Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Regime Escolar - Distribuição gratuita de frutas e hortícolas nas escolas - Ano letivo 2018/2019

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No âmbito da candidatura efetuada ao IFAP no campo de ação do Regime Escolar para distribuição gratuita de frutas e hortícolas no 1.º ciclo, o Município de Cuba viu a mesma aprovada e no dia 06 de novembro deu inicio ao Regime Escolar para os alunos que frequentam as escolas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba. A distribuição é efetuada duas vezes por semana, até ao final do ano letivo.

O Município, ciente da importância da promoção de uma alimentação saudável, tomou a iniciativa de abranger os alunos do pré-escolar da rede pública com as mesmas medidas, pelo que assume a totalidade dos encargos.

A Estratégia Nacional do Regime Escolar visa a promoção de comportamentos saudáveis nas crianças e, deste modo, indiretamente a sua disseminação na população em geral.

Ao longo do ano contamos com a estreita articulação e colaboração do Agrupamento de Escolas de Cuba, para a implementação das Medidas de Acompanhamento Escolar que propusemos, procurando melhorar comportamentos ao nível de hábitos alimentares adequados.

 

CUBA RECEBEU O SELO EUROPEU PARA AS LÍNGUAS EM 2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

\\Galardão foi entregue em Cascais, no dia 15 de novembro
\\Projeto "Cuba: CLIL is In" foi um dos 3 galardoados a nível nacional

ENTREGA SELO EUROP LINGUAS CMC 1ENTREGA SELO EUROP LINGUAS CMC 2

A Câmara Municipal de Cuba, os Agrupamentos de Escolas de Cuba e Vidigueira e a Escola Profissional de Cuba estiveram ontem, dia 15 de novembro, em Cascais, para receber o galardão do Selo Europeu para as Línguas.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Cuba foi uma das três instituições a nível nacional a ser distinguida com este prémio, criado pela Comissão Europeia para distinguir projetos inovadores e bem-sucedidos no campo do ensino/aprendizagem das línguas.

Em causa está o projeto “Cuba: CLIL is in”, lançado com o objetivo de dotar um grupo de professores do Agrupamento de Escolas de Cuba, do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e da Escola Profissional de Cuba, de competências e treino da metodologia CLIL, que consiste em planear sessões e utilizar técnicas ativas de dinâmicas de grupo, através da língua inglesa.

O Selo Europeu para as Línguas é um prémio que recompensa novas iniciativas no âmbito do ensino e da aprendizagem das línguas. Promove as boas práticas e incentiva novos métodos de ensino de línguas. Assume-se “como um reconhecimento do progresso conseguido por qualquer iniciativa europeia na área da aprendizagem das línguas”, sendo os principais critérios para a sua atribuição o “carácter inovador dos projetos”, “a mobilização de parceiros e/ou recursos” e “o desenvolvimento criativo da motivação e de novas formas de aprendizagem das línguas”.

Os galardões do “Selo Europeu 2018” consistem num certificado e numa placa atribuídos a cada um dos promotores dos projetos, bem como numa placa que poderá ser afixada nas instalações das instituições a que pertencem os promotores dos projetos.

 

CUBA DISTINGUIDA COM SELO EUROPEU PARA AS LÍNGUAS EM 2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

RESULTADOS SELO EUROPEU LINGUASA Câmara Municipal de Cuba foi uma das três instituições a nível nacional a ser galardoada com o Selo Europeu para as Línguas, criado pela Comissão Europeia para distinguir projetos inovadores e bem-sucedidos no campo do ensino/aprendizagem das línguas. Em causa está o projeto “Cuba: CLIL is in”, lançado com o objetivo de dotar um grupo de professores do Agrupamento de Escolas de Cuba, do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e da Escola Profissional de Cuba, de competências e treino da metodologia CLIL, que consiste em planear sessões e utilizar técnicas ativas de dinâmicas de grupo, através da língua inglesa.

