Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Biblioteca Municipal Novidades Novidades do mês de outubro

Novidades do mês de outubro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O aroma das especiarias
Título: O aroma das especiarias
Autor: Joanne Harris
Edição: Setembro 2012
Páginas: 494
Editora: Asa
Tema: Literatura inglesa / Romance
Sinopse: Vianne Rocher recebe uma estranha carta. A mão do destino parece estar a empurrá-la de volta a Lansquenet-sur-Tannes, a aldeia de Chocolate, onde decidira nunca mais voltar. Passaram já 8 anos mas as memórias da sua mágica chocolataria La Céleste Praline são ainda intensas.
A viver tranquilamente em Paris com o seu grande amor, Roux, e as duas filhas, Vianne quebra a promessa que fizera a si própria e decide visitar a aldeia no Sul de França. À primeira vista, tudo parece igual. As ruas de calçada, as pequenas lojas e casinhas pitorescas… Mas Vianne pressente que algo se agita por detrás daquela aparente serenidade. O ar está impregnado dos aromas exóticos das especiarias e do chá de menta.
Mulheres vestidas de negro passam fugazes nas vielas. Os ventos do Ramadão trouxeram consigo uma comunidade muçulmana e, com ela, a tão temida mudança. Mas é com a chegada de uma misteriosa mulher, velada e acompanhada pela filha, que as tensões no seio da pequena comunidade aumentam. E Vianne percebe que a sua estadia não vai ser tão curta quanto pensava. A sua magia é mais necessária do que nunca!

O século – Vol. 2: O inverno do mundo
Título: O século – Vol. 2: O inverno do mundo
Autor: Ken Follett
Edição: Setembro 2012
Páginas: 828
Editora: Presença
Tema: Literatura inglesa / Romance histórico
Sinopse: Depois do extraordinário êxito de repercussão internacional alcançado pelo primeiro livro desta trilogia, A Queda dos Gigantes, retomamos a história no ponto onde a deixámos. A segunda geração das cinco famílias cujas vidas acompanhámos no primeiro volume assume pouco a pouco o protagonismo, a par de figuras históricas e no contexto das situações reais, desde a ascensão do Terceiro Reich, através da Guerra Civil de Espanha, durante a luta feroz entre os Aliados e as potências do Eixo, o Holocausto, o começo da era atómica inaugurada em Hiroxima e Nagasáqui, até ao início da Guerra Fria. Como no volume anterior, a totalidade do quadro é-nos oferecido como um vasto fresco que evolui a um ritmo de complexidade sempre crescente


