Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Bolsas de estudo 2015/2016

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt João Manuel Casaca Português, Presidente da Câmara Municipal de Cuba, faz saber que, em reunião ordinária deste Órgão, de 30 de setembro de 2015, foi deliberado abrir concurso para atribuição de bolsas de estudo, no próximo ano letivo de 2015/2016, para cursos do ensino superior, bem como, foi fixado o número de bolsas a atribuir e respetivo montante.

alt Edital
alt Documentação necessária
 
alt Declaração de responsabilidade    
alt Documento modelo - Atribuição de bolsa de estudo
alt  Regulamento
 

ATL de verão 2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Atl de verão 2015A Câmara Municipal de Cuba vai disponibilizar pelo 2.º ano consecutivo o ATL de Verão.
É um serviço orientado para a infância, nos níveis de ensino que são da sua responsabilidade e competência (alunos do Ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba).
No período compreendido entre 03 de agosto e 11 de setembro, das 9H – 18H, serão dinamizadas várias áreas que desenvolvem as capacidades das crianças nos seus mais variados domínios: a expressão plástica e visual, a expressão musical, o movimento, o drama/teatro, a dança, a multimédia, percursos culturais e de exploração do meio, atividades lúdicas e de animação. Para a organização das atividades foi considerado o grupo etário das crianças a que se destinam.
Para os alunos do polo escolar da freguesia de Vila Alva o transporte de Vila Alva para Cuba e vice-versa é assegurado pela autarquia sendo o ponto de encontro para a entrega (8H45m) e recolha (18H15m) dos alunos junto ao edifício da escola.


Local de funcionamento
O ponto de encontro para a entrega e recolha dos alunos é na Escola Básica Fialho de Almeida em Cuba – Sala do CAF, no período da manhã até às 9H.
Será disponibilizado o serviço de acolhimento das 8H45m-9H.
As atividades durante a manhã estão programadas para ocorrerem ao ar livre e durante a tarde funcionam na Sala do CAF ou em outros espaços adequados ao normal funcionamento da atividade programada.
Recursos Humanos
O funcionamento das atividades e execução do seu plano de atividades, é garantido por Animadores/Monitores e Auxiliares, distribuídos por turnos:
- Animadores/Monitores: Cristina Fonseca, Lino Costa, Paulo Vicente, Teresa Vieira
- Auxiliares – Inácia Soudo, Maria Fátima Gordo, Vitória Matias, Manuela Fonseca, Maria João,
Isabel Carvalho e Marta Mimoso.

Refeições
As refeições são servidas no Refeitório Municipal, situado nos Estaleiros Municipais.
As refeições podem ser reservadas e alteradas, com um dia de antecedência e sempre que houver alguma alteração ao pedido de refeições deve ser dado conhecimento aos monitores que informarão a Câmara.

Regras do pagamento da comparticipação da família:
Os pagamentos das mensalidades e refeições do mês de agosto e setembro são efetuados por um dos meios disponíveis para o seu pagamento em situação idêntica ao Serviço de Apoio à Família em tempo de aulas.
Os pagamentos efetuados depois do último dia útil de cada mês sofrerão um acréscimo de 5%.

Observações:
Recomenda-se o uso de roupa, chapéu, protetor solar (essencialmente para os dias de atividades aquáticas) e calçado confortável para o desenvolvimento das atividades.
Será da responsabilidade da família da criança a perda ou danos de objetos pessoais tais como anéis, pulseiras, relógios, brinquedos, etc.

Grelha de atividades
ementa de 3 a 7 de agosto
ementa de 10 a 14 de agosto
 

Ação Social Escolar - Candidaturas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Candidaturas
Ação Social Escolar
Ano letivo 2015/2016

Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo

Dando cumprimento ao estipulado no art.º 3.º do Regulamento de Concessão de Auxílios Económicos da Educação Pré- escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, informam-se os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que deverão solicitar os apoios de Ação Social Escolar – refeições, livros e/ou materiais escolares – para o ano letivo 2015/2016, no Serviço de Educação da Câmara Municipal de Cuba, até ao próximo dia 15 de Julho.
Têm direito a beneficiar destes apoios os alunos pertencentes a agregados familiares integrados nos 1.º e 2.º escalões de rendimentos, determinados para efeitos de atribuição do abono de família.
Esta informação não dispensa a leitura do Aviso e do Regulamento Municipal.

Aviso
Boletim de Candidatura
Regulamento

 

 

Cuba recebe Festa do Concurso "Escola Alerta!" 2014/2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ESCOLALERTACom organização conjunta do Instituo Nacional para a Reabilitação, da Câmara Municipal de Cuba e do Agrupamento de Escolas de Cuba, a Festa de entrega dos prémios nacionais do Concurso "Escola Alerta!" 2014/2015, decorrerá na Escola Básica Fialho de Almeida, em CUBA, no dia 29/05/2015, (sexta-feira), durante todo o dia, sendo os premiados revelados durante a mesma, com a presença de diversas entidades e escolas que participaram na edição do corrente ano.

Continuar...
 

Município de Cuba arranca com o Cante nas Escolas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Cante nas EscolasO Cante Alentejano já soa nas salas da Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba, com as turmas do 1º Ciclo deste estabelecimento a ter iniciado o projeto – promovido pela Câmara Municipal – de inclusão do nosso Património Cultural Imaterial da Humanidade nas aulas.

O objetivo é claro: começar desde cedo a integrar nas camadas mais jovens o gosto pelo Cante e pela cultural tradicional, numa perspetiva de salvaguarda e perpetuação de um dos traços identitários mais fortes do nosso povo, tal como reforça Sandra Braz, vereadora da CMC. “Queremos mostrar e incutir nos mais novos o gosto pela música tradicional. Pretendemos que, de forma lúdica e pedagógica, esta prática contribua para reforçar a expressão cultural local e que gradualmente o resultado daí proveniente possa ir-se introduzindo na comunidade, garantindo assim a continuidade do cante nas gerações futuras”, sublinha.

Esta é uma medida que tinha já sido anunciada pela autarquia, estando a inclusão do Cante Alentejano nas Escolas enquadrado na estratégia “Cuba, Catedral do Cante”. Uma expressão de comum utilização na vila e que configura um dos eixos estratégicos do Município para a projecção do concelho.

 


Pág. 5 de 13

°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30