Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Biblioteca Municipal
Atividades

Alunos da EPC expõem na Biblioteca - “Olhar a Preto e Branco” até dia 07

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

OLHAR A PRETO E BRANCONas últimas semanas a Biblioteca Municipal de Cuba tem vindo a expor o trabalho de alunos da Escola Profissional de Cuba, no âmbito da PAP do Curso Profissional Técnico de Multimédia.

Depois de “Luz e Sombra”, do aluno João Xarope, a Sala de Exposições Temporárias tem agora patente, até dia 07 de abril, a mostra de fotografia “Olhar a Preto e Branco”, de António Agostinho. Segundo o próprio “neste trabalho surgem fotos de objectos, animais, natureza, e outras abordagens visuais mais subjectivas, passíveis de interpretações várias, pessoais e únicas”.

“Assim sendo, o trabalho baseia-se na minha visão e compreensão do meu quotidiano da terra onde vivo e dos locais onde passo todos os dias”, completa.

 

Biblioteca inaugura Exposição "Trabalhos Artesanais", por Domingos do Poço - Sábado, 08 de Abril, 16h30

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EXPO BMC TRABALHOS ARTESANAIS NETA Biblioteca Municipal de Cuba inaugura este sábado, dia 08, a exposição “Trabalhos Artesanais”, da autoria de Domingos do Poço, que consiste numa mostra de miniaturas em madeira elaboradas por este cubense. No âmbito da inauguração, que tem hora marcada para 16h30, acontece ainda um momento poético-musical, com Fado, por Domingos Rocha e Susana Caixeiro, Poesia, por César Salvado, e as atuações dos grupos Corais, os Alentejanos, da Damaia, o Grupo da Adega Cooperativa da Vidigueira e os Raízes do Cante, de Cuba.

 

“Luz e Sombra” em exposição na Biblioteca

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EXPO BMC MAR ABRIL LUZ E SOMBRAEntre os dias 21 e 31 de Março a Biblioteca Municipal de Cuba tem patente a exposição de fotografia “Luz e Sombra”, da autoria de João Xarope, aluno do curso técnico de Multimédia na Escola Profissional de Cuba. Segundo explica o autor, esta é “uma pequena amostra da sua visão monocromática da realidade que o cerca, do seu mundo, capturado através da lente de uma máquina fotográfica que serviu de veículo para se expressar, colocando-o, como é, em cada fotografia”.


João Xarope nem sempre foi um apaixonado pela fotografia, a sua paixão pela fotografia surgiu enquanto aluno do curso técnico de Multimédia na Escola Profissional de Cuba; esta paixão foi crescendo de forma espontânea de dia para dia tornando-se num “bichinho” que se alimentava da curiosidade e desejo de “capturar” momentos através da sua visão única e pessoal.


Este projeto fotográfico nasceu da sua enorme vontade em fazer diferente, da vontade em ir mais além, de “capturar” o momento através da lente fotográfica e espelhar esse mesmo momento em particular nas cores dicotómicas e antitéticas que são o preto e o branco.


Agora, já possuidor de um variado leque de fotografias veio a decisão de as partilhar numa exposição para que outros as possam visualizar, apreciar e disfrutar.

 

Biblioteca Municipal De Cuba Recebe “A Fonte Das Palavras” De Tiago Marcos 04 De Fevereiro – Apresentação Do Livro – 17h30

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ A FONTE DAS PALAVRASO Auditório da Biblioteca Municipal de Cuba acolhe no dia 04 de fevereiro, sábado, pelas 17h30, a apresentação do livro “A fonte das palavras”, de Tiago Marcos. Naquela que será a primeira apresentação pública da obra, o jovem poeta cubense traz-nos um conjunto de 46 textos, que o próprio classifica como “o miolo do que nestes anos tem escrito”.

Conforme escreve Jorge Manuel Jerónimo da Silva no prefácio do livro,"(...) A Fonte das Palavras é pois um espaço de partilha desses ecos, que o Tiago quis que sentíssemos, que pensássemos, de uma forma conciliadora entre a estética quase barroca do jogo de parónimos, com a ética geral que compõe os seus textos. (...)"

A primeira edição conta com uma primeira tiragem especial de 100 unidades numeradas pelo autor, já disponível ao público desde o dia 6 de Janeiro. (saiba mais aqui)

A sessão na Biblioteca Municipal de Cuba contará com a presença do autor do livro, do prefaciador Prof. Jorge Jerónimo da Silva e da Sra. Vereadora Sandra Braz. A receção aos convidados é feita a partir das 17h00.

Sobre o autor:
Tiago da Piedade Marcos nasceu em Cuba a nove de Março de 1987.
Em 2003 descobriu que as palavras podem tomar sentidos maiores do que ele, começando nesse ano, a sujar papel na esperança muitas vezes vã do eco. Surgem assim em 2003 os primeiros textos poéticos. Em 2008, mergulhado na cultura clássica e no paganismo panteísta, pelo desejo de descobrir valores mais fundamentais ao homem, funda juntamente com Luís Caracinha o Projeto Esfinge para o qual tem vindo a escrever letras desde então.

A partir de 2009 tem vindo a participar com a pena em vários projetos e eventos destacando-se a participação no 1º festival internacional da guitarra portuguesa com uma série de textos poéticos sobre a guitarra e a portugalidade. A participação num espetáculo “cordas à conversa” de João Cuña, juntamente com Pedro Monteiro.
A participação na gala inaugural da ODE associação cultural e recreativa na companhia de Rogério Cão. Destaca-se ainda a participação no programa da RUA FM “Ecléctico Azul” com Luís Ene e Diogo Costa Leal, assim como a presença em várias tertúlias. Em 2016 aparece-nos com “A fonte das palavras” trabalho onde reúne o miolo do que nestes anos tem escrito.

 


Pág. 1 de 24

°C

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30