Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Biblioteca Municipal Biblioteca expõe “Transformar” de Rui A. Pereira a partir de dia 13

Biblioteca expõe “Transformar” de Rui A. Pereira a partir de dia 13

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EXPO BMC TRANSFORMAR FEV2016A Exposição Transformar é o conjunto de obras de Rui A. Pereira que apresentamos na Biblioteca Municipal de Cuba entre 13 de Fevereiro e 7 de Março de 2016. A par disso, no dia que inaugura a mostra, pelas 18h00, o autor (que é também escritor) vai estar em Cuba para a apresentação do seu livro “Viajante do Tempo”, com um momento musical por FLAK (dos Rádio Macau) a solo.

Sobre a exposição:

«A leitura do conjunto, e de cada tela, ficará para o observador, mas, tomamos a liberdade de afirmar que num primeiro olhar, as obras que observamos nos atraem pelas cores fortes, que em outro olhar, e em geral, podemos encontrar misturadas em todas elas.

Depois, somos atraídos pelas formas, que se transformam e entrelaçam, traduzindo geometrias, traços e superfícies largas que com elas se envolvem sugerindo-nos objetos que se transformam, ou manchas que nos remetem para objetos ou figuras, que nos sugerem ainda pessoas ou natureza habitando em todo o espaço da tela, convertido em espaços mais amplos que podem mesmo configurar o mundo urbano onde verdadeiramente habita a sociedade observada pelo autor.
Rui A. Pereira nasceu em Luanda no ano de 1966, tem formação em Design de Comunicação (Faculdade de Belas Artes de Lisboa), Pós – Graduação em Técnicas Editoriais (Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa), e o seu percurso como viajante de uma viagem incessante no tempo traduz um relevante curriculum vitae em termos de trabalho e áreas em que tem vindo a intervir, de tudo se destacando, por 'economia' de espaço, as funções que desempenhou em Beja no Museu Jorge Vieira integrando a sua direção artística entre 1998 e início de 2012.
Em Rui A. Pereira, a pintura, a escultura, a fotografia, o design, a escrita, a ilustração, o livro, cruzam-se no seu percurso numa síntese de superior sentido, a Comunicação, que acontece sempre que o Rui produz – cria – apresenta o seu trabalho, e também quando se revela o dinamizador, programador e animador de espaços e iniciativas a que chama os outros, sempre numa perspetiva formativa.

A conversa com Rui A. Pereira desenvolve-se como continuando o ponto onde se ficou, mesmo que não tenha havido um ontem, e termina pela imposição do tempo para outras paragens e outras conversas, podendo sempre recomeçar-se, tal o poder da comunicação, a diversidade dos interesses, as abordagens possíveis e a galopante teia de laços que se desfazem em conversas e projectos, onde a cultura, o humanismo, a justiça, a amizade e a cidadania são o centro.
Existir, estar, viver pressupõem para Rui A. Pereira intervir, para transformar ou contribuir para a transformação, orientado pela convicção do seu pensamento e compromisso ideológico, correndo no tempo e contra o tempo, o seu e o que projecta, com a ânsia de chegar, com dúvidas ou angústias, mas sobretudo com entusiasmo e prazer, à medida do sonho, da poesia, das ideias e dos ideais.
As diversas formas de expressão artística em que Rui A. Pereira se move traduzem a força da sua observação e reflexão, exprimindo o desejo de mudança que carrega e transfere para a Arte como forma de intervenção, logo, de exercício da cidadania».

por Francisca Bicho
Biblioteca Municipal de Cuba

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30