Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Aviso à população – precipitação e descida das temperaturas nos próximos dias

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

LOGO SMPC

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, salienta-se para os próximos dias:

 Precipitação fraca no litoral Norte e Centro, que se estenderá progressivamente às restantes regiões.
. Vento do quadrante oeste, soprando moderado (até 35 km/h) no litoral oeste, com rajadas até 60 km/h, e sendo forte (até 45 km/h), com rajadas até 70 km/h nas terras altas.
. Descida da temperatura (máxima e mínima).

EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função das condições meteorológicas previstas é expectável:

.Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
. Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
. Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
. Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
. Danos em estruturas montadas ou suspensas;. Possíveis acidentes na orla costeira;
. Intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras;
. Incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos;
. Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente:

.Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
. Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias;
. Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
. Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
. Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;
. Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança, cumprindo as indicações que venham a ser transmitidas.

 

Colheita De Sangue - Centro De Saúde De Cuba - Sábado, 25 De Março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

COLHEITA DE SANGUE 16

O Centro de Saúde de Cuba vai levar a cabo, no próximo fim-de-semana, uma colheita de sangue, para o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. A colheita acontece entre as 09h30 e as 13h00 de sábado, 25 de Março. Participe! Lembre-se que para quem doa, são apenas uns minutos. Para quem recebe, é uma vida inteira.

 

“Luz e Sombra” em exposição na Biblioteca

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EXPO BMC MAR ABRIL LUZ E SOMBRAEntre os dias 21 e 31 de Março a Biblioteca Municipal de Cuba tem patente a exposição de fotografia “Luz e Sombra”, da autoria de João Xarope, aluno do curso técnico de Multimédia na Escola Profissional de Cuba. Segundo explica o autor, esta é “uma pequena amostra da sua visão monocromática da realidade que o cerca, do seu mundo, capturado através da lente de uma máquina fotográfica que serviu de veículo para se expressar, colocando-o, como é, em cada fotografia”.


João Xarope nem sempre foi um apaixonado pela fotografia, a sua paixão pela fotografia surgiu enquanto aluno do curso técnico de Multimédia na Escola Profissional de Cuba; esta paixão foi crescendo de forma espontânea de dia para dia tornando-se num “bichinho” que se alimentava da curiosidade e desejo de “capturar” momentos através da sua visão única e pessoal.


Este projeto fotográfico nasceu da sua enorme vontade em fazer diferente, da vontade em ir mais além, de “capturar” o momento através da lente fotográfica e espelhar esse mesmo momento em particular nas cores dicotómicas e antitéticas que são o preto e o branco.


Agora, já possuidor de um variado leque de fotografias veio a decisão de as partilhar numa exposição para que outros as possam visualizar, apreciar e disfrutar.

 


Pág. 3 de 273

Ligações Rápidas

Cuba Alerta

BOTAO PROJ RUA SERPA PINTO

Apreciação Pública

Concurso Público

Casa Fialho de Almeida

Projeto DICSE

Projetos cofinanciados

 

cuba pela igualdade


°C

Agenda


21
Mar
"Luz e Sombra" - Exposição de Fotografia - Dom às 10:00
24
Mar
Vila Ruiva Medieval - Dom às 19:00

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30