Cereais

O Alentejo é a área do Pais com maior importância no cultivo de cereais e no Concelho de Cuba as culturas  mais importantes são o Trigo e o Girassol. O nosso clima temperado mediterrânico e as férteis terras de barro são condições essenciais para o cultivo destas duas espécies.
O Trigo,  cereal base da nossa alimentação, é um dos produtos locais mais sui géneris da região, o Pão Alentejano, um pão de textura e sabor tradicional, que é “conhecido em todo o mundo”.
O Concelho de Cuba promove anualmente, em ocasião da sua feira anual, a “Festa do Nosso Pão”, certame que já conta com diversas edições e que tem como objetivo promover o Pão Alentejano, assim como, difundir a herança bem antiga do mesmo, que remonta ao nascimento da civilização nas práticas alimentares.

O Girassol, por sua vez, é uma espécie bastante versátil, sendo utilizado pelo homem na sua alimentação,  na alimentação animal e, até mesmo, em energias alternativas, como é o caso do Biodiesel. A principal utilização do girassol é como matéria-prima, para a produção de óleo de consumo humano.