Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início
Novidades


BIBLIOTECA: NOVIDADES DO MÊS DE NOVEMBRO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

capas novA Biblioteca Municipal de Cuba acaba de apresentar as novidades literárias para o corrente mês de novembro. José Rodrigues dos Santos, Ken Follett, José Luís Peixoto, Daniel Oliveira, Eduardo Sá, Patrick Modiano e Jim Benton são os autores em destaque. Conheça melhor as obras que lhe propomos:

Continuar...
 

BIBLIOTECA ENCERRA AOS SÁBADOS EM AGOSTO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

municipio bmcO Município de Cuba informa os seus munícipes que, à semelhança dos anos anteriores, durante o mês de Agosto, a Biblioteca Municipal de Cuba encerra aos sábados. A BMC passa assim, durante este mês, a funcionar da segunda a sexta-feira.

 

Novidades do mês de abril de 2014

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Os Memoráveis Título: Os memoráveis
Autor: Lídia Jorge
Edição: Março 2014
Páginas: 341
Editora: Dom Quixote
Tema: Literatura portuguesa/ Romance
Sinopse: Em 2004, Ana Maria Machado, repórter portuguesa em Washington, é convidada a fazer um documentário sobre a Revolução de 1974, considerada pelo embaixador americano à época em Lisboa como um raro momento da História. Aceite o trabalho, regressa a Portugal, contrata dois antigos colegas, e os três jovens entrevistam vários intervenientes e testemunhas do golpe de Estado, revisitando os mitos da Revolução de Abril. Um percurso que permite surpreender o efeito da passagem do tempo não só sobre esses heróis, como também sobre a sociedade portuguesa, na sua grandeza e nas suas misérias.
Transfiguradas, como se fossem figuras sobreviventes de um tempo já inalcançável, as personagens de Os Memoráveis tentam recriar o que foi a ilusão revolucionária, a desilusão de muitos dos participantes e o árduo caminho para uma Democracia.
Paralela a esta ação decorre uma outra, pessoal e íntima: a história do pai da protagonista, António Machado, que retrata em privado o destino que se abate sobre todos os outros. Todos vivem na Democracia, uma espécie de lugar de exílio. Mas um dia, todas as misérias serão esquecidas, quando se relatar o tempo dos memoráveis.

