Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início De Igual para Igual

DE IGUAL PARA IGUAL NUMA INTERVENÇÃO EM REDE

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ENQUADRAMENTO

O Município de Cuba tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, uma reforma nos seus procedimentos e processos de gestão, tendentes a aproximar a gestão pública de modelos de gestão mais modernos, transparentes, participados, e igualitários. Estas alterações integram também, a progressiva transversalização da Igualdade de Género e da não discriminação como uma das dimensões centrais desta profunda alteração. A atuação da CMC e o seu papel como facilitadora e parceira no estabelecimento de articulações e sinergias com as várias entidades localizadas no seu território relevam ainda mais a importância desta no domínio da temática da I.G. As preocupações das políticas nacionais e europeias vão no sentido de definir medidas que promovam condições de inserção profissional e de desenvolvimento de carreiras em igualdade de circunstâncias para homens e mulheres. A I.G. é fundamental para o progresso e a coesão sociais.
Os conceitos de Igualdade de Oportunidades foram trabalhados transversalmente em todas as atividades do projeto (desde a seleção dos destinatários até à tipologia de medidas e ações a desenvolver no âmbito da construção dos planos). Procurou-se desenvolver práticas que fossem simultaneamente portadoras de discriminação positiva e atenuantes de fatores discriminatórios (género, deficiência, etnia, religião, idade).
A articulação com a Rede Social do concelho de Cuba numa perspetiva de partilha e reflexão alargada é para o município uma mais-valia. Promover o trabalho em parceria entre as organizações locais faz assim promover a igualdade de oportunidades no concelho. O projeto vem reforçar e comprovar o carácter inovador de outras ações em desenvolvimento (Plano para a Igualdade existente) garantindo maior impacto e tornando o território de intervenção, mas sobretudo a organização beneficiária, mais responsável socialmente e mais competentes para tratarem as questões da I.G.
Por tudo isto, decidimos candidatar-nos ao POPH, na tipologia de intervenção nº 7.2 “Planos para a Igualdade”, do Eixo nº 7 “Igualdade de Género”, a qual foi aprovada.

A designação, “De igual para igual numa intervenção em rede”, deve-se simplesmente porque acreditamos que o trabalho em rede favorece não apenas o desenvolvimento das pessoas, mas também o da comunidade. Permite que as informações e soluções de problemas possam ser compartilhadas por todos favorecendo a formação de uma cultura de participação, de cooperação e de responsabilidade e consequentemente de enriquecimento mútuo.
Para garantimos que o nosso plano se concretizasse da melhor forma, recorremos a uma assessoria externa, permitindo uma maior liberdade de expressão de sentimentos, ideias, crenças e valores e preservando a fiabilidade deste tipo de intervenção. Com isto contactámos a Terras Dentro – Associação de Desenvolvimento Integrado, entidade com experiência na área da igualdade de género e de oportunidades e um profundo conhecimento do nosso território, com a responsabilidade de fazer o Diagnóstico e o Plano Estratégico em matéria de igualdade, cidadania e não discriminação, desenvolver as ações de sensibilização junto do público alvo (destinatários) e consequente monitorização.
Pretendeu-se promover estratégias de intervenção em rede, numa lógica de proximidade que procurou envolver, os vários setores da comunidade - município, escolas, organizações da sociedade civil, empresas. Por outro lado, o projeto visou também promover a qualificação de profissionais com intervenção no território bem como o combate às discriminações associadas à discriminação e às desigualdades.

Materiais das atividades

Atividade1 – Diagnóstico Territorial em matéria de Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação

  Diagnóstico Territorial 

Atividade 2 – Plano Estratégico em matéria de Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação

  Plano Estratégico

Atividade 3 – Ações de informação/formação

   Ação de Sensibilização - Escolas
 População em idade ativa
 População Idosa - Grupos Corais do Concelho de Cuba

 Atividade 4 – Monitorização/avaliação da intervenção

 Monitorização e Avaliação

Atividade5 – Ações de informação/formação

  Ações de informação e formação

Relatório final da avaliação do projeto

Relatório de Avaliação
 

°C

Agenda


26
Maio
4º FESTIVAL DO CARACOL - Sex às 18:00
02
Jun
NOITE MÁGICA - CENTRO CULTURAL DE CUBA - Sex às 21:30

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30