Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Biblioteca Municipal Novidades Novidades do mês de Julho

Novidades do mês de Julho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Titulo: Cirurgia do Prazer
Autor: Miguel Almeida
Edição: Abril 2010
Páginas:  192
Editora:
Esfera do Caos
Tema: Literatura portuguesa / Conto
Sinopse: A literatura com conteúdo sexual e erótico faz sentir, mas também pode fazer pensar! Se a sexualidade e a moralidade, a realidade e a ficção, a descrição e a reflexão, forem exploradas em cada personagem, em cada atmosfera e em cada situação, o resultado pode ser uma viagem sensual, e ao mesmo tempo inspiradora, ao centro da comédia humana. Que dá gosto ler. E que nos convoca para a tarefa do entendimento. Eis o desafio que Miguel Almeida assumiu com esta obra surpreendente: escrever sobre sexo, citando Nietzsche, interpelando António Quadros e discorrendo sobre o significado de um orgasmo mal comportado.

Titulo: A Empresa Social
Autor: Muhammed Yunus
Edição: Maio 2011
Páginas: 
Editora:
Editorial Presença
Tema: Economia
Sinopse: Esta obra profundamente inspiradora tem como principal objetivo explanar e difundir um novo conceito de empresa, a empresa social, que tem vindo a ser experimentado com sucesso em diversas áreas de atividade e que aponta para uma dimensão nova e visionária do capitalismo. Constitui-se também como uma introdução prática à construção desse tipo de empresas. Muhammad Yunus mostra-nos como a empresa social evoluiu da teoria para a prática, como se difundiu e foi adoptada por empresários e ativistas sociais e de que modo tem vindo a transformar as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo.


Titulo: A Fisica do Futuro
Autor: Michio Kaku
Edição: 2011
Páginas: 
464
Editora: Editorial Bizâncio
Tema: Ciência / Física
Sinopse: Em A Física do Futuro, Michio Kaku apresenta-nos uma esmagadora, apaixonante e provocadora visão do século que aí vem, com base nas entrevistas feitas a mais de trezentos cientistas que, neste momento, já estão a inventar o futuro nos seus laboratórios. O resultado é uma descrição plena de rigor científico sobre os desenvolvimentos que poderemos esperar na medicina, na informática, na inteligência artificial, na nanotecnologia, na produção de energia, etc. Porém, estas espantosas revelações são apenas a ponta do iceberg.


Titulo: A longa noite de um povo
Autor: Barbara Demick
Edição: Março 2011
Páginas:  368
Editora: Temas & Debates
Tema: Política internacional
Sinopse: Um retrato inédito da Coreia do Norte, através das histórias verdadeiras e inesquecíveis de seis dos seus cidadãos. Conduzindo-nos por paragens desconhecidas no Ocidente, a jornalista premiada Barbara Demick desvenda-nos o que significa viver no regime totalitário mais repressivo dos nossos dias – um mundo orwelliano que não está ligado à Internet, em que os aparelhos de rádio e televisão transmitem apenas as estações oficiais, e onde as manifestações públicas de afeto são punidas; um estado policial onde os delatores são recompensados e um comentário descuidado nos pode condenar a morrer num Gulag. Já considerada um marco na bibliografia sobre o totalitarismo, esta obra contém revelações surpreendentes sobre um país fechado sobre si próprio, mas cuja importância a nível mundial não pára de crescer.

Titulo: Coletânea de Contos
Autor: Vários
Edição:
Maio 2011
Páginas: 117
Editora: Câmara Municipal de Cuba
Tema: Literatura portuguesa / Conto
Sinopse: Coletânea dos contos premiados ao longo das seis edições do Concurso Nacional Fialho de Almeida, promovidos pela Câmara Municipal de Cuba.


Titulo: A Dança da Vida
Autor: Gustavo Santos
Edição: 2010
Páginas: 
188
Editora: Oficina do livro
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: João é o filho mais velho de Jaime e Magali. Em Sintra, onde vive com a família, João manifesta desde menino o gosto pela dança. O sonho de ser bailarino envergonha o pai, que quer ver o filho seguir-lhe os passos na engenharia. Para a mãe, a vocação do filho é motivo de orgulho, uma extensão da sua própria paixão pelo tango.
Como todos os sonhadores, João não tem a vida facilitada. Entre lutar pelo seu sonho ou abandoná-lo definitivamente, opta por ouvir o coração. E é quando o faz que descobre o verdadeiro amor ao lado da Íris, com quem cria uma relação de cumplicidade eterna.
É um romance sobre a importância do “agora”, de como é fundamental viver o presente, sem adiar os sonhos e o amor. Ao ritmo do tango e do hip-hop, assistimos à reconstrução de uma família, que, movida pela esperança, encontra uma segunda oportunidade para recriar afetos e reforçar laços.