 
O Sabor do Momento Título: O sabor do momento
Autor: Nora Roberts
Edição: Fevereiro 2014
Páginas: 284
Editora: Chá das Cinco
Tema: Literatura americana / Romance
Sinopse: Laura McBane sempre recorreu às amigas para apoio, especialmente quando o sonho de frequentar uma escola de culinária quase foi arruinado pelos problemas financeiros dos seus pais. Agora Laurel retribui a generosidade das amigas criando bolos extravagantes que acrescentam um toque perfeito à empresa de casamentos que fundaram.
Laurel acredita no amor mas é demasiado discreta para os luxos desejados por outras mulheres. O que ela precisa mesmo são homens fortes e inteligentes, como Delaney, irmão da sua amiga Parker, por quem Laurie sente uma paixoneta desde criança. Mas algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. Até que, certo dia, Laurel perde a cabeça e surge um beijo quente e inesperado entre ambos. Cheia de dúvidas e sem saber o que esperar do futuro, conseguirá transformar esse momento de paixão em algo mais eterno?
O que é a Páscoa Título: O que é a Páscoa?
Autor: José Luís Borga
Edição: Março 2011
Páginas: 36
Editora: Oficina do Livro
Tema: Livros infanto-juvenis / Religião
Sinopse: Na Páscoa aprendemos que o amor é mais forte do que a morte e que nascemos para a vida eterna.
Mas qual é o verdadeiro significado da Páscoa? Porque não são só os cristãos a celebrar esta época tão especial do ano? E por que razão o Domingo de Páscoa muda todos os anos?
O Francisco está cheio de dúvidas e interrogações. Tem vontade de aprender e, sobretudo, de ser uma pessoa melhor, fazendo felizes os que estão à sua volta. Com certeza que tu também! O Que é a Páscoa? Vai ajudar-te a conhecer melhor este tempo tão especial e a vivê-lo com mais alegria.
O Jogo de Ripper Título: O jogo de Ripper
Autor: Isabel Allende
Edição: Fevereiro 2014
Páginas: 398
Editora: Porto Editora
Tema: Literatura chilena/ Romance
Sinopse: Indiana e Amanda Jackson sempre se apoiaram uma à outra. No entanto, mãe e filha não poderiam ser mais diferentes. Indiana, uma bela terapeuta holística, valoriza a bondade e a liberdade de espírito. Há muito divorciada do pai de Amanda, resiste a comprometer-se em definitivo com qualquer um dos homens que a deseja: Alan, membro de uma família da elite de São Francisco, e Ryan, um enigmático ex-navy seal marcado pelos horrores da guerra.
Enquanto a mãe vê sempre o melhor nas pessoas, Amanda sente-se fascinada pelo lado obscuro da natureza humana. Brilhante e introvertida, a jovem é uma investigadora nata, viciada em livros policiais e em Ripper, um jogo de mistério online em que ela participa com outros adolescentes espalhados pelo mundo e com o avô, com quem mantém uma relação de estreita cumplicidade.
Quando uma série de homicídios ocorre em São Francisco, os membros de Ripper encontram terreno para saírem das investigações virtuais, descobrindo, bem antes da polícia, a existência de uma ligação entre os crimes. No momento em que Indiana desaparece, o caso torna-se pessoal, e Amanda tudo fará para deslindar o mistério antes que seja demasiado tarde.
Inferno no Vaticano Título: Inferno no Vaticano
Autor: Flávio Capuleto
Edição: Janeiro 2014
Paginas: 238
Editora: Guerra e Paz
Tema: Literatura portuguesa / Romance policial
Sinopse: Há um morto nas catacumbas do Vaticano. Francesco Barocci, curador do Tesouro, é encontrado sem vida na sala das Relíquias. Foi assassinado: chuparam-lhe o sangue. Há bispos e cardeais em pânico. Um português, o inspetor Luís Borges, e uma simbologista, a escaldante Valeria Del Bosque, encarregam-se da investigação.
Um tesouro que todos conhecem e todos querem esconder, uma conspiração que ameaça o Papa, uma sociedade secreta que semeia as igrejas de cadáveres.
São estes os mistérios que o inspetor e a simbologista têm de decifrar. Uma batalha cruel, florentina, com mais ouro e sexo do que incenso e mirra.
Ideologia e razão de estado : uma história de poder Título: Ideologia e razão de estado : uma história de poder
Autor: Jaime Nogueira Pinto
Edição: Maio 2013
Paginas: 1032
Editora: Civilização
Tema: Política/ Diplomacia/ Relações Internacionais
Sinopse: Ideologia e Razão de Estado explica e enquadra os principais protagonistas, conceitos e momentos da Política, Diplomacia e Relações Internacionais analisando-os desde a Era dos Impérios da Grécia Antiga até ao Tempo das Democracias a partir da Segunda Guerra Mundial.
No inverno de 2003, para justificar a invasão do Iraque, o presidente Bush invoca a necessidade de democratizar o Médio Oriente, a bem dos povos e da segurança da América e do Mundo Livre.
No século anterior, no verão de 1917, em Berlim, com a Alemanha em guerra, discutia-se o apoio a Lenine e aos bolcheviques para que fizessem uma revolução na Rússia. Instalado ali o caos, esperava-se que o Império dos Czares se visse forçado a pedir a paz. Entre o entusiasmo dos diplomatas e o cepticismo dos oficiais da inteligência militar, a decisão foi difícil. Mas foi tomada e assumida, com os resultados que se conhecem.
Em mais de 2500 anos de História o dilema repete-se. Na sua base, está o eterno conflito entre duas forças rivais ou convergentes na raiz da decisão política: a Ideologia e a Razão de Estado.
Nesta obra, Jaime Nogueira Pinto percorre a História política do Ocidente à luz destes dois motores da guerra e da paz entre nações.
   
   
 

Novidades do mês de dezembro 2013

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O homem de Constantinopla
Título: O homem de Constantinopla
Autor: José Rodrigues dos Santos
Edição: 4ª ed. – 2013
Páginas: 500
Editora: Gradiva
Tema: Literatura portuguesa/ Romance
Sinopse: O império Otomano desmorona-se e a minoria arménia é perseguida. Apanhada na voragem dos acontecimentos, a família Sarkistian refugia-se em Constantinopla. Apesar da tragédia que o rodeia, o pequeno Kaloust deixa-se encantar pela grande capital imperial e é ao atravessar o Bósforo que pela primeira vez formula a pergunta que havia de o perseguir a vida inteira: “O que é a beleza?”
Cruzou-se com a mesma interrogação no rosto níveo da tímida Nunuphar, nos traços coloridos e vigorosos das telas de Rembrandt e na arquitetura complexa do traiçoeiro mundo dos negócios, arrastando-o para uma busca que fez dele o maior colecionador de arte do seu tempo. Mas Kaloust foi mais longe do que isso - tornou-se o homem mais rico do planeta.
Inspirado em factos reais, O Homem de Constantinopla  reproduz a extraordinária vida do misterioso arménio que mudou o mundo – e consagra definitivamente José Rodrigues dos Santos como autor maior das letras portuguesas e um dos grandes escritores contemporâneos.