1Q84 – Livro 1
Título: 1Q84 – Livro 1
Autor: Haruki Murakami
Edição: 5ª ed. – Julho 2012
Páginas: 487
Editora: Casa das Letras
Tema: Literatura japonesa / Romance
Sinopse: O ano de 1984, como eu o conhecia, já não existe. Estamos em 1Q84. A atmosfera mudou, mudou a paisagem. Tenho de me adaptar quanto antes a este mundo com um ponto de interrogação. Tal como acontece com os animais, quando os deixam em liberdade numa floresta desconhecida. Para minha salvaguarda, para continuar viva, devo aprender as regras deste lugar, o mais depressa possível, e adaptar-me a elas.
D. Maria II : tudo por um reino
Título: D. Maria II : tudo por um reino
Autor: Isabel Stilwell
Edição: 2ª ed. - Abril 2012
Páginas: 684
Editora: A Esfera dos Livros
Tema: Literatura portuguesa / Romance histórico
Sinopse: Com apenas 7 anos Maria da Glória torna-se rainha de Portugal. Um país, do outro lado do oceano, que não conhecia. A sua infância foi vivida no Brasil, dias longos e quentes entre morros verdes e as praias de areia branca, segura pelo amor de sua adorada mãe, Leopoldina da Áustria. A ensombrar esta felicidade apenas Domitília, a amante do imperador do Brasil e seu pai, D. Pedro IV de Portugal.
Em 1828 parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Para trás deixa a mãe sepultada, os seus queridos irmãos e a sua marquesa de Aguiar, amiga e protectora. Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declara rei de Portugal, e a quem estava prometida em casamento, D. Maria acaba por desembarcar em Londres onde conhece Vitória, a herdeira da coroa de Inglaterra a quem ficará para sempre ligada por uma estreita relação de amizade.
Aos 14 anos, finda a guerra civil, D. Maria pisa pela primeira vez o solo do seu país. Prometeu a si mesma que seria uma boa rainha para aquela gente que a acolhia em festa e uma mulher feliz, mais feliz que a sua querida mãe. Fracassada a união com o tio, agora exilado, casa-se com Augusto Beauharnais, que um ano depois morre de difteria. Teimosa e determinada, não desiste assim tão facilmente da sua felicidade e encontra-a junto de D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, pai dos seus onze filhos.
Esta é a história de uma rainha que fez tudo pelo seu reino. Isabel Stilwell, autora bestseller de romances históricos em Portugal, leva-nos a um dos períodos mais conturbados da nossa História, tendo como pano de fundo as guerras entre liberais e absolutistas, para nos contar a vida desta rainha, mulher, mãe dedicada e política de pulso forte e coragem inabalável que durante dezanove anos comandou o destino de Portugal.
O filho de mil homens
Título: O filho de mil homens
Autor: Valter Hugo Mãe
Edição: 4ª ed. - Outubro 2011
Páginas: 258
Editora: Alfaguara
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: Esta é a história de Crisóstomo que, chegando aos quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue e de outros inesperados encontros, nasce uma família inventada, mas tão pura e fundamentalmente como qualquer outra.
As histórias do Crisóstomo e do Camilo, da Isaura, do António e da Matilde Mostram que para ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando contudo de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor. As suas vidas ilustram igualmente que o amor, sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de a transformar.
Tocando em temas tão basilares à vida humana como o amor, a paternidade e a família, O filho de mil homens exibe como sempre, a apurada sensibilidade e o esplendor criativo de Valter Hugo Mãe.
O método ser bom aluno bora lá?
Título: O método ser bom aluno bora lá?
Autor: Jorge Rio Cardoso
Edição: 2ª ed. – Setembro 2012
Páginas: 228
Editora: Guerra & Paz
Tema: Educação/ Ensino / Métodos de estudo
Sinopse: Em 2008, o projeto «Ser Bom Aluno – ‘Bora Lá?» nasce com um objetivo: combater o insucesso escolar em Portugal, oferecendo aos jovens ferramentas para poderem construir o seu próprio método de estudo e alcançar bons resultados. Agora, o Professor Jorge Rio Cardoso põe à disposição dos alunos portugueses O Método Ser Bom Aluno – ‘Bora Lá?, testado e aprovado por estudantes, pais e professores.
Com uma linguagem simples, descomplexada e direta, este é o Método que reúne num só livro as ferramentas práticas e teóricas para alcançar o sucesso escolar e se divide em três grandes partes:
1. Para os alunos: mostrando que os principais problemas do insucesso escolar residem na falta de metodologias eficazes, o estudante aprende, entre outras coisas, a organizar o estudo, comportar-se na escola, evitar os erros frequentes e preparar as avaliações, conciliando a vida escolar com a componente familiar e social da adolescência
2. Para os professores: abordando tópicos comuns a todos os que dedicam a sua vida ao ensino, o professor encontra sugestões para tornar a escola e as aulas mais apelativas e interessantes para o destinatário final, o aluno
3. Para os pais: considerando que a educação e a formação dos alunos têm também a sua base na família, os pais vêem aqui sublinhado o seu papel, recolhendo conselhos para o acompanhamento dos alunos
Com testemunhos de alunos, professores e dirigentes que já experimentaram o Método e comprovaram os seus resultados, O Método Ser Bom Aluno – ‘Bora Lá? é o livro imprescindível para todos os que querem atingir objetivos e alcançar sucesso.
O primeiro amor
Título: O primeiro amor
Autor: Sophie McKenzie
Edição: Junho 2012
Páginas: 239
Editora: Civilização
Tema: Literatura inglesa / Literatura juvenil / Romance
Sinopse: Quando River faz um casting para a representação escolar de Romeu e Julieta, apaixona-se por Flynn, o rapaz que ficou com o papel de Romeu.
River acredita no amor romântico e está ansiosa por experimenta-lo. Mas Fyinn vem de uma família desestruturada – será ele capaz de dar a River o que ela quer?
O que me faz feliz
Título: O que me faz feliz
Autor: Joana Cabral
Edição: Julho 2012
Páginas: 32
Editora: Máquina de voar
Tema: Literatura infantil
Sinopse: O que me faz feliz é um inventário das coisas simples que nos fazem sorrir no dia-a-dia. Narrado por uma criança, usando frases curtas e ilustrações coloridas, celebram-se os dias de sol, os amigos, os bons livros, o recreio, as ondas, o nevoeiro e muitos outros momentos. Mas este livro é igualmente um convite a que, algures no nosso quotidiano, cada um de nós descubra e celebre o que o faz feliz. Um exercício que pode ter resultados surpreendentes.
A menina que não gostava de fruta
Título: A menina que não gostava de fruta
Autor: Cidália Fernandes
Edição: 2012
Páginas: 20
Editora: Livro Directo
Tema: Literatura infantil / Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura / Educação pré-escolar
Sinopse: Se a menina Joana
Não nos come nem nos quer
Não demora muito tempo
Que irá adoecer.

