Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias - Turismo
Turismo

Cuba volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

MUNICIPIO NA BTL 2017 NETDe 15 a 19 de março, o Município de Cuba volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa com um espaço individual dedicado ao Concelho e às suas potencialidades turísticas. Naquela que é considerada a maior montra de promoção turística em Portugal, com projeção nacional e internacional, o Município de Cuba – integrado no espaço institucional da Turismo do Alentejo e Ribatejo – ERT (Entidade Regional de Turismo) – apostará na divulgação do património do Concelho, bem como dos seus produtos e produtores.

Ao longo do certame, para além da distribuição de material promocional sobre o património e os eventos do Município, Cuba vai ainda contar com um momento de destaque no espaço de demonstrações e degustações do Alentejo, proporcionando aos visitantes a prova do vinho da talha produzido no Concelho, de alguns dos petiscos que tradicionalmente acompanham o vinho (o pão, os enchidos e os queijos), bem como alguma da pastelaria tradicional como o “bolo podre”, o bolo folhado ou as fitas.

À semelhança da estratégia já adotada no ano passado pela autarquia, a aposta na degustação do vinho da talha tem, sobretudo, a função de dar a provar um produto local e que só pode ser degustado no Concelho. Sublinhe-se que para além de ser um produto diferenciador, o vinho da talha está associado a toda a experiência das tabernas típicas onde este se comercializa, sendo muitas vezes acompanhado pelo convívio, pela “arte de bem receber” e, claro, pelo Cante Alentejano que ainda surge espontaneamente aos balcões destes espaços. E é esta experiência que o Município pretende reforçar como fator de atração turística, enquadrado na numa série de medidas e iniciativas que têm vindo a ser implementadas pela autarquia nos últimos anos e cujos resultados já se fazem revelar.

MUNICIPIO NA BTL 2017 1 NET


São cada vez mais os grupos de visitantes que reconhecem Cuba como um ponto de interesse, pelas suas gentes, património, gastronomia… Ao longo dos últimos anos, o Concelho tem visto crescer gradualmente o número de visitantes, com um aumento exponencial no ano passado: de 3996 visitantes em 2015 para 6762 em 2016.

 

“CUBA, CAPITAL DA TABERNA ALENTEJANA”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CAPITAL TABERNAS ALENTEJANASA revista EPICUR percorreu o Alentejo «em busca das tabernas e adegas mais carismáticas de cada localidade da região». Cuba sai retratada como a «capital da taberna alentejana»,  numa artigo pela mão do professor Virgílio Loureiro, especialista de vinhos, que apresenta uma seleção de espaços típicos, espalhados pela região, com uma passagem por Vila Alva e um especial destaque para as tabernas de Cuba.

«Esta vila tem o maior conjunto de tabernas tradicionais do Alentejo, onde as tradições mais antigas, os hábitos de consumo, o vinho de talha, o cante alentejano espontâneo e as formas de convívio são motivo de orgulho e afirmação cultural dos seus habitantes. Um fim-de-semana à descoberta destas tabernas é uma experiência inesquecível, principalmente na época do vinho novo, lição de vida assente na sabedoria dos homens da planície.»

A EPICUR dedica-se à apresentação das melhores e mais atuais tendências em áreas como a gastronomia, a enologia, viagens, cultura, entre outras.

Leia o artigo completo aqui.

 

Cuba marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

BTL2016É a maior feira de Turismo no país e o Município de Cuba volta a marcar presença com um espaço individual dedicado ao Concelho. A Bolsa de Turismo de Lisboa é considerada a maior montra de promoção turística em Portugal, com projeção nacional e internacional, e decorre até domingo, dia 06.

No stand do Município de Cuba - integrado no espaço institucional da Turismo do Alentejo e Ribatejo – ERT (Entidade Regional de Turismo) – a autarquia está a apostar na promoção da oferta turística do Concelho bem como dos seus produtores. Ao longo do certame, para além da distribuição de material promocional sobre o património e os eventos do Concelho, o Município proporciona ainda a degustação e demonstração de produtos locais.

 

Cuba recebeu encontro da Entidade Regional de Turismo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Plano Estratégico para o Touring Cultural e PaisagísticoA Herdade do Gizo, em Cuba, recebeu no passado dia 12 um encontro promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, para apresentação e debate do diagnóstico do “Plano Estratégico para o Touring Cultural e Paisagístico”, inserido na política de estruturação, qualificação e inovação da oferta turística do território.

«Com o desenvolvimento e implementação do referido Plano, a Entidade Regional de Turismo pretende vir a criar rotas culturais temáticas que contemplem dinâmicas etnográficas e histórico-patrimoniais e se articulem com as redes existentes de percursos naturais, promovendo e impulsionado assim a interação entre cultura e natureza, dois produtos com um relevante potencial turístico no Alentejo e no Ribatejo.

O diagnóstico – que resulta da realização de reuniões com parceiros públicos e privados, de levantamentos efetuados no terreno e de ações de benchmarking em Itália, nomeadamente em Roma e na Toscânia – vai ser debatido com os 58 municípios; os empresários da restauração, alojamento e animação turística; o Turismo de Portugal; a CCDRA; a Autoridade de Gestão do Alentejo 2020; o IEFP; a Direção Regional de Cultura do Alentejo; a Universidade de Évora; a União das Misericórdias Portuguesas; assim como com as Fundações Robinson, Eugénio de Almeida, Passos Canavarro e Alentejo.

Durante os trabalhos – agendados em sessões descentralizadas pelo território – a Turismo do Alentejo / Ribatejo vai recolher todos os contributos dos parceiros que permitam acrescentar valor e por em prática o “Plano Estratégico para o Touring Cultural e Paisagístico”.»

 

Município de Cuba apresenta Festival do Caracol 2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

cartaz festival do caracol 2015 siteO final do mês de Maio, em Cuba, é significado de petisco, boa-disposição, Cante Alentejano, tradição e boa música. Nos dias 29, 30 e 31 de maio, o Festival do Caracol regressa ao Largo da Bica para a segunda edição, voltando a apostar na dinamização e promoção da restauração local e da gastronomia alentejana, através da degustação de um prato tão típico e tão tradicional desta época do ano como é o caracol. Aliada ao petisco, o Festival apresenta uma forte componente de animação musical, levando a palco três nomes bem conhecidos do grande público nacional (Virgem Suta, Iris e Anonimato), a par da aposta no tradicional Cante Alentejano, com Pedro Mestre e nove grupos corais convidados, e no talento local, como é o caso dos Cant’aí, dos Lado Lunar (banda de tributo a Rui Veloso) ou dos djs Seven e B.Junior.

Continuar...
 

Fialho de Almeida, produtos, turismo e Cante de Cuba em destaque na Casa do Alentejo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Ceifeiros de Cuba e Amigos do CanteO Município de Cuba esteve, no fim-de-semana passado, em destaque na Casa do Alentejo, em Lisboa, com uma ação de promoção do concelho. Ao longo de dois dias, a aposta foi para a mostra e venda de produtos regionais, as atuações dos grupos corais “Ceifeiros de Cuba” e “Amigos do Cante”, a exposição de fotografia “Cuba: Passado e Presente” e uma demonstração de cozinha típica. A par disso, em linha com a data de aniversário de Fialho de Almeida (7 de maio), a autarquia organizou a conferência “Um Rosto múltiplo: os Fialhos em Fialho”, com Isabel Mateus – Professora Doutora na Universidade do Minho (Braga) e Investigadora do CEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho).

Continuar...
 


Pág. 1 de 5

°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30