Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Biblioteca Municipal
Atividades

Biblioteca inaugura exposição “Mina – os Três Relevos” esta sexta-feira, dia 02

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EXPOSIÇÃO MINA TRES RELEVOS NETEntre os dias 02 de fevereiro e 02 de março de 2018 a Biblioteca Municipal de Cuba vai ter patente a exposição “Mina – Os três relevos”, da autoria de Eurico Reis.

Tal como escreve o autor, a mostra (que reúne um conjunto de trabalhos em acrílico sobre tela e técnica mista de gesso e tinta - baixo relevo) “pretende, na sua modéstia, dar a conhecer aos visitantes e observadores parte das realidades vividas pelos operários mineiros. A actividade destes, parte do povo que produz riqueza, decorre em três períodos de oito horas, os chamados Três Relevos”.

Um exposição a não perder, até 02 de março, na Sala de Exposições Temporárias da Biblioteca Municipal de Cuba.

 

Biblioteca de Cuba apresenta “Falares e Ditarenhos do Alentejo” no sábado, dia 27

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

FALARES DITARENHOS DO ALENTEJONo próximo dia 27 de janeiro, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal de Cuba promove a apresentação do livro “Falares e Ditarenhos do Alentejo”, um projeto editorial que procura, de uma forma informal e bem-disposta, preservar e promover a tradição dos falares do Alentejo.

Da autoria de Luís Miguel Ricardo, Falares e Ditarenhos do Alentejo é o resultado de sete anos de pesquisa, recolha, seleção e catalogação de termos, expressões e histórias do património linguístico alentejano, e no qual participaram centenas de colaboradores espalhados por toda a região. A obra, de 240 páginas, contém um dicionário de falares (4050 entradas e 6000 significados); ditarenhos (361 ditos / ditados); artigos explicativos de ícones do Alentejo (19 artigos); e uma narrativa demonstrativa da utilização prática do vocabulário alentejano.

Sobre o autor:
Luís Miguel Ricardo é natural de Ferreira do Alentejo. Licenciado em Filosofia da Cultura, pós-graduado em Ciências Criminais e Mestre em Ciências da Educação.
Atualmente desempenha funções laborais de formador e mediador no Instituto do Emprego e da Formação Profissional; é presidente da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo; é membro da Direção do Centro de Paralisia Cerebral de Beja; e assina crónicas na comunicação social.
Na literatura, tem publicadas as obras: Contos ASSESTA – contos – 2015; Stories do Alentejo – contos – 2013; Contos do Caneco – contos – 2013; Heróis à Moda da Bola – romance – 2012; Verão 86 – romance – 2011; Coletânea de Contos Fialho de Almeida – conto – 2011; Heróis à Moda do Alentejo – contos – 2010; Operação Dominó - romance – 2009; Ritos do Desespero - romance – 2006.
Desde o ano de 2010 que se dedica ao trabalho de recolha e preservação dos falares regionais do Alentejo. Ao longo destes anos, foi publicando, a miúdo, alguns dos resultados dessas pesquisas, inserindo expressões e vocabulário alentejano nas suas obras de ficção, ao ponto do músico e apresentador Carlos Alberto Moniz, durante um programa de TV, o apelidar de «o escritor que escreve com sotaque».

 

Biblioteca expõe história da “Escrita no Baixo Alentejo” a partir de dia 06

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ EXP ESCRITA WEBA “Escrita no Baixo Alentejo – das origens aos nossos dias” é a exposição que a Biblioteca Municipal de Cuba inaugura este sábado, dia 06, pelas 17h00.

Através de um conjunto de achados arqueológicos e documentos históricos, a mostra tem o objetivo de apresentar aos visitantes a História da Escrita no Baixo Alentejo, pretendendo levar às pessoas um espólio único, que constitui parte da história desta região e da história de Portugal.

Complementam o exposição um filme e um catálogo que permitem uma nova abordagem pedagógica deste tema junto da comunidade escolar e público em geral.

A exposição é itinerante e é levada a cabo pela CIMBAL e pela Rede de Museus do Baixo Alentejo. Vai estar patente na Sala de Exposições Temporárias da BMC até dia 28 de Janeiro de 2018.

EXPOSIÇÃO "ESCRITA NO BAIXO ALENTEJO - DAS ORIGENS AOS NOSSOS DIAS"
INAUGURAÇÃO: 06 DE JANEIRO, 17H00, BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CUBA

 

Biblioteca com exposição de presépios em cerâmica a partir de dia 07

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EXPOSIÇÃO PRESÉPIOS CERAMICA BMCA sala de exposições temporárias da Biblioteca Municipal de Cuba estreia no próximo dia 07 de dezembro, pelas 18:00, uma exposição de presépios em cerâmica, da autoria de Manuel Carvalho.

Segundo explica o autor, «esta exposição é o culminar de vários meses de trabalho e reflexão, com o objetivo de dar a conhecer uma série de presépios em cerâmica, originais, feitos com amor e dedicação.

Tento em cada peça inovar e dar-lhe uma vida para além da aparência da própria matéria. Neles se reflecte a minha maneira de ser, valorizando as coisas mais simples, ao ponto de as elevar a obras de arte. Esta cumplicidade entre mim e as peças gera por vezes conflitos interiores em que o resultado final se torna motivador».

Uma exposição a não perder, na sua Biblioteca, entre 07 de dezembro de 2017 e 06 de janeiro de 2018.

 


Pág. 1 de 26

°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30