Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início
Atividades


EXPOSIÇÃO "NOME DE MULHER"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Exposição nome de mulher“Esta EXPOSIÇÃO resultou de uma proposta da Professora de História de Portugal – Universidade Sénior de Beja (Francisca Bicho) a que os Alunos (2011/2012) aderiram, sendo da responsabilidade de cada um, ou do grupo, a síntese dos elementos seleccionados para cada Mulher.
São Notas Biográficas de algumas Mulheres portuguesas e através delas se dá rosto a todas as outras que ficam ignoradas.
Foi cedida parte do trabalho inicial (em adequação ao espaço da Biblioteca de Cuba) e introduzido o Poema A Ceifeira, de Fernando Pessoa, para simbolizar também todas as Mulheres «anónimas», em particular as que ceifavam nos campos do Alentejo.”

A exposição estará patente na sala de exposições temporárias da Biblioteca Municipal de Cuba de 3 a 31 de março.

Entradas: Grátis

Horário:
Segunda-Feira e Sábado: 14h00-19h00
Terça-Feira a Sexta-Feira: 10h00-12h00/14h00-19h00
Encerra ao Domingo e Feriados
 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO - STORIES DO ALENTEJO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
No próximo dia 22 de fevereiro, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal de Cuba irá ser apresentado o livro “Stories do Alentejo”, cuja edição conta com o apoio do município.

“Stories do Alentejo é um projeto editorial (livro), inserido na valência de «Literatura de Viagens», que tem por principal objetivo a promoção do Alentejo (nas vertentes: paisagem natural, arquitetura, tradições, gastronomia, canto e falares) através da magia do conto contado por contadores alentejanos de reconhecido mérito.
São 12 autores e a cada um foi atribuída uma ou mais sub-regiões do Alentejo (de acordo com fatores de ordem motivacional, afetivo e de conhecimento territorial), sendo sua missão criar uma trama dentro desse espaço geográfico. Uma trama, que para além de possuir todos os ingredientes essenciais à narrativa ficcional, constitua também uma proposta cultural e turística para os leitores.
Os locais mais emblemáticos onde se desenvolvem as ações ficcionais estão identificados por coordenadas de GPS.”

Entrada livre

Biblioteca Municipal de Cuba| 21:00h| 22 de fevereiro
 

HORA DO CONTO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Com o intuito de fomentar o gosto pela leitura em todo o concelho e não apenas na sua sede, a Biblioteca Municipal de Cuba realiza a "Hora do Conto". Será contado um conto às crianças de forma a levá-las a entrar no mundo do "faz de conta". A leitura do conto proposto será acompanhada de atividades relacionadas com o mesmo, de forma a exercitar o imaginário dos ouvintes. Desta vez a nossa proposta recai sobre um livro de Sam McBratney, com ilustração de Anita Leram, editado em 1993 e vencedor dos mais prestigiados prémios da literatura infantil. É a história da relação entre um pai lebre e o seu filho.

Plano Nacional de Leitura:
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.
Biblioteca Municipal de Cuba| 17:00h| 15 de fevereiro

Venha requisitar o seu livro ou DVD.
 

BRINCAR COM A RECICLAGEM

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Evento Brincar com a reciclagemNos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, das 10:00h às 16:30h, irá decorrer na Biblioteca Municipal de Cuba o evento “BRINCAR COM A RECICLAGEM”. A iniciativa, organizada pelos formandos do Curso de Técnicas de Organização de eventos de Cuba em colaboração com o Município de Cuba e com a E.B.I de Cuba, tem como objetivo a sensibilização das crianças para a conservação e respeito pelo meio ambiente. Com este intuito serão realizados workshops de construção de brinquedos reciclados, que ajudarão as crianças a desenvolver a criatividade e simultaneamente a compreender a importância da preservação do Ambiente.
Biblioteca Municipal de Cuba| 10:00h| 12, 13, 14 de fevereiro
 

NA LUZ OU ESSA SOMBRA: O TEMPO EM RUÍNAS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Exposição Foto e PoesiaA modernidade reduziu a história mas poupou a geografia.
Michel Onfray

“Na Luz ou Essa Sombra: o Tempo em Ruínas” é uma instalação de fotografia (Nuno Guerreiro Dias) e poesia (Sandra Guerreiro Dias) sobre o “fim dos tempos” e a mudança de ciclos históricos na relação com os elementos paisagísticos, as ruínas. Numa abordagem documental e artística, reflecte-se sobre a passagem do tempo através de um olhar do presente sobre o passado e a memória, explorando-se a simbologia dos escombros, imaginários e lembranças que permanecem entre a luz e a sombra, sempre presentes, sempre ausentes.
Neste primeiro ciclo de um conjunto de três séries em projecto, o olhar é captado ao sul de Portugal continental, mais especificamente no Alentejo onde a duração do sol é em média de 3100 horas anuais. Também se procura assim ‘olhar’ a relação do sol – a luz, diurna e nocturna, com a paisagem e a sua localização, e nomeadamente com a percepção simbólica em diferentes latitudes e sombras dos ambientes paisagísticos e humanos em ruínas.

Exposição patente na Biblioteca Municipal de Cuba de 3 a 28 de fevereiro

Entradas: Grátis

Horário:
Segunda-Feira e Sábado: 14h00-19h00
Terça-Feira a Sexta-Feira: 10h00-12h00/14h00-19h00
Encerra ao Domingo e Feriados
 


Pág. 11 de 23

Ligações Rápidas









Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30