Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Freguesias

Freguesias

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Freguesia de CubaCuba

Cuba, com uma superfície de 171 km e uma população com um pouco mais de 5000 habitantes, situa-se a 187 m de altitude, entre olivais, perto da margem esquerda de um dos afluentes que constituem a Ribeira de Odivelas. Conquistada por D. Sancho II aos mouros, foi-lhe atribuído o nome de Cuba por ali ter sido encontrado grande quantidade de cubas (vasilhas para guardar o vinho).

Segundo outras opiniões o nome de Cuba é de origem muito antiga, derivando do termo « Coba » diminutivo árabe que significa torre. Embora gozasse de alguns privilégios, só em 1782, recebeu o titulo de vila e passou a concelho.

Presidente: José António Cardeira
Morada:

Rua João Vaz
7940-159 Cuba

Telefone/fax: 284 412 468/284 412 461
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Faro do AlentejoFaro do Alentejo

Faro do Alentejo, situa-se a 4 Km de Cuba, na estrada que nos leva para Ferreira do Alentejo.

Tem como Santo Patrono S. Luís. Foi fundada em 1619 na zona que dá pelo nome de Horta das Assentes e pertenceu ao 1º Conde de Faro do Alentejo, que foi passando de geração em geração. Em 1626 as terras onde se situa a aldeia foram doadas pelo Conde à Casa da Câmara aos seus habitantes. Faz parte do concelho de Cuba desde 1839. A melhor altura para visitar a aldeia é sem dúvida o Verão, altura em que se realiza a festa religiosa e pagã em honra do seu padroeiro, S. Luís. Por esta altura pode-se comer, beber e até cantar á boa maneira alentejana. A igreja data do Séc. XVII, merece também uma visita pela beleza dos frescos nas paredes laterais.

Presidente: Filipe Chora
Morada:

Largo Pç. 27 -A
7940-311 Faro do Alentejo

Telefone: 284 412 487
e-mail:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Vila AlvaVila Alva

Vila Alva data de tempos pré-históricos e pertence ao concelho de Cuba desde 1854, sendo uma das aldeias mais típicas.

Mais tarde tornou-se num lugar preferido pelo Clero e pelos Nobres, onde passaram a efectuar numerosas visitas, ganhando com isso benefícios a nível cultural e artístico. Também desses tempos nos ficaram as vinhas, os pomares, os moinhos e as numerosas igrejas e capelas revestidas de frescos e azulejos pintados á mão.

Logo á entrada da aldeia encontra-se a Quinta de S. José, junto ao Chafariz com lavadouro.
Em Novembro, tempo de vinho novo procure uma das tabernas locais onde pode encontrar um dos melhores vinhos da região.

Não se esqueça de provar a comida típica, especialmente o queijo de cabra, ou os enchidos e é claro o pão.
No centro da aldeia, encontramos a Praça da República e a Igreja de N. Sra. da Visitação. É uma igreja muito antiga que parece ter pertencido aos Árabes após a sua conversão ao cristianismo. O edifício remonta aos séculos XVII e XVIII.

Junto à igreja podemos encontrar o Museu de Arte Sacra e Arqueologia. Vale a pena visitar esta aldeia de ruas estreitas e compridas e onde as casas mantêm a sua traça popular e rural, lembrando, por vezes, um pequeno paraíso esquecido.
Presidente: José Pacheco
Morada:

Rua República 23, 1º
7940-374 Vila Alva

Telefone: 284 495 175
e-mail:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Vila Ruiva

Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos

A origem de Vila Ruiva perde-se no evoluir dos tempos. É possível que tenha sido habitada desde a época pré-histórica. Ao que parece durante a ocupação romana Vila Ruiva um povoado importante devido à sua localização, junto à estrada que ligava Beja a Évora.

Dessa época ficou-nos a Ponte Romana e a Represa junto à Ermida de Nª Sra. da Represa.
No período medieval a Igreja Matriz de Nª Sra. da Conceição foi um dos primeiros edifícios a ser construído, tal como o cemitério, onde se encontraram várias estrelas discóides.
Toda a vila cresceu tendo a Igreja Matriz e o Cemitério como ponto central.

Há ainda referência ao castelo e às suas muralhas em diversos documentos. Junto à Igreja Matriz encontramos a Igreja da Misericórdia, onde se crê ter funcionado o hospital.

Na Igreja de N. S. da Conceição podemos admirar os magníficos frescos que datam dos sécs. XIV, XV e XVI. A Igreja, só por si, já merece uma visita. O edifício tem uma estrutura gótica, com interior em estilo Manuelino. Com uma localização privilegiada, no cimo de um monte, o visitante tem uma panorâmica magnífica sobre a aldeia e arredores. Para os curiosos a vila tem muito mais para oferecer.
Junto à estrada que nos leva a Alvito e junto à Igreja Matriz encontramos o Insectozoo (um pequeno museu-laboratório de insectos sociais) que também merece visita.
Presidente: Raúl Amaro
Morada:

Praça da República 27
7940-453 Vila Ruiva

Telefone: 284 495 178
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
 

°C

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30