Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

BMC e Agrupamento de Escolas de Cuba expõem “Expressão pela Arte”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ BMC ARTE EXPRESSAOA Sala de Exposições Temporárias da Biblioteca Municipal de Cuba tem patente, até dia 10 de dezembro, a mostra “Expressão pela Arte”, que surge no âmbito das iniciativas levadas a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Cuba para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Agrupamento de Escolas de Cuba...onde a inclusão acontece

«A atividade artística, como forma de comunicação não verbal, assume-se como um recurso pedagógico, sendo considerada por diversos autores como um recurso importante para o desenvolvimento expressivo e representacional da criança, que contribui significativamente para o seu desenvolvimento cognitivo em geral e, de modo particular, nas crianças que apresentam necessidades especiais, melhorando a sua aprendizagem e explorando as suas potencialidades. Constitui uma linguagem de superação de barreiras, possibilitando o revelar de emoções e expressão de sentimentos, o desenvolvimento da autoestima, o trabalho em grupo, a socialização…»

 

AECuba e Município promovem “Rota dos 20”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ROTA DOS 20 CARTAZIntegrada nas atividades das Eco-Escolas, a “Rota dos 20” surge no âmbito da comemoração dos 20 anos do projeto em Portugal, tendo como ambição chegar a todos os estabelecimentos de ensino que o integram. Em Cuba, a iniciativa será celebrada no próximo dia 19, com o objetivo de apelar a estilos de vida mais saudáveis, numa organização conjunta do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal de Cuba.

As atividades propostas são uma caminhada, às 09h00, e a apresentação da “Eco-Dança”, pelas 10h00.

 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

MES BIBLIOTECASDurante o mês de outubro de 2015, a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Cuba e a Biblioteca Municipal de Cuba, vão levar a cabo uma série de atividades lúdico pedagógicas com o objetivo de comemorar o Mês Internacional  da Biblioteca Escolar. Sessões de Leitura, apresentações de livros e uma “Feira do Livro Usado” são algumas das atividades propostas.

 

Autarquia e Agrupamento de Escolas lançam projeto “Empreendedorismo e Tradição”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 3Consciente da importância do empreendedorismo, enquanto caminho para a revitalização de territórios do interior português esquecido, o Município de Cuba – no âmbito do Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo em parceria com o IPBEJA – lançou ao Agrupamento de Escolas de Cuba e aos docentes do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos o desafio para desenvolverem pequenos projetos empreendedores com os seus alunos, ao longo do presente ano letivo. “Empreendedorismo e Tradição” é o tema da iniciativa que para além de fomentar práticas empreendedoras junto dos participantes, manifesta ainda a preocupação de reavivar (ou manter vivas) “tradições e ofícios perdidos/esquecidas no tempo e que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se também parte da memória coletiva de Cuba e consequentemente a sua autenticidade”.

Assim, ao longo do próximo ano letivo, o projeto propõe uma série de ações que vão desde a realização e análise de fichas de diagnóstico sobre “as artes e os ofícios no concelho de Cuba”, a conhecimentos de “história da arte e do artesanato”, bem como visitas de estudo ou a elaboração de um vídeo promocional, entre outras atividades.

A ideia, avança a autarquia, passa por “preparar os estudantes e os respetivos contextos escolares para a prática de ideias/ações empreendedoras”, através de “um projeto que se quer flexível mas ajustado à realidade do concelho de Cuba”, ao mesmo tempo que “leva as crianças a identificar-se com a sua própria cultura de forma consciente”.

Clube de Empreendedorismo para o 3º Ciclo

A par do projeto para os alunos mais novos, foi ainda proposta a criação de um Clube de Empreendedorismo para o 3º Ciclo, com o programa “EU E O MEU NEGÓCIO”, dirigido a alunos do 7º e 8º anos, com idades entre os 13-15 anos. Aqui, o objetivo é que ao longo de seis sessões os participantes identifiquem algumas características empreendedoras que possuem, quais as competências e conhecimentos necessários para começar um negócio, bem como formas de comercializar produtos específicos para os clientes apropriados e a importância de ser criativo e inovador no desenvolvimento de um negócio.

A apresentação pública destes projetos aconteceu no passado dia 07 de outubro, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Cuba. Aqui pode assistir ao vídeo/resumo da apresentação.

APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 2 APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 1
APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 4 APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 5
 

Bolsas de estudo 2015/2016

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt João Manuel Casaca Português, Presidente da Câmara Municipal de Cuba, faz saber que, em reunião ordinária deste Órgão, de 30 de setembro de 2015, foi deliberado abrir concurso para atribuição de bolsas de estudo, no próximo ano letivo de 2015/2016, para cursos do ensino superior, bem como, foi fixado o número de bolsas a atribuir e respetivo montante.

alt Edital
alt Documentação necessária
 
alt Declaração de responsabilidade    
alt Documento modelo - Atribuição de bolsa de estudo
alt  Regulamento
 


Pág. 4 de 13

°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30