Titulo: Os Laços Que Nos Unem
Autor: Linda Gilliard
Edição: Maio 2010
Páginas:  240
Editora: Europa-América
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: A infância de Diogo parecia quase perfeita, mas o destino é um sábio mestre que insiste em colocar-nos à prova, obrigando-nos a amadurecer. Naquele ano em que perdeu os pais, a mágoa e a dor apoderaram-se dos seus olhos. O avô Santos, com as feridas causadas pela morte do filho, da nora e da mulher que o acompanhou toda a vida ainda por sarar, tem de arranjar forças para criar aquele menino, e juntos procurarão começar de novo. É com grande sabedoria que este avô, acompanhado pelo cão da família, o esfusiante Meia-Leca, ensina ao neto os prazeres da vida, mas também as suas privações. Em rituais como "A Celebração", onde os três membros da família se juntam ao domingo em frente à lareira após saborosas refeições, são transmitidos a Diogo, por entre histórias e contos, os ensinamentos de uma longa vida, mesmo que ele nem sempre os entenda.


Titulo: O Templo da Glória Literária
Autor: Miguel Almeida
Edição: Julho 2010
Páginas: 152
Editora:
Esfera do Caos
Tema: Literatura portuguesa / Poesia
Sinopse: A ideia central que percorre toda esta obra é a de que algures - talvez na mente de cada um de nós, fruto das leituras que fazemos e guardamos para sempre - existe um templo, O Templo da Glória Literária. O critério que presidiu à construção do autor é o da fama e da glória literária, na expressão máxima da sua atualidade e perenidade, da sua eternidade e imortalidade. Homero, Píndaro, Virgílio, Ovídio, entre outros grandes nomes da poesia da Grécia e da Roma Antigas, mas também Dante, Petrarca, Camões, Cervantes, Shakespeare, Goethe, Byron, Baudelaire, Rimbaud, Yeats, Pessoa, Eliot, Lorca, Brecht, Neruda, Sophia, O’Neill, entre muitos outros, são o pretexto utilizado por Miguel Almeida para criar poemas originais de tributo aos maiores vultos da poesia de todos os tempos. É que... “O interior do templo é somente habitado por mortos que não se encontravam lá quando vivos e alguns vivos que são postos para fora, a maior parte deles, quando morrem”.


Titulo: Portugal e o Futuro
Autor:
Edição:
Maio 2011
Páginas: 145
Editora: Matéria Prima Edições
Tema: Política nacional
Sinopse: Dez contributos fundamentais para recuperar um país em crise. O projeto consiste na transcrição das entrevistas – Portugal e o Futuro, um ciclo de entrevistas a dez senadores de Portugal, lideradas pela jornalista.
Mário Soares, Ricardo Salgado, Belmiro de Azevedo, Cardeal Patriarca de Lisboa, Alexandre Soares, Freitas do Amaral, Jorge Sampaio, Ramalho Eanes, Carvalho da Silva e António Barreto, são as 10 personalidades que vão falar e refletir sobre o estado da nação e sobre o rumo do nosso país.


Titulo: Ser Como Tu
Autor: Miguel Almeida
Edição: 2011
Páginas:
152
Editora: Esfera do Caos
Tema: Literatura portuguesa / Poesia
Sinopse: Numa frase célebre, o poeta russo Osip Mandelstam disse que “na poesia é sempre de guerra que se trata”. Num registo diferente, Carl Von Clausewitz diz-nos que “a paz é a continuação da guerra por outros meios”. E esse também se pode dizer que é o ponto de vista assumido em Ser Como Tu. Em guerra incessante consigo próprio, o Eu que está por detrás dos poemas de Miguel Almeida mostra-nos que as piores guerras, as mais constan¬tes e perigosas, não são as que travamos com os outros, mas as que travamos connosco próprios e com as nossas circunstâncias. Mas estas também são as guerras que nos trazem as conquistas mais importantes e decisivas.


Titulo: Um Planeta Ameaçado
Autor: Miguel Almeida
Edição: Maio 2006
Páginas: 224
Editora: Esfera do Caos
Tema: Ambiente
Sinopse: As ameaças ambientais e ecológicas de caráter global têm que ser combatidas com medidas urgentes, concertadas e corajosas, já que afetam o funcionamento do ecossistema planetário, pondo assim em causa a própria sobrevivência da civilização.


Titulo: Viagens Contadas
Autor: Maria João Ruela
Edição: Junho 2011
Páginas:  240
Editora: Esfera dos Livros
Tema: Literatura portuguesa / Narrativas de viagens
Sinopse: Maria João Ruela viaja sempre com um caderno de notas na mochila. O seu bem mais preciso. É aí que vai anotando tudo o que os olhos registam, lugares que encontra perdidos no mapa e que lhe marcam a alma, paisagens que a deixam sem fôlego, o preço de um café em determinado canto do Mundo, o nome de um vinho que acompanha uma refeição especial, as pessoas com que se cruza, as palavras trocadas. Cada uma das suas viagens, feitas sem guia, ao sabor da vontade e da curiosidade, tem personagens próprias, cheiros e sabores, sentimentos e emoções.

 

Agenda


23
Set
SEMANA SÉNIOR 2019 [ATÉ 01 OUT] - Seg
28
Set
'PHILIPE MAGIC' - CCC - Sáb às 21:30

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30