Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início

AUTARQUIA DE CUBA APRESENTA CANDIDATURA PARA CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO DO ALENTEJO CENTRAL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
ECOPARK 1 ECOPARK 2
;ECOPARK 3 ECOPARK 4

A Câmara Municipal de Cuba apresentou no passado mês de junho uma candidatura ao Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, com vista à criação na Barragem de Albergaria dos Fusos do ECOPARK do Alentejo Central.

Em linhas gerais, o projeto contempla a construção de um centro de interpretação ambiental, um bar/restaurante de apoio, 8 bungalows, um edifício de apojo às atividades náuticas (vela de aprendizagem, canoagem e atividades de pesca em Kayak), rampa de varadouro, ancoradouro, instalações sanitárias e duches públicos, piscina flutuante e uma torre de observação de aves.

Desenvolvido numa lógica de respeito para com o meio ambiente, o parque ecológico do Alentejo Central permitirá aliar a componente turística e de valorização e interpretação do património natural (através da observação da fauna e flora autóctone em meio natural e dos recursos endógenos que dele se extraem), a uma componente pedagógica, de lazer e desportiva, através da fruição dos recursos naturais proporcionados pela Albufeira e zona envolvente, sem que estes sejam colocados em causa.

Assente numa proposta integrada, o projeto do ECOPARK tem por objetivo a promoção do turismo com vista à valorização e sustentabilidade do património natural, cultural e paisagístico da região, constituindo-se como um espaço de oferta turística distinta ao longo de todo o ano. A sua vertente de promoção e valorização do património natural e dos recursos endógenos deles extraídos, realizada primordialmente através do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) confere-lhe um efeito agregador e ao mesmo tempo complementar à oferta turística proporcionada através das inúmeras atividades lúdicas e desportivas ao ar livre praticáveis durante todo o ano.

A ser aprovada a candidatura, a construção do ECOPARK do Alentejo Central terá o valor total de 628 mil euros, cofinanciado em 400 mil euros.

 

Ligações Rápidas

 


°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30