Início Natureza

Natureza do Concelho de Cuba

O Baixo Alentejo é marcado pela planície e pela serra, e é este contraste que contribui em muito para a diversificação de vegetação existente, com características tão diferentes, quer na  sua coloração, quer nos tipos de ramagem. No Concelho de Cuba a paisagem predominante é a planície, com solos espessos e barrentos de elevada qualidade, que se incluem nos denominados “Barros de Beja”.

Em termos climatéricos, Cuba insere-se no clima do Baixo Alentejo, o qual é considerado um clima mediterrânico.
A região caracteriza-se pela pouca e mal repartida precipitação anual, concentrando-se a maior parte da pluviosidade no período do Outono/Inverno. O Verão é, nesta região, uma estação quente e seca.
As temperaturas médias no Inverno são baixas, variando entre os 8º e os 12º e, no Verão elevadas, variando as temperaturas médias entre os 21º e os 25 º, mas atingindo-se frequentemente temperaturas superiores a 35º durante o dia.

re-planta