Início Roteiro Cultural

Roteiro Cultural

Roteiro 1 - “ Vila de Cuba”

Inicio do percurso junto á Estação do Caminho de Ferro  –  no Jardim dos Combatentes.
Alguns pontos de interesse na vila de Cuba:

•Jardim dos Combatente, Monumento aos Combatentes
•Largo do Tribunal – Edifício do Tribunal (antigo Paço de D. Manuel I e antiga Cadeia local)
•Rua Dr. João Vaz, Casa do escritor Fialho de Almeida (ao lado do edifício da Junta de Freguesia de Cuba e Finanças Locais)
•Largo da Igreja – Igreja Matriz de S. Vicente de Cuba, séc. XVII - XVIII, vista à Igreja e ao Tesouro
•Adega do Arrufa, adega típica alentejana
•Largo da Igreja, Rua Longa e Rua de Lisboa – Casa Senhorial Morais de Almeida e Palacete da Família Borralho
•Parque Manuel António de Castro e Parque de Merendas
•Jardim 25 Abril, ao fundo do jardim situa-se a Igreja N. Sra. da Rocha, que possui um magnifico portal manuelino, séc. XVI
•Convento e Igreja N. Sra. do Carmo (é possível visitar a igreja do Carmo, a chave está na Santa Casa da Misericórdia)
•Rua da Mouraria e Rua do Carmo, é a parte mais antiga da vila.
•Largo da Bica em direção ao bebedouro Fonte dos Leões (tanques públicos)
•Centro Colon
•Artesanato : António Bicho (Mestre Caluta) , Rua Fonte do Leões
•Mário Grilo : Rua do Penedo, n1
•Centro Cultural Fialho de Almeida, Monumento a Fialho de Almeida – Os Gatos
•Visita ao jazigo de Fialho de Almeida no Cemitério de Cuba.

Nas Freguesias:

•Faro do Alentejo
•Igreja de S. Luís, Sec. XVII – As paredes laterais e o arco do triunfo encontram-se cobertas por pinturas a fresco, coloridas da época de seiscentos do período tardo-maneirista.

Roteiro 2 : Vila Alva

É considerada a mais típica aldeia do concelho, devido ao seu casario típico alentejano de arquitetura popular.
•Igreja da Misericórdia, séc. XVII –
Com destaque para o púlpito de talha dourada, e altares em talha polícroma estilo rocócó (está ligada internamente com a capela do  Senhor dos Passos)  e onde se encontra a maior parte do espólio do Museu de Arte Sacra e Arqueologia de Vila Alva.
•Capela N. Sr. dos Passos, séc. XVIII -
A ver o núcleo de pintura a  óleo  sobre tela, com temas  alusivos à Paixão de Cristo. A destacar a imagem setecentista do Senhor dos Passos.
•Igreja N. Sra da Visitação, -
Com fundação nos primórdios da idade média, é hoje essencialmente dos sécs. XVII-XVIII. Altares de talha dourada de gosto Rocócó, a destacar  o frontal do altar com aves e ramagens da N. Sª do Rosário e para os azulejos seiscentistas.

Roteiro 3 : Vila Ruiva

•Igreja N. Sra. da Encarnação, de origem possivelmente árabe, é uma construção do séc. XVI, e apresenta belíssimas pinturas a fresco, únicas no concelho e que se situam entre os séculos XVI e XVIII.
•Ermida de N. Sra. da Represa (S. Caetano), Séc. XVI e Séc. XVII, a 4 km da aldeia.
Esta pequena ermida reúne duas características únicas no concelho, onde a pintura a fresco se mistura com o azulejo, criando um cenário único de arquitetura religiosa alentejana.
•Ponte Romana - considerada monumento nacional, fez parte da via romana que ligava Beja a Évora. Tem um cumprimento total de 120m e 26 arcos e fundação visigótica e árabe.
•Represa Romana – Perto do entroncamento da estrada Cuba – Vila Alva -  Vila  Ruiva e a poucos metros da Ermida encontra-se o grosso paredão com os restos da represa romana utilizada para fins agrícolas.

•Albergaria dos Fusos
•Ermida N. Sra. do Outeiro, séc. XVI-XVIII
•Barragem de Albergaria dos Fusos – Local aprazível para a prática de desportos náuticos, pesca e lazer.

Outros locais de interesse turístico:

Museu Arte Sacra e Arqueologia - Vila Alva
Adegas Típicas – Cuba e Vila Alva
Antas – Vila Alva / Albergaria
Antiga Casa da Câmara/Junta de Freguesia (escadas com as pedras do desaparecido pelourinho)

Rota da Pintura Mural Concelhia - Proposta de 1 dia:

* Igreja de São Luís de Faro do Alentejo;
* Igreja do Recolhimento do Carmo [Cuba];
* Visita a uma Doçaria Tradicional do Concelho de Cuba.
* Almoço [Restaurante Tradicional do Concelho de Cuba].

* Igreja de Nossa Senhora da Encarnação [Vila Ruiva];
* Igreja Matriz de Vila Alva e Visita ao Museu de Arte Sacra [Vila Alva].

Rota da Pintura Mural Concelhia - Proposta de 1/2 dia:

* Igreja de S. Luís de Faro do Alentejo;
* Igreja do Recolhimento do Carmo [Cuba];
* Igreja de Nossa Senhora da Encarnação [Vila Ruiva].

Nota: As Rotas Temáticas apresentadas consideram-se como propostas específicas do Município de Cuba, sendo que as mesmas poderão ser articuladas, de acordo com o critério dos preponentes.

NOITE MÁGICA - CENTRO CULTURAL DE CUBA - Sex às 21:30

re-planta