Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Biblioteca Municipal
Atividades

Biblioteca expõe "Esquecidos" a partir de dia 09 de Novembro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ESQUECIDOS 1944 CUBAA Biblioteca Municipal de Cuba alberga a partir de dia 09 de Novembro a memória de uma tragédia e das suas vítimas. Passados 73 anos, ESQUECIDOS é nome de uma exposição que pretende devolver memória e homenagear as vítimas do ‘DILÚVIO’ DE 3 DE OUTUBRO DE 1944.

"No dia 3 de Outubro de 1944, uma medonha trovoada abateu-se sobre as vinhas de Vila Alva. Lá, na horta do “Perna à Roda”, onde se juntam as ribeiras de Malcabrão e de São Bartolomeu, Fernando Palma e outras quatro pessoas ultimavam o lavar dos cestos, depois de mais uma campanha de vindimas, quando uma infeliz convergência de factores transformou aquela tempestade numa imensa tragédia. Naquele fim de tarde, Fernando Palma, sua mulher Isabel Branco, o vinheiro António Pacheco e a mulher, Ana Ovelha, juntamente com Romão de Brito, perderam a vida, arrastados pela força das águas".

A exposição, apresentada por Fernando Estevens e João Taborda, conta com uma pintura de 180x120cm em acrílico sobre contraplacado de madeira e 6 painéis temáticos, divididos por: A Vila Alva na década de 1940; Destaques na imprensa da época; Testemunhos da terra; O Clima do Alentejo e a tempestade de 3 de Outubro de 1944; A tempestade nas ‘vinhas’ de Vila Alva, Uma tragédia na confluência de vários factores e Recordados.

O texto da folha de sala é assinado pela professora Francisca Bicho - comissária da exposição - e tem como título: Recordando os Esquecidos de 1944.

 

“Natureza em Contraste”, por Vilas | Exposição de Desenho | Biblioteca Municipal de Cuba | 22 SET a 20 de OUT 2017

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EXPO BMC SET2017 DESENHO VILAS VERTICALA Biblioteca Municipal de Cuba inaugura esta sexta-feira, dia 22 de setembro, uma exposição de desenhos pelo artista Vila, intitulada “Natureza em Contraste”. A inauguração da mostra acontece pelas 18h00 e conta com um momento musical por Paulo Ribeiro, e com a exibição do filme “Vilas, por ele próprio, da autoria de Carlos Morais da Silva.

A mostra vai estar patente até 20 de outubro, na Sala de Exposições Temporárias da Biblioteca Municipal de Cuba.

 

Biblioteca de Cuba expõe "Alentejo" - Fotografia por José Maria Chaveiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EXPOSIÇÃO ZE MARIA CARTAZ BMCO Alentejo visto através da objetiva de José Maria Chaveiro é a proposta da Biblioteca Municipal de Cuba para o mês de Junho, numa Exposição composta por uma série de fotografias que o autor partilha neste espaço até dia 30 de Junho. Até lá, não deixe de visitar a Sala de Exposições Temporárias da BMC e conheça o excelente trabalho deste nosso cubense.

 

Alunos da EPC expõem na Biblioteca - “Olhar a Preto e Branco” até dia 07

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

OLHAR A PRETO E BRANCONas últimas semanas a Biblioteca Municipal de Cuba tem vindo a expor o trabalho de alunos da Escola Profissional de Cuba, no âmbito da PAP do Curso Profissional Técnico de Multimédia.

Depois de “Luz e Sombra”, do aluno João Xarope, a Sala de Exposições Temporárias tem agora patente, até dia 07 de abril, a mostra de fotografia “Olhar a Preto e Branco”, de António Agostinho. Segundo o próprio “neste trabalho surgem fotos de objectos, animais, natureza, e outras abordagens visuais mais subjectivas, passíveis de interpretações várias, pessoais e únicas”.

“Assim sendo, o trabalho baseia-se na minha visão e compreensão do meu quotidiano da terra onde vivo e dos locais onde passo todos os dias”, completa.

 


Pág. 1 de 24

°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30