Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

ATL de Verão 2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
89X199 IMAGENS 2015 ATLVERAOA Câmara Municipal de Cuba vai disponibilizar pelo 5.º ano consecutivo o ATL de Verão. É um serviço orientado para a infância, nos níveis de ensino que são da sua responsabilidade e competência (alunos do Ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba). No período compreendido entre 01 e 31 de agosto, das 9H – 18H, serão dinamizadas várias áreas que desenvolvem as capacidades das crianças nos seus mais variados domínios: a expressão plástica e visual, a expressão musical, o movimento, o drama/teatro, a dança, a multimédia, percursos culturais e de exploração do meio, atividades lúdicas e de animação. Para a organização das atividades foi considerado o grupo etário das crianças a que se destinam.

Para os alunos dos polos escolares das freguesias e montes, o transporte é assegurado pela autarquia sendo o ponto de encontro para a entrega (8H30m) e recolha (18H15m) dos alunos junto ao edifício da escola da Freguesia.
Local de funcionamento
O ponto de encontro para a entrega e recolha dos alunos é na Escola Básica Fialho de Almeida em Cuba – Sala do CAF, no período da manhã até às 9H e no período da tarde até às 18H.
Será disponibilizado o serviço de acolhimento das 8H45m-9H.
As atividades durante a manhã estão programadas para ocorrerem ao ar livre e durante a tarde funcionam na Sala do CAF ou em outros espaços adequados ao normal funcionamento da atividade programada.
Recursos Humanos
O funcionamento das atividades e execução do seu plano, é garantido por Animadores/Monitores e Auxiliares, distribuídos por turnos.

Refeições
As refeições são servidas no Refeitório Municipal, situado nos Estaleiros Municipais.
As refeições podem ser reservadas e alteradas, com um dia de antecedência e sempre que houver alguma alteração ao pedido de refeições deve ser dado conhecimento aos monitores que informarão a Câmara/Refeitório Municipal.

Regras do pagamento da comparticipação da família:
Os pagamentos das mensalidades e refeições do mês de agosto são efetuados por um dos meios disponíveis para o seu pagamento em situação idêntica ao Serviço de Apoio à Família em tempo de aulas.
Os pagamentos efetuados depois da data sofrerão um acréscimo de 5%.

Observações:
Recomenda-se o uso de roupa, chapéu, protetor solar (essencialmente para os dias de atividades no exterior) e calçado confortável para o desenvolvimento das atividades.
Será da responsabilidade da família da criança a perda ou danos de objetos pessoais tais como anéis, pulseiras, relógios, brinquedos, etc.
As atividades ficam sujeitas a alteração quando não estejam reunidas as condições adequadas para a sua realização.
 

AVISO À POPULAÇÃO - Persistência de valores elevados de temperatura máxima - das 11:00 de 02AGO às 21:00 de 04AGO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

LOGO GMPCO Gabinete Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cuba divulga o presente aviso à população:

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê se, para o período compreendido entre as 11:00 de 02 de Agosto, quinta-feira, e as 21:00 do dia 04 de Agosto, sábado, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:
• Persistência de valores elevados de temperatura máxima.


2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
• Tempo quente e seco derivado dos valores da temperatura máxima elevados;


3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
- Aumentar a ingestão de água ou sumos de frutas naturais sem adição de açúcar;
- Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (aproximadamente entre as 11h00 e as 17h00);
- Evitar a exposição direta ao sol de crianças;
- Procurar espaços com ambiente fresco, pelo menos, 2 a 3 horas por dia;
- Manter a casa fresca: Feche as janelas e portadas durante o dia e abra-as à noite;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar;
- Utilizar roupa larga, leve e fresca, óculos de sol e chapéu de abas largas ;
- Os trabalhadores que exerçam actividades ao ar livre devem proteger-se com vestuário adequado, fazer uma boa hidratação e, quando possível, adequar o horário evitando as horas de maior calor;
- Moderar as atividades ao ar livre que exijam muito esforço físico ou de lazer, particularmente nos períodos de maior calor;
- Se viajar de carro, escolha horas de menor calor. Não permita que pessoas (especialmente crianças e idosos) e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol;
- Esteja atento a pessoas mais vulneráveis, especialmente crianças e idosos;
- As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrições de líquidos, devem aconselhar-se junto do seu médico;
- Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que estão particularmente vulneráveis - ofereça-lhes água e esteja atento.
- Se necessário ligue Saúde 24 - 808 24 24 24;
- Estar atento às informações da Autoridade de Saúde, do Instituto do Mar e da Atmosfera, da Autoridade Nacional Proteção Civil e Forças de Segurança.

 

AUTARQUIA DE CUBA APRESENTA CANDIDATURA PARA CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO DO ALENTEJO CENTRAL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
ECOPARK 1 ECOPARK 2
;ECOPARK 3 ECOPARK 4

A Câmara Municipal de Cuba apresentou no passado mês de junho uma candidatura ao Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, com vista à criação na Barragem de Albergaria dos Fusos do ECOPARK do Alentejo Central.

Em linhas gerais, o projeto contempla a construção de um centro de interpretação ambiental, um bar/restaurante de apoio, 8 bungalows, um edifício de apojo às atividades náuticas (vela de aprendizagem, canoagem e atividades de pesca em Kayak), rampa de varadouro, ancoradouro, instalações sanitárias e duches públicos, piscina flutuante e uma torre de observação de aves.

Desenvolvido numa lógica de respeito para com o meio ambiente, o parque ecológico do Alentejo Central permitirá aliar a componente turística e de valorização e interpretação do património natural (através da observação da fauna e flora autóctone em meio natural e dos recursos endógenos que dele se extraem), a uma componente pedagógica, de lazer e desportiva, através da fruição dos recursos naturais proporcionados pela Albufeira e zona envolvente, sem que estes sejam colocados em causa.

Assente numa proposta integrada, o projeto do ECOPARK tem por objetivo a promoção do turismo com vista à valorização e sustentabilidade do património natural, cultural e paisagístico da região, constituindo-se como um espaço de oferta turística distinta ao longo de todo o ano. A sua vertente de promoção e valorização do património natural e dos recursos endógenos deles extraídos, realizada primordialmente através do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) confere-lhe um efeito agregador e ao mesmo tempo complementar à oferta turística proporcionada através das inúmeras atividades lúdicas e desportivas ao ar livre praticáveis durante todo o ano.

A ser aprovada a candidatura, a construção do ECOPARK do Alentejo Central terá o valor total de 628 mil euros, cofinanciado em 400 mil euros.

 


Pág. 4 de 360

Ligações Rápidas

 


°C

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30