Autarquia de Cuba investe mais de 121 mil euros na Modernização da Administração Pública

CABLE INTERNET 800X600Primeira fase do projeto já está a decorrer e vai ligar todos os edifícios municipais com fibra ótica.

Já está em curso a primeira fase do projeto de Modernização e Capacitação da Administração Pública, levado a cabo pela autarquia de Cuba com o propósito de melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação – bem como a sua utilização e qualidade – e ao mesmo tempo tornar mais eficiente a relação com o munícipe, disponibilizando a utilização dos serviços do município em rede.

A uniformização de infraestruturas tecnológicas, o atendimento descentralizado ao munícipe e a desmaterialização de processos são as principais linhas deste projeto, que representa num investimento de 121 553 euros, financiado em 85% pelo FEDER.

O processo vai desenvolver-se em duas fases e a primeira, já a decorrer, contempla a ligação dos diferentes edifícios Municipais com fibra ótica entre eles (permitindo que a comunicação dos dados flua de forma eficiente), bem como a instalação de um centro de dados no edifício sede do Concelho e uma nova plataforma de comunicação entre serviços.
Três intervenções que permitirão, numa segunda fase, a digitalização e desmaterialização de processos internos, com o objetivo da posterior possibilidade de entrada dos dados ser feita eletronicamente pelos próprios munícipes.

Em suma, a primeira fase do processo de Modernização e Capacitação do Município de Cuba dotará o mesmo das infraestruturas de “hardware” e “software” necessárias à segunda fase do projeto, no qual o Município pretende abrir novos canais de acesso aos serviços públicos municipais, ao público em geral.

BARRA COFIN FEDER

cuba pela igualdade