O Selo Europeu para as Línguas é um prémio que recompensa novas iniciativas no âmbito do ensino e da aprendizagem das línguas. Promove as boas práticas e incentiva novos métodos de ensino de línguas. Assume-se “como um reconhecimento do progresso conseguido por qualquer iniciativa europeia na área da aprendizagem das línguas”, sendo os principais critérios para a sua atribuição o “carácter inovador dos projetos”, “a mobilização de parceiros e/ou recursos” e “o desenvolvimento criativo da motivação e de novas formas de aprendizagem das línguas”.

Os galardões do “Selo Europeu 2018” consistirão num certificado e numa placa atribuídos a cada um dos promotores dos projetos, bem como numa placa que poderá ser afixada nas instalações das instituições a que pertencem os promotores dos projetos.

 

Conferência "CUBA CLIL Is In: benefícios e desafios que se impõem no Baixo Alentejo"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ CONFERÊNCIA CLILO auditório do Agrupamento de Escolas de Cuba recebe esta quarta-feira, dia 17, a Conferência intitulada "CUBA CLIL Is In: benefícios e desafios que se impõem no Baixo Alentejo", com início pelas 14h30.

Programa:
- Sessão de abertura:
. Noémia Ramos (CM Cuba)
. Germano Bagão (AE Cuba)
. Isabel Fialho (Universidade Évora).
- Apresentação do Projeto CLIL ME IN
. Lígia Araújo (Coordenadora) e Rosário Costa (AE Castro Verde)
- Apresentação do Projeto CUBA CLIL Is In
. Isabel Contente(AE Vidigueira)
- Apresentação do Projeto Kiitos
.
Susana Esculcas (CM Ponte de Sor)
- Debate

Sobre o projeto “Cuba CLIL is in”:
Desenvolvido no âmbito do Programa Erasmus + KA1, o projeto "Cuba CLIL Is In” surge com o objetivo de dotar um grupo de professores, do Agrupamento de Escolas de Cuba, do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e da Escola Profissional de Cuba, de competências e treino da metodologia CLIL, permitindo ganhar confiança no ensino, planear sessões e utilizar técnicas ativas de dinâmicas de grupo, através da língua inglesa. É desenvolvido pela Câmara Municipal de Cuba e pela Associação Educativa Nacional de Inclusão e Inovação nas Escolas- AENIE, em parceria com outras entidades. Saiba mais sobre o projeto CLIL aqui.

 

BOLSAS DE ESTUDO 2018/2019 - ENSINO SUPERIOR – CANDIDATURAS ATÉ 31 DE OUTUBRO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

LOGO MUNICIPIO TERRA C ALMA ORIGINALA Câmara Municipal de Cuba informa que está a decorrer o período de candidatura para atribuição de Bolsas de Estudo, no ano lectivo de 2018/2019, para Cursos do Ensino Superior.

O Regulamento para a concessão de bolsas de estudo poderá ser consultado aqui (no link abaixo), devendo os interessados satisfazer as condições nele prescritas, designadamente:

. Residam no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos;

. Não possuam habilitações literárias de nível superior;

. Tenham obtido aproveitamento escolar no ano lectivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo, salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez;

. Estejam matriculados em estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido.

A candidatura processa-se mediante o preenchimento de um impresso próprio (também disponivel no link abaixo), a fornecer pela Câmara Municipal, o qual deverá ser entregue até ao próximo dia 31 de outubro de 2018, juntamente com os documentos constantes no nº 2 do art. 3º do Regulamento.

pdf icon Edital pdf icon Regulamento pdf icon Requerimento pdf icon Documentos Instrutórios
 


Pág. 3 de 19

Agenda


23
Ago
XXII FEIRINHA GASTRONÓMICA - Dom às 19:00
22
Ago
Festas em Honra de Nossa Senhora da Rocha - Dom às 21:00

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30