Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias - Turismo
Turismo

CUBA INAUGURA “CASA FIALHO D'ALMEIDA” NO DIA 10 DE JUNHO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CASA FIALHO DE ALMEIDA NETO Museu Literário “Casa Fialho d'Almeida” abre as portas ao público, pela primeira vez, na próxima segunda-feira, 10 de junho.

 

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

DIA MONUMENTOS E SITIOSNo próximo dia 17 de abril, a Câmara Municipal vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema "Património e Paisagem Rural", com uma série de iniciativas.

Uma das atividades consiste na realização de um desafio fotográfico, que culminará numa exposição, onde se pretende colocar em confronto o "ontem" e o "hoje" de quatro sítios icónicos do Concelho de Cuba e a respetiva área envolvente. Se está interessado em participar consulte o regulamento abaixo.

Destaque-se também a atividade "Geocaching Monumental", que terá início pelas 14h00 junto à Escola Básica Fialho de Almeida, que assenta na descoberta de monumentos através de enigmas e coordenadas GPS.

pdf icon Regulamento do desafio fotográfico
 

MUNICÍPIO DE CUBA VOLTA A MARCAR PRESENÇA NA BTL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

BTL 2019 NET\\De 13 a 17 de Março, na FIL, em Lisboa

O Município de Cuba vai marcar presença, pelo sexto ano consecutivo com um espaço dedicado ao Concelho, na Bolsa de Turismo de Lisboa, que acontece já esta semana, entre os dias 13 e 17 de março. Naquela que é considerada a maior montra de promoção turística em Portugal, com projeção nacional e internacional, o Município de Cuba apostará na promoção das Tabernas, do Cante Alentejano e do Vinho de Talha, enquanto oferta turística integrada e distintiva do concelho de Cuba.

Nesta edição da BTL, o Município de Cuba fará uma apresentação pública de alguns dos seus produtos turísticos mais icónicos sob o título “Cuba, Capital da Taberna Alentejana”. A iniciativa será marcada por dois momentos: uma breve apresentação do Professor Virgílio Loureiro sobre a experiência turística nas tabernas em Cuba e o vinho de talha, seguida de uma prova enogastronómica com o vinho da Quinta da Pigarça, o maior produtor de vinho de talha de Portugal, onde se recriará o ambiente das tabernas com Cante Alentejano “espontâneo” a cargo de alguns elementos do Grupo Coral Bafos de Baco.

Para os visitantes mais novos, destaca-se ainda o Passatempo que vai estar patente no stand do Município. O desafio, intitulado “Qual é a Cuba, qual é ela?”, consiste em fazer corresponder uma série de imagens a Cuba (Município, Portugal), ou a Cuba (País, América Central), sendo depois atribuída uma lembrança aos pequenos concorrentes.

 

SÃO MARTINHO NO CONCELHO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
S.MARTINHO CONCELHO S.MARTINHO VILA ALVA PROGRAMA
SÃO MARTINHO PIGARÇA

O dia de São Martinho, em Cuba, vai ser assinalado por todo o Concelho, através de diversas iniciativas preparadas pelas Juntas de Freguesia, coletividades e particulares.

No sábado, dia 10, em Cuba, a Junta de Freguesia oferece um Magusto á população, a partir das 15h00 no Largo Cristóvão Colon, numa iniciativa serve de arranque à 10ª Rota das Tabernas, organizada pela Associação Luzerna, com início naquele largo às 17:00.

No Domingo, dia 11, os magustos passam a ter lugar nas freguesias rurais do concelho.

Em Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos, a Junta tem preparado um Magusto, a ter lugar, pelas 16:00, nas duas localidades da freguesia: Em Vila Ruiva, no Centro Cultural, e em Albergaria, no Espaço Multiusos.

Já em Faro do Alentejo, o Magusto acontece pelas 17:00, no jardim junto ao Centro de Dia, também promovido pela junta de freguesia.

Vila Alva, por sua vez, assinala o São Martinho com uma série de propostas ao longo dos dias 10 e 11. Sábado a renovada Adega do Mestre Daniel abre as portas às 10 da manhã com a inauguração da exposição “Vila Alva Terras de Vinho”. Já ao final do dia, às 19:30, junto ao Centro Cultural, a junta de freguesia oferece à população a atuação musical “Luis Simenta Canta o Alentejo” e às 21:00 um Baile com a “Banda Karisma”. No Domingo, pelas 10:00, a aldeia branca recebe um passeio de carros antigos e arranca o São Martinho Tradicional em Vila Alva, com diversas adegas de Vila Alva a abrir as portas a todos os visitantes interessados. Pelas 16:00, chegam os Grupos Corais e às 17:00 arranca a Rota das Tabernas promovida pela Junta de Freguesia.

Destaque ainda para a Quinta da Pigarça que no dia 11, a partir das 10:30, acompanha a abertura das suas talhas, com uma "tertúlia sobre vinho de talha”. A par do fruto da sua produção, a Quinta da Pigarça oferece ainda uma prova de vinho de talha da Arménia.

