Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias - Turismo
Turismo

Rota do Cante e do Vinho de Talha 2018 | 8,9,10 junho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ ROTA CANTE 2018Na continuidade do sucesso das Rotas do Cante e das Tabernas (2015), da Rota do Cante e da Gastronomia (2016) e da Rota do Cante e das Tradições (2017), acontece este fim-de-semana a Rota do Cante e do Vinho de Talha. Um Passeio de Fim-de-semana, organizado pela Tertúlia do Ferodo Queimado em estreita colaboração com o Município e as Juntas de Freguesia do Concelho de Cuba, a realizar nos dias 8, 9 e 10 de Junho, destinado a Veículos Clássicos e Desportivos.

De acordo com a organização pretende-se “privilegiar a componente social e a valorização cultural em detrimento da parte desportiva” e “dar aos participantes a oportunidade de CONHECER, APRENDER e SABOREAR o que o nosso concelho tem para oferecer”.

O Passeio, tal como o nome sugere, tem no Cante Alentejano, os seus mais altos momentos. Mas onde não serão desvalorizadas as componentes do convívio, do turismo, e da gastronomia próprios da Região.

Privilegiando a presença de veículos mais antigos (com data da primeira matricula até 31 de Dezembro de 1999) a organização avança ainda que “neste momento já foram ultrapassadas as 40 Inscrições (a maioria das viaturas das décadas de 60,70 e 80), com participantes de várias regiões do País (Porto, Viseu, Leiria, Vale do Tejo e Zona Oeste, Lisboa, Setúbal, Algarve) e do estrangeiro (Espanha e Inglaterra).

O Programa das Festas terá o seu início, ao final da tarde de Sexta-feira (dia 8/6) com a receção aos participantes para um “Cuba de Honra” com Vinho de Talha (atualmente em processo de candidatura na UNESCO ao seu reconhecimento em enquanto património da Humanidade) na Biblioteca Municipal e um Jantar, “o mais fiel possível às melhores tradições da Gastronomia Alentejana seguido de uma Noite Cubense”.

Seguem-se depois dois dias de passeio e convívio por todas as freguesias do concelho de Cuba, com destaque para o “Património Paisagístico das Vinhas”, uma disputa para “verificar quem tem os melhores travões”, visitas as ermidas, um “Sunset”, um desfile automóvel noturno, “visitas a Adegas Modernas e Tabernas Típicas, onde será possível comprovar a qualidade dos preciosos e seculares «Néctares etílicos» produzidos nesta região”, bem como uma passagem pela “sede do 3º Grupo Coral mais antigo do País ainda em atividade – Os Ceifeiros de Cuba, local onde será servido o Almoço de Encerramento”, adianta a organização.

Conheça o programa em detalhe, no documento abaixo.

pdf icon Programa Rota do Cante e do Vinho de Talha
 

Cuba com “Rota do Cante” este fim-de-semana

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ROTA DO CANTEDepois da Rota do Cante (e das Tabernas) de 2015 e das Rota do Cante (e da Gastronomia) de 2016, o Concelho de Cuba volta este fim-de-semana a servir de cenário à terceira edição da iniciativa: a Rota do Cante (e das Tradições).

Assente num Rali Turístico destinado a Veículos Clássicos e Desportivos, tendo no Cante e na visita às tabernas típicas os seus momentos mais altos, a Rota propõe ainda visitas a vários pontos de interesse turístico, histórico e cultural do concelho.

O evento tem igualmente uma vertente solidária, uma vez que por cada inscrição, 5 euros revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cuba.

Cuba com “Rota do Cante” este fim-de-semana

Na continuidade do sucesso da Rota do Cante (e das Tabernas) de 2015 e das Rota do Cante (e da Gastronomia) de 2016, onde estiveram envolvidas mais de uma centena de pessoas, realiza-se este ano a 3ª edição da ROTA DO CANTE (e das Tradições).

Será um Passeio de Fim-de-semana a realizar nos dias 23, 24 e 25 de Junho na Vila “da” Cuba, destinado a Veículos Clássicos e Desportivos onde se privilegiará a componente social e a valorização cultural em detrimento da parte desportiva e onde terá a oportunidade de conhecer, aprender e saborear o que esta Região tem para oferecer.

Durante o evento, estão previstas visitas a Adegas e Tabernas Típicas, onde será possível comprovar a qualidade dos preciosos “Néctares etílicos” produzidos nesta região, assim como se prevê a visita à Sede do 3º Grupo Coral mais antigo do País ainda em atividade – Os Ceifeiros de Cuba.

O evento tem igualmente uma vertente solidária, uma vez que por cada inscrição, 5 euros revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cuba.

