Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Cuba recebe Seminário Internacional na área das Tecnologias da Informação e da Educação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CLICK"CLICK: Technologies for Education of Youngsters" (Tecnlogias para a Educação dos Jovens), é uma iniciativa desenvolvida ao abrigo do Programa Erasmus+ Juventude em Ação, envolvendo 9 organizações do sector educativo formal e não formal, oriundas de 5 regiões Europeias (Portugal, Espanha, Itália, Letónia, Escócia), as quais, ao longo de 18 meses, procuraram desenvolver e instituir um modelo educativo (complementar e sinérgico com os demais modelos em uso nas escolas participantes) baseado no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e na aplicação de recursos educativos abertos e acessíveis.

O último Seminário Transnacional do projeto, a realizar em Cuba entre 22 e 27 de fevereiro de 2016, integrando um programa de atividades ativo e diversificado, contará, para além de outros, com a participação das entidades parceiras, com grupos de jovens alunos envolvidos na implementação do projeto, e com a participação de outras instituições públicas e privadas nacionais cuja experiência e trabalho se alinham com a temática do CLICK.

Um marco importante é a Conferência Pública final do projeto, através da qual a parceria pretende divulgar os principais resultados e produtos do projeto, disseminar as práticas e as aprendizagens alcançadas, mas também estimular a discussão e a partilha de conhecimento sobre o tema central da iniciativa: o papel das TIC na educação escolar.

A Coordenação do projeto, bem como a organização do evento, estão a cargo do agrupamento de Escolas de Cuba (Escola Básica Fialho de Almeida) e da Make it Better, Associação para a Inovação e Economia Social, contando, entre outros, com o apoio da Câmara Municipal de Cuba.

CLICK: Technologies for Education of Youngsters,
é uma iniciativa desenvolvida ao abrigo do Programa
Erasmus+ Juventude em Ação, envolvendo 9
organizações do sector educativo formal e não
formal, oriundas de 5 regiões Europeias (Portugal,
Espanha, Itália, Letónia, Escócia), as quais, ao longo
de 18 meses, procuraram desenvolver e instituir um
modelo educativo (complementar e sinérgico com os
demais modelos em uso nas escolas participantes)
baseado no uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação e na aplicação de recursos educativos
abertos e acessíveis.
O último Seminário Transnacional do projeto, a
realizar em Cuba entre 22 e 27 de fevereiro de 2016,
integrando um programa de atividades ativo e
diversificado, contará, para além de outros, com a
participação das entidades parceiras, com grupos de
jovens alunos envolvidos na implementação do
projeto, e com a participação de outras instituições
públicas e privadas nacionais cuja experiência e
trabalho se alinham com a temática do CLICK.
Um marco importante é a Conferência Pública final
do projeto, através da qual a parceria pretende
divulgar os principais resultados e produtos do
projeto, disseminar as práticas e as aprendizagens
alcançadas, mas também estimular a discussão e a
partilha de conhecimento sobre o tema central da
iniciativa: o papel das TIC na educação escolar.
A Coordenação do projeto, bem como a organização
do evento, estão a cargo do Agrupamento de
Escolas de Cuba (Escola Básica Fialho de Almeida) e
da Make it Better, Associação para a Inovação e
Economia Social, contando, entre outros, com o
apoio da Câmara Municipal de Cuba.
 

BMC e Agrupamento de Escolas de Cuba expõem “Expressão pela Arte”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ BMC ARTE EXPRESSAOA Sala de Exposições Temporárias da Biblioteca Municipal de Cuba tem patente, até dia 10 de dezembro, a mostra “Expressão pela Arte”, que surge no âmbito das iniciativas levadas a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Cuba para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Agrupamento de Escolas de Cuba...onde a inclusão acontece

«A atividade artística, como forma de comunicação não verbal, assume-se como um recurso pedagógico, sendo considerada por diversos autores como um recurso importante para o desenvolvimento expressivo e representacional da criança, que contribui significativamente para o seu desenvolvimento cognitivo em geral e, de modo particular, nas crianças que apresentam necessidades especiais, melhorando a sua aprendizagem e explorando as suas potencialidades. Constitui uma linguagem de superação de barreiras, possibilitando o revelar de emoções e expressão de sentimentos, o desenvolvimento da autoestima, o trabalho em grupo, a socialização…»

 

AECuba e Município promovem “Rota dos 20”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ROTA DOS 20 CARTAZIntegrada nas atividades das Eco-Escolas, a “Rota dos 20” surge no âmbito da comemoração dos 20 anos do projeto em Portugal, tendo como ambição chegar a todos os estabelecimentos de ensino que o integram. Em Cuba, a iniciativa será celebrada no próximo dia 19, com o objetivo de apelar a estilos de vida mais saudáveis, numa organização conjunta do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal de Cuba.

As atividades propostas são uma caminhada, às 09h00, e a apresentação da “Eco-Dança”, pelas 10h00.

 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

MES BIBLIOTECASDurante o mês de outubro de 2015, a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Cuba e a Biblioteca Municipal de Cuba, vão levar a cabo uma série de atividades lúdico pedagógicas com o objetivo de comemorar o Mês Internacional  da Biblioteca Escolar. Sessões de Leitura, apresentações de livros e uma “Feira do Livro Usado” são algumas das atividades propostas.

 

Autarquia e Agrupamento de Escolas lançam projeto “Empreendedorismo e Tradição”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 3Consciente da importância do empreendedorismo, enquanto caminho para a revitalização de territórios do interior português esquecido, o Município de Cuba – no âmbito do Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo em parceria com o IPBEJA – lançou ao Agrupamento de Escolas de Cuba e aos docentes do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos o desafio para desenvolverem pequenos projetos empreendedores com os seus alunos, ao longo do presente ano letivo. “Empreendedorismo e Tradição” é o tema da iniciativa que para além de fomentar práticas empreendedoras junto dos participantes, manifesta ainda a preocupação de reavivar (ou manter vivas) “tradições e ofícios perdidos/esquecidas no tempo e que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se também parte da memória coletiva de Cuba e consequentemente a sua autenticidade”.

Assim, ao longo do próximo ano letivo, o projeto propõe uma série de ações que vão desde a realização e análise de fichas de diagnóstico sobre “as artes e os ofícios no concelho de Cuba”, a conhecimentos de “história da arte e do artesanato”, bem como visitas de estudo ou a elaboração de um vídeo promocional, entre outras atividades.

A ideia, avança a autarquia, passa por “preparar os estudantes e os respetivos contextos escolares para a prática de ideias/ações empreendedoras”, através de “um projeto que se quer flexível mas ajustado à realidade do concelho de Cuba”, ao mesmo tempo que “leva as crianças a identificar-se com a sua própria cultura de forma consciente”.

Clube de Empreendedorismo para o 3º Ciclo

A par do projeto para os alunos mais novos, foi ainda proposta a criação de um Clube de Empreendedorismo para o 3º Ciclo, com o programa “EU E O MEU NEGÓCIO”, dirigido a alunos do 7º e 8º anos, com idades entre os 13-15 anos. Aqui, o objetivo é que ao longo de seis sessões os participantes identifiquem algumas características empreendedoras que possuem, quais as competências e conhecimentos necessários para começar um negócio, bem como formas de comercializar produtos específicos para os clientes apropriados e a importância de ser criativo e inovador no desenvolvimento de um negócio.

A apresentação pública destes projetos aconteceu no passado dia 07 de outubro, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Cuba. Aqui pode assistir ao vídeo/resumo da apresentação.

APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 2 APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 1
APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 4 APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 5
 


Pág. 4 de 13

°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30