Início Proteção Civil AVISO AMARELO - TEMPERATURAS ALTAS

AVISO AMARELO - TEMPERATURAS ALTAS

logo smpc

O Serviço de Proteção Civil Municipal informa que a Administração Regional de Saúde do Alentejo emitiu o nível de Aviso Amarelo, entre as 10h de dia 12-07-2017 e as 10h de dia 14-07-2017. Considerando a previsão de temperaturas máximas elevadas para os próximos dias, aumenta a necessidade de tomar cuidados de prevenção e proteção da saúde e do bem-estar. Deve ter-se particular atenção e vigilância aos grupos populacionais mais vulneráveis como crianças, idosos, pessoas com patologias crónicas e pessoas com atividades de trabalho ou de lazer ao ar livre.

Assim recomenda-se a adoção das seguintes medidas:

. Manter a casa fresca: Feche as janelas e portadas durante o dia e abra-as à noite;
. Procurar espaços com ambiente fresco, pelo menos, 2 a 3 horas por dia;
. Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar;
. Evitar a exposição direta ao sol entre as 11h e as 17h;
. Evitar a exposição direta ao sol de crianças;
. Utilizar roupa larga, leve e fresca, óculos com proteção e chapéu de abas largas;
. Aplicar protetor solar com fator igual ou superior a 30;
. Reforçar a vigilância a idosos e doentes crónicos e aos que vivem sós;
. Moderar as atividades ao ar livre que exijam esforços físicos, especialmente desportivas e de lazer;
. As pessoas com doenças crónicas devem seguir as recomendações do seu médico para períodos de calor intenso;
. Os trabalhadores que exerçam atividades ao ar livre devem proteger-se com vestuário adequado, fazer uma boa hidratação e, quando possível, adequar o horário evitando as horas de maior calor.

re-planta