 

Rota do Cante e do Vinho de Talha 2018 | 8,9,10 junho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ ROTA CANTE 2018Na continuidade do sucesso das Rotas do Cante e das Tabernas (2015), da Rota do Cante e da Gastronomia (2016) e da Rota do Cante e das Tradições (2017), acontece este fim-de-semana a Rota do Cante e do Vinho de Talha. Um Passeio de Fim-de-semana, organizado pela Tertúlia do Ferodo Queimado em estreita colaboração com o Município e as Juntas de Freguesia do Concelho de Cuba, a realizar nos dias 8, 9 e 10 de Junho, destinado a Veículos Clássicos e Desportivos.

De acordo com a organização pretende-se “privilegiar a componente social e a valorização cultural em detrimento da parte desportiva” e “dar aos participantes a oportunidade de CONHECER, APRENDER e SABOREAR o que o nosso concelho tem para oferecer”.

O Passeio, tal como o nome sugere, tem no Cante Alentejano, os seus mais altos momentos. Mas onde não serão desvalorizadas as componentes do convívio, do turismo, e da gastronomia próprios da Região.

Privilegiando a presença de veículos mais antigos (com data da primeira matricula até 31 de Dezembro de 1999) a organização avança ainda que “neste momento já foram ultrapassadas as 40 Inscrições (a maioria das viaturas das décadas de 60,70 e 80), com participantes de várias regiões do País (Porto, Viseu, Leiria, Vale do Tejo e Zona Oeste, Lisboa, Setúbal, Algarve) e do estrangeiro (Espanha e Inglaterra).

O Programa das Festas terá o seu início, ao final da tarde de Sexta-feira (dia 8/6) com a receção aos participantes para um “Cuba de Honra” com Vinho de Talha (atualmente em processo de candidatura na UNESCO ao seu reconhecimento em enquanto património da Humanidade) na Biblioteca Municipal e um Jantar, “o mais fiel possível às melhores tradições da Gastronomia Alentejana seguido de uma Noite Cubense”.

Seguem-se depois dois dias de passeio e convívio por todas as freguesias do concelho de Cuba, com destaque para o “Património Paisagístico das Vinhas”, uma disputa para “verificar quem tem os melhores travões”, visitas as ermidas, um “Sunset”, um desfile automóvel noturno, “visitas a Adegas Modernas e Tabernas Típicas, onde será possível comprovar a qualidade dos preciosos e seculares «Néctares etílicos» produzidos nesta região”, bem como uma passagem pela “sede do 3º Grupo Coral mais antigo do País ainda em atividade – Os Ceifeiros de Cuba, local onde será servido o Almoço de Encerramento”, adianta a organização.

Conheça o programa em detalhe, no documento abaixo.

pdf icon Programa Rota do Cante e do Vinho de Talha
 

Cuba com “Rota do Cante” este fim-de-semana

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ROTA DO CANTEDepois da Rota do Cante (e das Tabernas) de 2015 e das Rota do Cante (e da Gastronomia) de 2016, o Concelho de Cuba volta este fim-de-semana a servir de cenário à terceira edição da iniciativa: a Rota do Cante (e das Tradições).

Assente num Rali Turístico destinado a Veículos Clássicos e Desportivos, tendo no Cante e na visita às tabernas típicas os seus momentos mais altos, a Rota propõe ainda visitas a vários pontos de interesse turístico, histórico e cultural do concelho.

O evento tem igualmente uma vertente solidária, uma vez que por cada inscrição, 5 euros revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cuba.

Cuba com “Rota do Cante” este fim-de-semana

Na continuidade do sucesso da Rota do Cante (e das Tabernas) de 2015 e das Rota do Cante (e da Gastronomia) de 2016, onde estiveram envolvidas mais de uma centena de pessoas, realiza-se este ano a 3ª edição da ROTA DO CANTE (e das Tradições).

Será um Passeio de Fim-de-semana a realizar nos dias 23, 24 e 25 de Junho na Vila “da” Cuba, destinado a Veículos Clássicos e Desportivos onde se privilegiará a componente social e a valorização cultural em detrimento da parte desportiva e onde terá a oportunidade de conhecer, aprender e saborear o que esta Região tem para oferecer.

Durante o evento, estão previstas visitas a Adegas e Tabernas Típicas, onde será possível comprovar a qualidade dos preciosos “Néctares etílicos” produzidos nesta região, assim como se prevê a visita à Sede do 3º Grupo Coral mais antigo do País ainda em atividade – Os Ceifeiros de Cuba.

O evento tem igualmente uma vertente solidária, uma vez que por cada inscrição, 5 euros revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cuba.

 


Pág. 1 de 6

Agenda


14
Dez
Jorge Serafim - Stand Up Comedy - Sáb às 21:30

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30