Um milionário em Lisboa
Título: Um milionário em Lisboa
Autor: José Rodrigues dos Santos
Edição: Novembro 2013
Páginas: 667
Editora: Gradiva
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: Kaloust Sarkisian completa a arquitetura do negócio mundial do petróleo e torna-se o homem mais rico do século. Dividido entre Paris e Londres, cidades em cujas suites de hotéis Ritz mantém em permanência uma beldade núbil, dedica-se à arte e transforma-se no maior colecionador do seu tempo. Mas o destino interveio. O horror da matança dos Arménios na Primeira Guerra Mundial e a hecatombe da Segunda Guerra Mundial levam o milionário arménio a procurar um novo sítio para viver. Após semanas a agonizar sobre a escolha que teria de fazer, é o filho quem lhes apresenta a solução: Lisboa.
O homem mais rico do planeta decide viver no bucólico Portugal. O país agita-se, Salazar questiona-se, o mundo do petróleo espanta-se e a polícia portuguesa prende-o.
Baseado em acontecimentos verídicos, Um Milionário em Lisboa conclui a espantosa história iniciada em O Homem de Constantinopla e transporta-nos no percurso da vida do arménio que mudou o mundo – confirmando José Rodrigues dos Santos como um dos maiores narradores da literatura contemporânea.


