Escola Sénior

De acordo com o plano de desenvolvimento desportivo para a terceira idade, os serviços de desporto tem desenvolvido este projecto “Escola Sénior” fomentando uma prática de actividade física regular em todas as freguesias do concelho, promovendo desta forma hábitos de vida saudáveis.
Envelhecer é um processo natural, não uma fatalidade, nada impede a qualidade de vida na terceira idade.
A adopção de um estilo de vida saudável, que passa por uma alimentação cuidada e equilibrada, bem como a prática de exercício físico regular, são as melhores formas para viver melhor a fase mais avançada da vida.
É fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações do seu corpo e tire proveito da sua condição, prevenindo e mantendo a sua autonomia plena.

O exercício físico, desde que praticado moderadamente, e com o necessário acompanhamento médico e técnico, só apresenta vantagens. A intenção não é conseguir um corpo jovem à força, mas sim melhorar a mobilidade e a resistência do organismo, com consequências benéficas no desempenho das actividades diárias.

O exercício físico funciona assim como um factor importante de equilíbrio psíquico e social, permitindo contrariar os efeitos do tempo no organismo e ao mesmo tempo combater a solidão. Mesmo que não devolva os anos já passados, permite viver os anos futuros com mais qualidade
Não se esqueça que é fundamental consultar sempre o seu médico antes de iniciar (ou reiniciar) a prática de actividade física regular. Já agora, não será demais relembrar que uma correcta hidratação, antes, durante e depois da actividade física, é igualmente um factor a ter em consideração, especialmente quando a temperatura está mais elevada.

Objectivos:
  • Manter idosos activos, integrados e saudáveis, com reserva funcional acrescida e com mais qualidade de vida.
  • A promoção da saúde e a qualidade de vida são assim os objectivos mais importantes numa actividade física com idosos.

Público-alvo:
A partir dos 60 anos

Grupos:
  • Cuba -  4ªs feiras das 9h00 às 10h00 - Pavilhão Municipal
  • Faro do Alentejo - 2ªs  feiras das 15h00 às16h00 - Pavilhão Multiusos
  • Vila Alva - 3ªs feiras das 15h00 às 16h00 – Centro cultural

Período:
Setembro a Junho

Informações e Inscrições:
Junto dos professores do projecto ou nos serviços do desporto