Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Carne

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Gastronomia da Região está em muito associada ás carnes. Manda a tradição que durante o mês de Dezembro ou Janeiro ocorra a matança do porco e, diga-se o que se disser, o dia da matança do porco foi sempre dia de festa, à qual se associam diversos ritos e tradições que integram a cultura das nossas gentes.

Como modo de conservar a carne por longos períodos de tempo, o homem descobriu dois métodos: a salga e a fumagem. Para além da conserva, esse processo tornava-a mais saborosa. Com o aperfeiçoamento destas técnicas surgiram os enchidos e os presuntos que continuam a ser hoje tão apreciados. Entre os enchidos, predominam as linguiças, os chouriços de sangue e os paios, que se encontram à venda em todos os talhos e mercearias do Concelho.

O Baixo Alentejo possui uma tradição na produção ovina que se perde no tempo e a carne do borrego é muito apreciada em toda a região. A raça Merina Branca é a de maior expressão em toda a região alentejana. As ovelhas merinas são originárias da Península Ibérica, sendo a qualidade da sua lã famosa desde a antiguidade. Recentemente a sua produção tem sido convertida, para um melhor aproveitamento das suas potencialidades como produtora de carne, dado que a produção de lã tem vindo a perder muito do seu valor.

Habitualmente o borrego era morto na Páscoa, obedecendo á tradição. O ensopado de borrego, o borrego assado no forno ou então guisado com ervilhas, entre outros cozinhados, são verdadeiras iguarias.

Entre tantas iguarias, acha que consegue escolher?

 


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30