Início F.A.C. 2017 Feira Anual de Cuba 2017 | 31 de Agosto a 4 de Setembro

Feira Anual de Cuba 2017 | 31 de Agosto a 4 de Setembro

CARTAZ FEIRA ANUAL SITEA 84ª edição do certame volta a apostar em 5 dias de festa (de 31 de Agosto a 4 de setembro), com espetáculos, artesanato, gastronomia, cante alentejano, diversões, tauromaquia, encontro de gentes e intercâmbio de culturas.

Tendo como principal objetivo a promoção das atividades económicas locais, potenciada pela realização de exposições temáticas e espetáculos, a Feira Anual de Cuba, é um evento que prima pela animação, encontro de gentes e intercâmbio de culturas, estimando o número de visitas em dezenas de milhares.

O certame, este ano na sua 84ª edição, conta com a presença de vários expositores representativos do tecido empresarial da região, bem como de instituições locais e regionais, a par de um programa de animação variado, entre espetáculos musicais, cante alentejano, tauromaquia, diversões mecânicas, animação de rua...

Cartaz de luxo com espetáculos para todos os gostos

Na parte dos espetáculos e da animação noturna, na quinta, dia 31, a Feira arranca no palco 2, às 21h30,com o espetáculo dos “Corda Solta”, passando depois para o palco 1 com o concerto de DAVID CARREIRA a acontecer às 23h00.

Na sexta-feira, ao início da noite (20h30) o destaque vai para o Cante Alentejano, com a comemoração do 31º Aniversário do Grupo Coral “Os Amigos do Cante”, que vai levar ao palco 2 uma série de atuações de grupos corais, seguidas pela atuação dos “Moda em Moda” até às 23h00, hora em que começa o espetáculo de Miguel Araújo, no palco 1.

Já no sábado, dia 2, a proposta é para a atuação dos “Calma e Vento Sul”, no palco 2, às 22h00, antes do grande espetáculo da noite com “Diogo Piçarra”, pelas 23h00, no palco 1.

Domingo, dia 3, as atuações da noite começam pelas 20h30, com a animação de rua pelos “Rufar e Bomba”. Às 21h30, já no palco 2, acontece o 2º Encontro de Grupos Corais Alentejanos Jovens e a noite continua depois com mais um nome bem conhecido no panorama da música nacional: Anselmo Ralph, no palco 1, às 23h00.
No último dia da Feira de Cuba, segunda-feira, a proposta vai para o espetáculo de Fábio Lagarto, que entre a música popular e o kizomba fará a festa no palco 2, a partir das 22h00.

A dar continuidade aos concertos, as noites de quinta, sexta e sábado integram ainda (por volta da uma da manhã), as Dj Sessions, este ano com Dj Gutu (dia 31), Dj SEVEN e Dj Lady F acompanhada por ZICK LIVE PERCUSSION (dia 01), Dj B Junior e Dj NO MAKA com a animação e coreografia em palco dos Topp Dancers (dia 02).

“Festa do Nosso Pão”, “Grande Almoço Convívio dos Cubenses” e “2ª Mostra do Património Alentejano” destacam tradição e origens

Integrada na Feira Anual de Cuba – e a assinalar já a sua 18ª edição – acontece também a Festa do Nosso Pão, organizada em parceira com a Associação Terras Dentro. Um evento que visa, acima de tudo, promover um dos produtos locais mais importantes da região: o pão alentejano e as suas origens, contando com a mostra e venda de pão e bolos tradicionais de padaria, bem como exposições alusivas ao tema e trabalho ao vivo, demonstrando as diversas fases do fabrico de pão tradicional.

Também integrado no programa da Feira – e talvez para muitos um dos momentos mais especiais do certame – acontece no sábado o Grande Almoço dos Cubenses, anteriormente denominado de Encontro de Cubenses Não-residentes. De há dois anos a esta parte com novo formato, o Almoço passou também a estar aberto à participação dos Cubenses residentes, procurando desta forma fomentar ainda mais o convívio, o estreitamento de amizades e a manutenção das fortes ligações dos participantes à nossa terra.

Em paralelo à Feira acontece ainda a 2ª Mostra do Património Alentejano – Produtos Cultura e Tradições – também organizada pelo Município de Cuba e pela Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado. Aqui, o objetivo é dar destaque aos produtos regionais, em particular o vinho de talha, o artesanato/artes e ofícios tradicionais, o Cante Alentejano e o Fabrico de Chocalhos (ambos Património Imaterial da Humanidade classificados pela UNESCO), entre muitos outros que tão bem caracterizam a identidade da região Alentejo.

Assim, nos dias de 1 a 4 de setembro, o programa desta Mostra conta com a exposição e venda de artesanato, artesanato ao vivo, mostra e venda de produtos agro-alimentares e a recriação de uma taberna típica alentejana.

CORRIDA TOIROS 2017 FEIRA

“Concurso de Ganadarias”, touradas e encerro sublinham vertente tauromáquica da Feira de Cuba

À semelhança de anos transatos, a Feira de Cuba inclui na sua programação as habituais Touradas à Vara Larga, a sempre aguardada Largada de Touros na praça central da vila e o Encerro de Touros, na primeira noite da Feira, pelas 00h30, numa rua paralela ao recinto da Feira (Avenida da EBI).

Além disso, acontece ainda a grandiosa Corrida de Toiros, no Sábado, dia 02, pelas 17h00, e que este ano assume a vertente de Concurso de Ganadarias.
Frente a toiros das ganadarias de António Silva, Fernandes de Castro, Brito Paes, Jorge de Carvalho, Cunhal Patrício e Sommer D' Andrade, estão anunciados os cavaleiros Luis Rouxinol, Brito Paes e Francisco Palha. Completam o cartel os grupos de forcados de Bencatel, Cuba e Riachos.

cuba pela igualdade

re-planta