Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Acção Social

SEMANA SÉNIOR 2019 - DE 23 SET A 01 OUT

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

SEMANA SÉNIOR 2019 CARTAZ De 23 de setembro a 01 de outubro, a Câmara Municipal de Cuba, com o apoio das juntas de freguesia e diversas entidades do concelho, está a levar a cabo a edição de 2019 da Semana Sénior. Com diferentes atividades pensadas para esta faixa etária, a iniciativa apresenta propostas que vão desde a prática de atividade física adaptada a momentos de aprendizagem, lazer e convívio, como é o exemplo do Passeio a Alcácer do Sal que esta segunda-feira marcou o arranque da iniciativa.

Na terça-feira (24/09), a proposta passa por um dia de atividade física adaptada, a partir das 09:30, no Parque Manuel de Castro, e na quarta-feira (25/06), pelas 17:00, tem lugar um “Chá Dançante” no Centro Cultural de Faro do Alentejo.

Já na quinta-feira (26/09) a Semana Sénior ruma a Vila Alva para uma visita a uma Adega típica (Adega do Mestre Daniel) e para uma prova de vinhos e doces do nosso Concelho, enquanto na sexta-feira (27/09), cabe a Vila Ruiva receber os participantes, com a realização da atividade “Ora contas tu…”, pelas 14:30, na Escola Primária da freguesia (uma atividade também integrada nas comemorações de “Setembro – Mês da Alfabetização e das Literacias”, uma iniciativa de âmbito nacional focada na educação e formação de adultos à qual o Município de Cuba se associou).

A Semana Sénior de Cuba prossegue depois na segunda-feira (30/09), com o Seminário “Uma abordagem global sobre as demências – Cuidados geriátricos e perspetivas em relação às atitudes profissionais”, a acontecer no Auditório da Biblioteca Municipal de Cuba, pelas 15:00.

Por fim, na terça (01/10), a fechar a edição de 2019 da Semana Sénior de Cuba, acontece o Almoço Comemorativo do Dia Internacional do Idoso, pelas 13:00, no Salão dos Bombeiros Voluntários.

 

“Semana da Saúde”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

SEMANASAUDE NETDecorre esta semana em Cuba a Semana da Saúde, organizada pelo Município, entre os dias 08 e 14 de abril. As propostas vão desde a realização de uma caminhada, aula ao ar livre, sessão de relaxamento, entre outros.

Recorde-se que no dia 12 de abril acontece, em Mourão, o Intercâmbio Fit Sénior. Os interessados podem efetuar a inscrição na Câmara Municipal de Cuba e nas Juntas de Freguesia do Concelho.

Destaque também para a iniciativa “Café Memória Faz-se à Estrada”, que decorre no dia 13 na Taberna do Arrufa, onde acontece também a entrega de equipamentos de teleassistência e saúde.

Consulte o programa completo no cartaz.

 

ASSINADOS DOIS PROTOCOLOS PARA MAIS APOIO NOS CUIDADOS E NA SÁUDE

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ASSINATURA PROTOCOLOS ANCS DIGNITUDE 1

\\Acesso ao Programa “abem: Rede Solidária do Medicamento” e ao projeto “10 Mil Vidas” vão estar disponíveis no concelho de Cuba

A Câmara Municipal de Cuba firmou hoje dois protocolos que vão permitir a implementação, no concelho, de dois projetos distintos nas áreas da saúde, dos cuidados e do apoio social. De um lado, o acordo com a Dignitude, responsável pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Do outro, a parceria com a Associação Nacional de Cuidado e Saúde (ANCS), no âmbito do projeto “10 Mil Vidas”, que atua na área da tele-assistência e da tele-saúde. Mais apoios na saúde e nos cuidados para a população idosa e para a população mais carenciada são os grandes objetivos destas parcerias.

No caso do programa “abem”, o acordo com o Município vem permitir e agilizar o acesso da população do concelho de Cuba à Rede Solidária do Medicamento. O programa garante o “acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica. Tem por destinatários, em geral, os indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade mas igualmente todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante, entre outras situações de carência que poderão ser também consideradas.

Já o protocolo com a ANCS garante aos idosos do concelho de Cuba o acesso ao Projeto 10 Mil Vidas, um projeto de inovação social que promove a criação de um novo sistema de apoio a idosos, que tem por base a conceção de um ecossistema que integra um conjunto de pessoas e entidades que participam ativamente no apoio ao idoso, local ou remotamente. Para tal, o Projeto 10 Mil Vidas faculta um serviço de assistência 24h/24h, gerido online, que permite um acompanhamento personalizado de cada idoso por parte da família e dos técnicos especializados. Os cuidadores podem apoiar o idoso através de meios como a localização por GPS, o serviço de emergência desencadeado por um botão SOS ou o controlo da tensão arterial, entre outros. Cada utilizador tem um conjunto de dispositivos (o telemóvel Carephone, a Smart Home Station e o Relógio SOS), que asseguram que o idoso está em segurança.

Simbolicamente, estes acordos foram assinado no dia em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos reforçando um dos direitos instituídos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que no 25º artigo estipula que “toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar”.

Marcaram presença na assinatura destes protocolos, o Presidente da Câmara Municipal de Cuba, o Vice-presidente, a vereadora responsável pelo pelouro da ação social, e os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho – pela proximidade que têm com as populações que representam –, bem como os respetivos responsáveis pelo “Projeto 10 Mil Vidas” e pelo “Programa abem”. Por se tratarem de medidas direcionadas à população sénior, bem como à população mais carenciada, estiveram também presentes o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cuba e presidente e diretora da ARPICUBA, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Cuba.

 

Campanha “Eu Dou a Cara Contra a Violência Doméstica”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CAMPANHA VIOL DOM JP

CAMPANHA VIOL DOM NR CAMPANHA VIOL DOM JDP CONTRA VIOLNC DOMEST J MACHADO
CONTRA VIOLNC DOMEST F CHORA CONTRA VIOLNC DOMEST R AMARO CONTRA VIOLNC DOMEST F GALINHA CONTRA VIOLNC DOMEST S HELENO
CONTRA VIOLNC DOMEST J GALINHA CONTRA VIOLNC DOMEST V FIGUEIREDO CONTRA VIOLNC DOMEST ALUNASEPC  

O Município de Cuba associa-se à campanha “Eu Dou a Cara Contra a Violência Doméstica”, lançada pelo Núcleo de Atendimento à Vítima (NAV) de Beja. A ação arranca hoje, dia 25 de Novembro, e consiste em convidar as pessoas a partilharem fotos ondem exibam a mensagem da campanha, acompanhando a sua publicação nas redes sociais com a hashtag #contraaviolenciadomestica.

Para marcar o arranque da campanha no Concelho de Cuba, publicamos as fotos do Presidente da Câmara Municipal João Português, da vereadora Noémia Ramos e do Presidente da Assembleia Municipal João Duarte Palma.

Junte-se a esta campanha e publique também a sua foto com a mensagem “Eu Dou a Cara Contra a Violência Doméstica”, bem como com a hashtag #contraaviolenciadomestica.

 


Pág. 6 de 10

Ligações Rápidas









Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30