- É verdade, é verdade! -
Interrompeu a maçã. -
Foi isso que o pai lhe disse
Ainda esta manhã.

- Não consigo entender -
Lamentou-se o kiwi. -
Não gostar de comer fruta
Foi coisa que nunca vi!
Greve
Título: Greve
Autor: Catarina Sobral
Edição: Outubro 2011
Páginas: 48
Editora: Orfeu Negro
Tema: Literatura infantil / Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Sinopse: Um dia, os pontos decretaram greve.
Os pontos? Quais pontos? TODOS os pontos!
Primeiro, foi a escrita a entrar em alvoroço… Nas escolas, nos museus, nas fábricas, nos hospitais, ninguém se entendia. O ponto de fuga desapareceu. E o ponto verde. E o ponto de encontro. Tudo e todos chegavam atrasados. E era impossível fazer o ponto da situação. Até que…

O livro das datas
Título: O livro das datas
Autor: Luísa Ducla Soares
Edição: 4ª ed. – Junho 2011
Editora: Civilização
Tema: Literatura infantil / Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura / Educação pré-escolar / Apoio a projetos relacionados com Cidadania
Sinopse: Em todos os dias do ano, ao longo dos tempos, aconteceram imensas, imensas coisas. Algumas modificaram o mundo, outras fazem parte da história, da religião, da tradição. O dia mais importante de cada um de nós é o dia dos anos. Também há outras datas que é costume festejar, não em privado, mas em sociedade. O Natal, por exemplo, é o aniversário do Menino Jesus. Há dias que lembram figuras célebres, revoluções, causas a defender. Há datas que até são feriado.
Neste livro, Luís Ducla Soares, fala-nos de algumas datas importantes ao longo do ano.
Para cada uma escreveu uma pequena história e uma explicação muito breve do seu significado.
Três tristes tontos
Título: Três tristes tontos
Autor: Tony Ross
Edição: 3ª ed. – 2011
Editora: Livros Horizonte
Tema: Literatura infantil / Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura / 2º ano
Sinopse: Era uma vez um esbelto mas sensato rapaz, que tombou de amor por uma linda mas tonta rapariga. Depois de ter conhecido a tonta família de Joana, Jorge pergunta-se se casar com ela será afinal a coisa mais sensata a fazer… De Tony Ross, o aclamadíssimo, multipremiado e maior bestseller britânico da ilustração, aqui com texto também da sua pena, num magnífico tributo ao humor.
O cuquedo
Título: O cuquedo
Autor: Clara Cunha
Edição: Novembro 2010
Páginas: 191
Editora: Zero a Oito
Tema: Literatura infantil / Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura / Educação pré-escolar
Sinopse: Os animais de grande porte – girafas, elefantes, hipopótamos, rinocerontes – andam numa correria de lá para cá e de cá para lá. Tudo isto porque chegou à selva o Cuquedo. Mas… o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida.

A princesa do dia e o príncipe da noite
Título: A princesa do dia e o príncipe da noite
Autor: Lisbeth Renardy
Edição: Julho 2012
Editora: Livros Horizonte
Tema: Literatura infantil
Sinopse: Há muito, muito tempo, havia de um lado o reino do Dia e do outro o reino da Noite. No primeiro reino, o Sol nunca se punha. No outro, era a noite que não se punha nunca. Um dia, a filha do rei do Dia e o filho do rei da Noite apaixonaram-se…

 


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30