Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Biblioteca Municipal Novidades BIBLIOTECA: NOVIDADES DO MÊS DE NOVEMBRO

BIBLIOTECA: NOVIDADES DO MÊS DE NOVEMBRO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

capas novA Biblioteca Municipal de Cuba acaba de apresentar as novidades literárias para o corrente mês de novembro. José Rodrigues dos Santos, Ken Follett, José Luís Peixoto, Daniel Oliveira, Eduardo Sá, Patrick Modiano e Jim Benton são os autores em destaque. Conheça melhor as obras que lhe propomos:

 

 

 

 


 chave salomoTítulo: A chave de Salomão
Autor: José Rodrigues dos Santos
Edição: 4ª ed. - Novembro 2014
Páginas: 622
Editora: Gradiva
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: O corpo de Frank Bellamy, o diretor de Tecnologia da CIA, é descoberto no CERN, em Genebra, na altura em que os cientistas procuram o bosão de Higgs, também conhecido por partícula de Deus. Entre os dedos da vítima é encontrada uma mensagem incriminatória. A mensagem torna Tomás Noronha o principal suspeito do homicídio. Depressa o historiador português se vê na mira da CIA, que lança assassinos no seu encalço, e percebe que, se quiser sobreviver terá de deslindar o crime e provar a sua inocência.
Ou morrer a tentar.
Começa assim uma busca que o conduzirá às mais surpreendentes descobertas científicas alguma vez feitas.
Será que a alma existe mesmo?
O que acontece quando morremos?
O que é a realidade?
Com esta empolgante aventura que arrasta o leitor para o perturbador mundo da consciência e da natureza mais profunda do real, José Rodrigues dos Santos volta a afirmar-se como o grande mestre do mistério. Apesar de ser uma obra de ficção, A Chave de Salomão usa informação científica genuína para desvendar as espantosas ligações entre a mente, a matéria e o enigma da existência.


 kent folletTítulo: O século – Vol. 3: No limiar da eternidade
Autor: Ken Follett
Edição: Setembro 2014
Páginas: 1022
Editora: Presença
Tema: Literatura americana / Romance histórico
Sinopse: Enquanto as decisões tomadas nos corredores do poder ameaçam extremar os antagonismos e originar uma guerra nuclear, as cinco famílias de diferentes nacionalidades que têm estado no centro desta trilogia voltam a entrecruzar-se numa inesquecível narrativa de paixões e conflitos durante a Guerra Fria.
Quando Rebecca Hoffmann, uma professora que vive na Alemanha de Leste, descobre que anda a ser perseguida pela polícia secreta, conclui que toda a sua vida é uma mentira. O seu irmão mais novo, Walli, entretanto, anseia por conseguir transpor o Muro de Berlim e ir para Londres, uma cidade onde uma nova vaga de bandas musicais está a surgir. Nos Estados Unidos, Georges Jakes, um jovem advogado da administração Kennedy, é um ativo defensor do movimento dos Direitos Civis, tal como a jovem por que está apaixonado, Verena, que colabora com Martin Luther King. Na Rússia, a ativista Tania Dvornik, que distribui um jornal ilegal, escapa milagrosamente à prisão. Enquanto estas arriscadas ações decorrem, o irmão, Dimka Dvornik, torna-se uma figura em ascensão no seio do Partido Comunista, no Kremlim. Nesta saga empolgante que agora se conclui, Ken Follett conduz-nos através de um mundo que pensávamos conhecer, mas que agora nunca mais nos parecerá o mesmo.  


 galveiasTítulo: Galveias
Autor: José Luís Peixoto
Edição: Outubro 2014
Páginas: 278
Editora: Quetzal
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: “Galveias sente os seus. Oferece-lhes mundo, ruas para estenderem idades. Um dia, acolhe-os no seu interior. São como meninos que regressam ao ventre da mãe. Galveias protege os seus para sempre”.
O universo toca uma pequena vila com um mistério imenso. Esse é o ponto de acesso ao elenco de personagens que compõe este romance e que, capítulo a capítulo, ergue um mundo. Como uma condensação de portugalidade, Galveias é um retrato de vida, imagem despudorada de uma realidade que atravessa o país e que, em grande medida, contribui para traçar-lhe a sua identidade mais profunda.
A riqueza da escrita, a sofisticação formal, a sensível e dura humanidade destas páginas são um passo marcante na obra de um dos mais destacados autores europeus da sua geração e, sem dúvida, colocam Galveias entre os grandes romances alguma vez escritos sobre a ruralidade portuguesa.
Para todos os leitores que, ao longo dos anos, irão conhecê-lo, a trajetória deste livro já se iniciou. Como o mistério que acerta em Galveias, este romance vai a caminho desses olhares, irá tocá-los de modo irreversível.


daniel oliveiraTítulo: A fórmula da saudade
Autor: Daniel Oliveira
Edição: Outubro 2014
Páginas: 245
Editora: Oficina do Livro
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: A conhecida apresentadora de televisão Camila Vaz vê-se obrigada a fugir de Portugal para atenuar o escândalo provocado pelo lançamento do livro A Persistência da Memória. Quando finalmente decide reaparecer em público, recebe um jornalista num hotel do Rio de Janeiro no último dia do ano e rapidamente o encontro se torna num espaço de confissão e sedução, despertando sentimentos e memórias de ambos há muito perdidos no tempo.
A conversa entre os dois trará à superfície a paixão e o ciúme, a inocência e a perversão, a fé e o sexo, levando a que o entrevistador recorde a bela história de amor que lhe corre no sangue – a dos seus avós, Zulmira e Joaquim, que se conhecem na Lisboa dos anos 50, até que o jovem oficial é enviado para as colónias portuguesas na Índia, onde a tensão social fará com que a sua missão termine em tragédia.
O que sucede depois de acontecer o pior? Será possível condensar a saudade numa fórmula universal que descodifique o amor, a morte, ávida? E como é que uma conversa entre um homem e uma mulher se pode tornar uma viagem ao íntimo da alma humana?

