Início Informações PROGRAMA GARANTIA JOVEM

PROGRAMA GARANTIA JOVEM

Dá o primeiro passo! A GJ ajuda-te a encontrar oportunidades de emprego, educação e formação.
Data: 28-01-2014 a 31-01-2016
Agenda: Nacional
Local: Todo o país
Promotor: IEFP, com o apoio do IPDJ, I.P. e outras entidades da administração pública.
Foi lançada, a 28 de janeiro último, a Plataforma Garantia Jovem na qual participaram os parceiros estratégicos, designadamente os parceiros sociais e da economia social.
A Garantia Jovem aparece como resposta à elevada taxa de desemprego dos jovens.
Assim, se:

• tens menos de 30 anos de idade,
  • não estás a trabalhar,
  • não estás a estudar, em formação ou em estágio...

Então, a Garantia Jovem é para ti!
É um compromisso para que, gradualmente, e num prazo de 4 meses após saires do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, te seja feita uma oferta:

• de emprego,
  • de continuação dos estudos,
  • de formação profissional ou
  • de estágio.

Concretiza-se através do "Plano Nacional de Implementação de uma Garantia Jovem" |  Resolução de Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro.

Este Plano identifica um conjunto alargado de parceiros que melhor podem atuar junto dos jovens e responder à diversidade de situações e problemas existentes.
A Garantia Jovem não é uma garantia de emprego. Mas, tem como objetivo: dar aos jovens, o mais rapidamente possível, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho, com vista a combater a inatividade e o desemprego dos jovens.

| Objetivos |
 A Garantia Jovem tem 3 grandes objetivos:

• Aumentar as qualificações dos jovens
  • Facilitar a transição para o mercado de trabalho
  • Reduzir o desemprego jovem

| A quem se destina|
A jovens com as seguintes características

• menos de 30 anos de idade
  • que não estejam a trabalhar
  • que não estejam a estudar, em formação ou em estágio

Em Portugal, a Garantia Jovem vai apoiar os jovens até aos 29 anos (inclusive), que não estão nem a trabalhar nem inseridos no sistema educativo e formativo.

| O que oferece aos jovens |
 De acordo com as tuas preferências e necessidades, a Garantia Jovem oferece-te várias oportunidades ao nível da participação em medidas de ensino, formação e emprego.
Se não sabes o que fazer do teu futuro a Garantia Jovem também te pode ajudar. Existe uma rede de parceiros perto de ti que pode apoiar-te nas tuas escolhas.
A Garantia Jovem ajuda-te a definir qual o melhor caminho, através de processos de orientação profissional.
Dá o primeiro passo!

Não demora mais de 2 minutos

Insere os teus dados em http://www.garantiajovem.pt/comeca-ja para poderes ser contactado e concretizares o que pretendes.
Receberás uma resposta que te vai orientar para onde e com quem deves falar.
Depois, basta estares atento ao teu e-mail.

"26 imagens, 26 olhares" - Qua às 09:00