Centro Cristóvão Colon recebe apresentação do livro "Almirante Colon - um feito no Ponente"

APRESENTAÇÃO LIVRO ALMIRANTE COLONNo próximo dia 18 de maio, pelas 15h30, o Centro Cristóvão Colon recebe uma sessão de apresentação do livro "Almirante Colon - um feito no Ponente", que será coordenada pelo escritor cubense Carlos Calado.

Destaque também para o debate aberto com o mote "A descoberta da América por um tecelão ytaliano ou um feito de um navegador lusitano?".

SOBRE O AUTOR

«Carlos Calado nasceu na vila de Cuba, Alentejo e foi no Liceu de Beja que um professor de História lhe despertou o interesse pelo tema das origens do "Descobridor da América". Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo IST. Em 2001 fundou o Núcleo de Amigos da Cuba e começou a divulgar aspetos polémicos da história do "Descobridor da América", na internet, nos media e em conferências. Pelo NAC foi dinamizador da inauguração do monumento a Cristóvão Colon em 2006 e também da inédita estreia do filme "Cristóvão Colombo – O Enigma" de Manoel de Oliveira, na sua terra. Em 2008 foi um dos Membros Fundadores da Associação Cristóvão Colon de que é Presidente da Direção. Publicou o artigo "Cascais, abrigo de Cristóvão Colon" na obra coletiva "Arquivo de Cascais – história, memória, património".
É Académico Honorário da Academia Portuguesa da História e membro do Centro de Investigação Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão.»

SOBRE O LIVRO

«Um Feito no Ponente
Eis aqui as novas partes do Oriente
Que vós outros agora ao mundo dais,
Abrindo a porta ao vasto mar patente,
Que com tão forte peito navegais.
Mas e´ também razão que, no Ponente,
Dum Lusitano um feito inda vejais,
Que, de seu Rei mostrando-se agravado,
Caminho ha´-de fazer nunca cuidado.»

Os Lusíadas, canto X, 138 - Luís de Camões

Fonte: www.bertrand.pt