 

Inauguração do Posto de Turismo de Cuba e do novo espaço do Centro Cristóvão Colon | Sábado, 20 de Maio, 11:00 | Largo Cristóvão Colon

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

INAUGURAÇÃO POSTO TURISMOA autarquia de Cuba inaugura este fim-de-semana o novo posto de Turismo e o novo Centro Cristóvão Colon. Localizado bem no centro da vila, junto à estátua do Cristóvão Colon, o antigo edifício do BPI passa a partir deste sábado, dia 20, a albergar estes dois equipamentos municipais, numa intenção da autarquia em localizar estes serviços numa zona da vila onde existe maior afluência de pessoas, e assim servir melhor a oferta turística do Concelho e os seus visitantes.

 

Cuba volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

MUNICIPIO NA BTL 2017 NETDe 15 a 19 de março, o Município de Cuba volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa com um espaço individual dedicado ao Concelho e às suas potencialidades turísticas. Naquela que é considerada a maior montra de promoção turística em Portugal, com projeção nacional e internacional, o Município de Cuba – integrado no espaço institucional da Turismo do Alentejo e Ribatejo – ERT (Entidade Regional de Turismo) – apostará na divulgação do património do Concelho, bem como dos seus produtos e produtores.

Ao longo do certame, para além da distribuição de material promocional sobre o património e os eventos do Município, Cuba vai ainda contar com um momento de destaque no espaço de demonstrações e degustações do Alentejo, proporcionando aos visitantes a prova do vinho da talha produzido no Concelho, de alguns dos petiscos que tradicionalmente acompanham o vinho (o pão, os enchidos e os queijos), bem como alguma da pastelaria tradicional como o “bolo podre”, o bolo folhado ou as fitas.

À semelhança da estratégia já adotada no ano passado pela autarquia, a aposta na degustação do vinho da talha tem, sobretudo, a função de dar a provar um produto local e que só pode ser degustado no Concelho. Sublinhe-se que para além de ser um produto diferenciador, o vinho da talha está associado a toda a experiência das tabernas típicas onde este se comercializa, sendo muitas vezes acompanhado pelo convívio, pela “arte de bem receber” e, claro, pelo Cante Alentejano que ainda surge espontaneamente aos balcões destes espaços. E é esta experiência que o Município pretende reforçar como fator de atração turística, enquadrado na numa série de medidas e iniciativas que têm vindo a ser implementadas pela autarquia nos últimos anos e cujos resultados já se fazem revelar.

MUNICIPIO NA BTL 2017 1 NET


São cada vez mais os grupos de visitantes que reconhecem Cuba como um ponto de interesse, pelas suas gentes, património, gastronomia… Ao longo dos últimos anos, o Concelho tem visto crescer gradualmente o número de visitantes, com um aumento exponencial no ano passado: de 3996 visitantes em 2015 para 6762 em 2016.

 

“CUBA, CAPITAL DA TABERNA ALENTEJANA”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CAPITAL TABERNAS ALENTEJANASA revista EPICUR percorreu o Alentejo «em busca das tabernas e adegas mais carismáticas de cada localidade da região». Cuba sai retratada como a «capital da taberna alentejana»,  numa artigo pela mão do professor Virgílio Loureiro, especialista de vinhos, que apresenta uma seleção de espaços típicos, espalhados pela região, com uma passagem por Vila Alva e um especial destaque para as tabernas de Cuba.

«Esta vila tem o maior conjunto de tabernas tradicionais do Alentejo, onde as tradições mais antigas, os hábitos de consumo, o vinho de talha, o cante alentejano espontâneo e as formas de convívio são motivo de orgulho e afirmação cultural dos seus habitantes. Um fim-de-semana à descoberta destas tabernas é uma experiência inesquecível, principalmente na época do vinho novo, lição de vida assente na sabedoria dos homens da planície.»

A EPICUR dedica-se à apresentação das melhores e mais atuais tendências em áreas como a gastronomia, a enologia, viagens, cultura, entre outras.

Leia o artigo completo aqui.

 

Cuba marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

BTL2016É a maior feira de Turismo no país e o Município de Cuba volta a marcar presença com um espaço individual dedicado ao Concelho. A Bolsa de Turismo de Lisboa é considerada a maior montra de promoção turística em Portugal, com projeção nacional e internacional, e decorre até domingo, dia 06.

No stand do Município de Cuba - integrado no espaço institucional da Turismo do Alentejo e Ribatejo – ERT (Entidade Regional de Turismo) – a autarquia está a apostar na promoção da oferta turística do Concelho bem como dos seus produtores. Ao longo do certame, para além da distribuição de material promocional sobre o património e os eventos do Concelho, o Município proporciona ainda a degustação e demonstração de produtos locais.

 


Pág. 1 de 5

°C

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30