A sentinela
Título: A sentinela
Autor: Richard Zimler
Edição: Outubro 2013
Páginas: 423
Editora: Porto Editora
Tema: Literatura americana / Romance policial
Sinopse: 6 de Julho de 2012. Henrique Monroe, inspetor-chefe da Polícia Judiciária, é chamado a um luxuoso palacete de Lisboa para investigar o homicídio de Pedro Coutinho, um abastado construtor civil. Depois de interrogar a filha da vítima, Monroe começa a acreditar que Coutinho foi assassinado ao tentar defender a perturbada adolescente do violente assédio sexual de algum amigo da família. Ao mesmo tempo, uma pen que o inspetor descobre escondida na biblioteca da casa contém alguns ficheiros com indícios de que a vítima poderá também ter sido silenciada por um dos políticos implicados na rede de corrupção que o industrial montara para conseguir os seus contratos.
Tendo como pano de fundo o Portugal contemporâneo, um país traído por uma elite política corrupta, que sofre sob o peso dos seus próprios erros históricos, Richard Zimler criou um intrigante policial psicológico, com uma figura central que se debate com os seus demónios pessoais ao mesmo tempo que tenta deslindar um caso que irá abalar para sempre os muros da sua própria identidade.
Uma vida ao teu lado
Título: Uma vida ao teu lado
Autor: Nicholas Sparks
Edição: Abril 2011
Páginas: 448
Editora: Asa
Tema: Literatura americana / Romance
Sinopse: Quando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre. Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam. Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida. Ele vive no limite. À medida que se descobrem e apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever... se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos. Não muito longe, algures numa estrada escura, um desconhecido está em apuros. Ira Levinson tem 90 anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Ao tentar manter-se consciente, Ira sente a presença de Ruth, a sua mulher que morreu há 9 anos, materializar-se a seu lado. Ela encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os uniu. Ira sabe que Ruth não pode estar no carro com ele mas agarra-se às suas delicadas memórias, revivendo as tristezas e alegrias que definiram a sua paixão. Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com pouco em comum, cujas vidas vão cruzar-se com uma intensidade inesperada nesta celebração do poder do amor e da memória. Uma viagem extraordinária aos limites mais profundos do coração humano pela mão de Nicholas Sparks.
Para onde vão os guarda-chuvas Título: Para onde vão os guarda-chuvas
Autor: Afonso Cruz
Edição: Outubro 2013
Páginas: 620
Editora: Alfaguara
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: O pano de fundo deste romance é um Oriente efabulado, baseado no que pensamos ter sido o seu passado e acreditamos ser o seu presente, com tudo o que esse Oriente tem de mágico, de diferente e de perverso. Conta a história de um homem que ambiciona ser invisível, de uma criança que gostaria de voar como um avião, de uma mulher que quer casar com um homem de olhos azuis, de um poeta profundamente mudo, de um general russo que é uma espécie de galo de luta, de uma mulher cujos cabelos fogem de uma gaiola, de um indiano apaixonado e de um rapaz que tem o universo inteiro dentro da boca.
Um magnífico romance que abre com uma história ilustrada para crianças que já não acreditam no Pai Natal e se desdobra numa sublime tapeçaria de vidas, tecida com os fios e as cores das coisas que encontramos, perdemos e esperamos reencontrar.
A desumanização Título: A desumanização
Autor: Valter Hugo Mãe
Edição: Setembro 2013
Paginas: 238
Editora: Porto Editora
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: Passado nos recônditos fiordes islandeses, este romance é a voz de uma menina diferente que nos conta o que sobra depois de perder a irmã gémea. Um livro de profunda delicadeza em que a disciplina da tristeza não impede uma certa redenção e o permanente assombro da beleza.
O livro mais plástico de Valter Hugo Mãe. Um livro de ver. Uma utopia de purificar a experiência difícil e maravilhosa de se estar vivo.
24 histórias para o Natal Título: 24 histórias para o Natal
Autor:
Edição: Outubro 2013
Paginas: 91
Editora: Dom Quixote
Tema: Literatura infantil
Sinopse: De 1 a 24 de dezembro mergulha, em cada noite, na magia de Natal ao descobrir uma nova história com os teus heróis preferidos da Disney. E no final deste livro encontras um calendário de leitura do Advento. Boas Festas!!!
Feliz Natal Título: Feliz Natal
Autor: Miguel de Oliveira, Paulo Oliveira
Edição: Novembro 2013
Editora: Bookout
Tema: Literatura infantil
Sinopse: O Pai Natal estava ansioso por levar os presentes às crianças, como fazia todos os anos na noite de Natal. Mas, desta vez, aconteceu algo terrível O Pai Natal não consegue entregar os presentes!...
Como vai o Pai Natal resolver este problema?
Será que as crianças vão ficar sem presentes? Vamos descobrir!
As canções do pai Natal Título: As canções do pai Natal
Autor: Fernando Paulo Gomes, Luís Matos, Nuno Caravela
Edição: 2ª ed. – 2013
Paginas: 32
Editora: Edições Convite à Música
Tema: Canções de Natal
Sinopse: Sabem o que eu gosto de fazer quando não estou a entregar prendas? Pois é… ensaiar com a minha banda de Duendes. E este Natal tive uma ideia fantástica. Gravar algumas das minhas músicas e partilhá-las com vocês, meninos e meninas de todo o mundo. Espero que gostem. Cantem, dancem e, acima de tudo, divirtam-se. Feliz Natal!




 

Novidades do mês de junho 2013

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
praiaPetalasRosa
Título: A praia das pétalas de rosa
Autor: Dorothy Koomson
Edição: Abril 2013
Páginas: 541
Editora: Porto Editora
Tema: Literatura inglesa / Romance
Sinopse: Todas as histórias de amor sofrem reviravoltas.
Depois de quinze anos de um grande amor e um casamento perfeito, Scott, marido de Tamia, é acusado de algo impensável.
De repente, tudo aquilo em que Tamia acreditava – amizade, família, amor e intimidade – parece não ter qualquer valor. Ela não sabe em quem confiar, nem sonha o que o futuro lhe reserva.
Então, uma estranha chega à cidade, para lançar pétalas de rosa ao mar, em memória de alguém muito querido e há muito perdido. Esta mulher transporta consigo verdades chocantes que transformarão as vidas de todos, incluindo Tamia que será obrigada a fazer a mais dolorosa das escolhas…
O que estaria disposto a fazer para salvar a sua família?

