Início Natureza Recursos Naturais

Recursos Naturais

Rede Natura 2000

A Linaria Ricardoi Coutinho é uma planta anual, que floresce em Março e Abril,  que ocorre preferencialmente em searas de trigo e de aveia com baixa intervenção humana, ou em terrenos de olival e de montado. Trata-se de um endemismo lusitano muito raro e localizado na região de Beja, considerado prioritária no âmbito da Rede Natura 2000. Os dois núcleos populacionais atualmente conhecidos incluem usualmente algumas centenas de exemplares, pelo que, à luz do conhecimento atual sobre a espécie, esta encontra-se em perigo de extinção. O uso de herbicidas, resultado da intensificação agrícola, e a prática da pastorícia, contribuiu de forma decisiva para um decréscimo populacional acentuado.
Rede Natura 2000 - Ficha Técnica do Sítio "Alvito / Cuba"

Barragem de Albergaria dos Fusos

Local a destacar e que merece ser descoberto, quer seja a pé ou de barco.
Pode apreciar a paisagem e desfrutar de um ar puro. Com uma área aproximada de 1480 ha, insere-se numa zona com excelentes aptidões para o desenvolvimento do turismo, devido à existência de boas condições para a prática de atividades ao ar livre, tais como desportos náuticos e pesca desportiva.