abrir…» é uma história narrada por sete crianças que se deparam com uma realidade totalmente nova e diferente da que estavam habituadas a viver. A escola fechou e têm dúvidas perante algo com o qual nunca lidaram.

Clique aqui ou na imagem para abrir
alt

O livro faz parte da coleção «Tudo vai ficar bem» da editora, composta por diversos livros infantis e juvenis a editar regularmente ao longo das próximas semanas, relacionados com a atual crise sanitária que estamos a viver.

Clique aqui ou na imagem para abrir

alt

Jogo online, criado pela Ideias com História para a Direção-Geral da Saúde, desenvolvido conjuntamente e baseado em dúvidas colocadas pelas próprias crianças e jovens. Um jogo para aprender mais sobre os vírus, o novo coronavírus e como nos protegermos.

Clica aqui ou na imagem para abrir

SITE CONORAKIDS

A editora ideias com História criou e lançou também o site CoronaKids, em parceria com a DGS, com atualizações diárias. Este site está dirigido diretamente às crianças. 

Clica aqui ou na imagem para visitar o site

 

AVISO - DESINFECÇÃO COVID-19

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

AVISO COVIDFace ao cenário atual de pandemia com o COVID-19. E de modo a prevenir a propagação do mesmo, o Município de Cuba, em colaboração com as Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Cuba e Agricultores locais irá realizar uma nova desinfeçào das ruas do concelho no dia 30 de Março de 2020 a partir das 07:00, dando seguimento à primeira aplicação já efetuada entre os dias 24 e 26 de Março com a aplicação de desinfetante (Manusystems, OX-ÁGUA 2a GERAÇÃO).

Informa-se que o produto não é tóxico para pessoas, para os animais e para o meio ambiente. O produto não tem cloro, sendo considerado um produto amigo do ambiente e 100% biodegradável. A aplicação deste produto em soluções diluídas não produz qualquer cheiro.

Apesar de cientificamente esta não ser uma substancia corrosiva, pede-se a todas as pessoas que desloquem as suas viaturas para fora do perímetro urbano, ou que as estacionem em garagem, para que esta ação tenha o resultado pretendido.

A Câmara Municipal de Cuba não se responsabiliza por quaisquer danos causados.

Reiteramos que esta é uma luta de todos nós, e que temos que nos proteger a nós, aos outros e ao ambiente. Só assim conseguimos ultrapassar esta fase.

Para que não se alegue desconhecimento, se lavrou este e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos de costume.

Deste aviso e da composição química do desinfetante, foi dado conhecimento ao Centro de Saúde de Cuba.

Paços do Município de Cuba, 27 de março de 2020

O Presidente da Câmara,
João Português

pdf icon Aviso - Desinfeção Covid-19
 


Pág. 3 de 450

Ligações Rápidas









Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30