Cafune
Título: Cafuné
Autor: Mário Zambujal
Edição: Outubro 2012
Páginas: 243
Editora: Clube do Autor
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: Cafuné centra-se na figura de Rodrigo Favinhas Mendes, um bom malandro que não resiste aos encantos femininos e que se torna amigo de um ex-frade, Frei Urbino de Santiago, que acaba por ser o seu conselheiro e zelador espiritual. É que Rodrigo tem um coração gigante onde cabem muitas mulheres bonitas, dispostas a um carinho que ele é incapaz de recusar…


Tudoporamor
Título: Tudo se perdoa por amor
Autor: Patrícia Scanlan
Edição: Janeiro 2012
Páginas: 499
Editora: Quinta Essência
Tema: Literatura irlandesa / Romance
Sinopse: Connie Adams tem de fazer escolhas. A organização do casamento da filha está a ser difícil. Debbie não quer a presença do pai, Barry, da madrasta, Aimee, e da meia-irmã, Melissa. Mas Barry insiste em levá-las. Quando Connie e Barry juntam forças, as faíscas começam a saltar…
Poucos casamentos correm conforme o planeado quando há tensão entre famílias, e aquilo que acontece neste casamento terá repercussões que deixarão a sua marca em anos vindouros.
oAmorEoutracoisa
Título: O amor é outra coisa
Autor: Margarida Rebelo Pinto
Edição: Novembro 2012
Páginas: 212
Editora: Colibri
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: Todas as mulheres desejam uma relação estável. E todas sonham com o futuro. Esta é a história de um amor feliz que não sobreviveu à dúvida. Um romance tocante e sincero que reflete a incerteza do tempo em que vivemos.
AmontanhaEntreNos
Título: A montanha entre nós
Autor: Charles Martin
Edição: Novembro 2010
Páginas: 359
Editora: Porto Editora
Tema: Literatura americana / Romance
Sinopse: Ben é um médico-cirurgião e Ashley é uma atraente e simpática jornalista que está a poucos dias do seu casamento. Conhecem-se na sala de embarque de um aeroporto, enquanto esperam pelo seu voo, atrasado devido ao mau tempo. Quando a viagem é cancelada, Bem aluga um avião particular para poderem regressar a casa. Durante a viagem o impensável acontece: o avião cai numa zona isolada e gelada, no meio do nada. Bem e Ashley sobrevivem ao acidente. Sozinhos e feridos, têm de lutar contra as adversidades e as temperaturas negativas naquele lugar inóspito. A luta pela sobrevivência vai despertar neles os sentimentos mais sinceros e levá-los a questionar o rumo das suas vidas até então. Será que conseguem sobreviver? E, se conseguirem, até que ponto esta experiência mudará os seus destinos?
Ailha Título: A ilha
Autor: João Gomes de Abreu
Edição: Abril 2012
Editora: Planeta Tangerina
Tema: Literatura portuguesa infantil
Sinopse: "A Ilha" conta a história de uma grande empreitada — uma empreitada que uniu os habitantes de uma ilha em torno da construção de uma ponte. Ter um sonho assim até não seria problema nenhum, se o continente não ficasse lá longe, tão longe e a construção da ponte não fosse uma obra louca, tão louca….
Mas, quando começa a construção da ponte, ninguém se apercebe da loucura do projeto: os engenheiros fazem os cálculos que têm a fazer e a população junta esforços em torno deste sonho coletivo. Só mais à frente vamos descobrindo como alguns cálculos estão errados e como há imprevistos que ninguém calculou.
O que sobrará no fim da obra é o que vos convidamos a descobrir.
Este é um livro que fala sobre os dias que vivemos. Sobre identidades, sonhos e expetativas. Sobre empreitadas e desenvolvimento e, talvez (só talvez) sobre Portugal e a Europa, as metas que nos movem, aquilo que queremos para nós.
Para Onde Vamos Quando desaparecemos? Título: Para onde vamos quando desaparecemos?
Autor: Isabel Minhós Martins
Edição: Setembro 2011
Editora: Planeta Tangerina
Tema: Literatura portuguesa infantil
Sinopse: Cada um diz coisas diferentes sobre o sítio para onde vamos quando desaparecemos. Mas se olharmos para as coisas do mundo ficamos com muito mais ideias. Ainda mais possibilidades.
Observemos então… as meias, as poças, as rochas ou as nuvens. O que poderão elas dizer-nos sobre a grande pergunta que dá título a este livro?
comoEqueAgalinha Título: Como é que uma galinha…
Autor: Isabel Minhós Martins
Edição: Setembro 2011
Editora: Planeta Tangerina
Tema: Literatura portuguesa infantil
Sinopse: A galinha tem fama de ser uma ave tonta e feia. Também dizem que não voa e que não canta, que só esgravata e cacareja e faz cocó por todo o lado (e é verdade). Mas a verdade, verdadinha é contatinha neste livro… A galinha é um agente secreto e trz dentro de si um segredo… A natureza escolheu-a para guardar uma das coisa mais bonitas e perfeitas que há. O que será?












 


Pág. 1 de 2

Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30