 


 eduardo sTítulo: Hoje, não vou à escola!
Autor: Eduardo Sá
Edição: Setembro 2014
Páginas: 286
Editora: Lua de Papel
Tema: Educação parental
Sinopse: A escola é o mundo delas; das crianças. É o mundo secreto onde os nossos filhos habitam; onde as horas passam sem que saibamos realmente como. Até ao momento mágico em que nos são devolvidos e já é tarde demais: o banho e o jantar apressado, e a cama à espera porque amanhã é um novo dia.
Nesse mundo aparentemente secreto, só raras vezes se abrem minúsculas frinchas, através das quais, se estivermos atentos, os conseguimos escutar. Entre colheradas de sopa ou uma história por contar. Ouvimos então, em parcas palavras (porque há um código! E da escola não se fala), que, do “outro lado”, as aulas são demasiado longas, os intervalos imensamente curtos – um lanche engolido, uma ida à casa de banho – e nem sobra tempo para brincar.
Mas disso não sabemos. Ou sabemos pouco. Porque, quando chegam, está na hora do trabalho de casa (que, na verdade, é o trabalho de escola), está na hora de pesquisar na Internet (onde na verdade pesquisamos nós), e, no fim de tudo, resta um beijo, quase culpado, boa noite e até amanhã.
É este o mundo deles, tão longe do nosso. Mas se nos tornássemos melhores “escutadores”, talvez não fosse preciso mais nada. Porque eles dizem-nos tudo o que precisamos saber. Vamos, então, escutá-los por um momento; e que estes textos, escritos ao longo de 30 anos, nos agucem a atenção. Porque falam todos dessa escola que dá tanto aos nossos filhos, mas não necessariamente o que mais precisam.



modianoTítulo: O horizonte
Autor: Patrick Modiano
Edição: Novembro 2011
Páginas: 111
Editora: Porto Editora
Tema: Literatura francesa/ Romance
Sinopse: Um horizonte carregado de esperança que faz deste romance belíssimo uma obra peculiar dentro do universo hipnótico de Patrick Modiano.
Jean Bosmans, um homem frágil perseguido pelo fantasma da mãe, recorda a sua juventude e as pessoas que entretanto perdeu. Sobretudo a enigmática Margaret Le Coz, a jovem mulher por quem se apaixonou nos já longínquos anos 60 e que um dia misteriosamente desapareceu. Quarenta anos depois, Bosmans parte à procura desse amor que a memória teimosamente conservou.


modiano na rua das lojasTítulo: Na rua das lojas escuras
Autor: Patrick Modiano
Páginas: 185
Editora: Relógio d’Água
Tema: Romance policial
Sinopse: “Deu-se então em mim uma espécie de estalito. O panorama que se avistava daquele quarto provocava-me um sentimento de inquietação, uma apreensão que eu já conhecera. Aquelas fachadas, aquela rua deserta, aquelas silhuetas de sentinela no crepúsculo perturbavam-me à maneira insidiosa de um perfume ou de uma canção outrora familiares. E tive a certeza de que muitas vezes, àquela mesma hora, ficara ali, imóvel, à espreita, sem fazer o menor gesto, sem ousar sequer acender a luz. Quando tornei a entrar na sala, julguei que já não havia lá ninguém, mas afinal estava a dona da casa estendida no banco de veludo. Dormia. Aproximei-me silenciosamente e sentei-me na outra ponta do banco. Uma bandeja com um bule e duas chávenas, no meio do tapete de lã branca. Tossi um pouco. Ela não acordou. Então, deitei chá nas duas chávenas. Estava frio.”



reforma do euroTítulo: Reforma do Euro 2014 : uma proposta
Autor: Paulo Casaca, Nerea Artamendi
Páginas: 162
Editora: Orfeu
Tema: Política monetária
Sinopse: As causas da crise da Europa e futuro do Euro têm sido objeto de discussões tanto políticas como académicas e este livro é mais um excelente contributo.
É bem certo que sobre o passado nada se pode modificar, mas este deve servir-nos de referência para as decisões do futuro. O mais importante é saber o que nos espera no futuro e o que poderemos fazer para nos ajustarmos em qualquer dos cenários em que se mova a Europa. E que lições podemos então retirar para a Europa e, em particular, para Portugal?


meu querido Título: Meu querido cromo, não é para isto que servem os amigos
Autor: Jim Benton
Páginas: 143
Editora: Clube do Autor
Tema: Literatura infanto-juvenil
Idade recomendada: a partir dos 10 anos
Sinopse: As amizades automáticas acontecem assim: duas pessoas da mesma escola que só se conhecem de vista encontram-se na mesma praia e não há mais ninguém com quem possam conversar. Zás – são amigas automáticas. Até pode ser apenas por um dia, mas são amigos. É assim que o Universo funciona. Encontra amigos verdadeiros é muito mais complicado.


biaTítulo: Bia, a fada das bolachas
Autor: Tim Bugbird
Editora: Zero a oito
Tema: Literatura infantil
Idade recomendada: a partir dos 4 anos
Sinopse: A Bia e as suas amigas são fadas escuteiras que vendem bolachas para comprar material para os seus acampamentos. Quando um dia, depois de deitar fora a sua varinha antiga, a Bia descobre que as coisas velhas também têm valor, ela e as amigas passam a ter mais cuidado com isso e começam uma nova e emocionante aventura. Junta-te a elas e aprende o que fazer às coisas de que já não gostas!

 

Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30