Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Cuba recebe Festa do Concurso "Escola Alerta!" 2014/2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ESCOLALERTACom organização conjunta do Instituo Nacional para a Reabilitação, da Câmara Municipal de Cuba e do Agrupamento de Escolas de Cuba, a Festa de entrega dos prémios nacionais do Concurso "Escola Alerta!" 2014/2015, decorrerá na Escola Básica Fialho de Almeida, em CUBA, no dia 29/05/2015, (sexta-feira), durante todo o dia, sendo os premiados revelados durante a mesma, com a presença de diversas entidades e escolas que participaram na edição do corrente ano.

Continuar...
 

Município de Cuba arranca com o Cante nas Escolas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Cante nas EscolasO Cante Alentejano já soa nas salas da Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba, com as turmas do 1º Ciclo deste estabelecimento a ter iniciado o projeto – promovido pela Câmara Municipal – de inclusão do nosso Património Cultural Imaterial da Humanidade nas aulas.

O objetivo é claro: começar desde cedo a integrar nas camadas mais jovens o gosto pelo Cante e pela cultural tradicional, numa perspetiva de salvaguarda e perpetuação de um dos traços identitários mais fortes do nosso povo, tal como reforça Sandra Braz, vereadora da CMC. “Queremos mostrar e incutir nos mais novos o gosto pela música tradicional. Pretendemos que, de forma lúdica e pedagógica, esta prática contribua para reforçar a expressão cultural local e que gradualmente o resultado daí proveniente possa ir-se introduzindo na comunidade, garantindo assim a continuidade do cante nas gerações futuras”, sublinha.

Esta é uma medida que tinha já sido anunciada pela autarquia, estando a inclusão do Cante Alentejano nas Escolas enquadrado na estratégia “Cuba, Catedral do Cante”. Uma expressão de comum utilização na vila e que configura um dos eixos estratégicos do Município para a projecção do concelho.

 

Sexta-feira é dia “aberto à comunidade” na Escola de Cuba

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

PROGRAMA DIA ABERTOEsta sexta-feira é dia de escola aberta à comunidade na Escola Básica Fialho de Almeida, do Agrupamento de Escolas de Cuba. Ao longo do dia, a Escola propõe diversas atividades, que vão desde uma “mostra de tecnologia educativa”, workshops, desporto, dança, ateliers, a um seminário e às comemorações do Dia da Árvore.

O Seminário irá focar também as "tecnologias educativas" e conta com a participação de representantes de diversas entidades (conheça melhor o programa abaixo).

O "Dia Aberto à Comunidade" é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Cuba e conta com a parceria do Município.

Continuar...
 

Autarquia atribui 38 Bolsas de Estudo para o Ensino Superior

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

DSC 0159A Câmara Municipal de Cuba levou a cabo, no passado dia 20, na BMC, a Sessão de atribuição das Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, para o ano letivo de 2014/2015. No total foram entregues 38 apoios, no valor de 720 euros cada, ascendendo o valor global aos 27 360 euros.

A atribuição da Bolsa de Estudo é considerada um reforço do apoio financeiro, aos alunos e famílias que se encontram em situações sociais e económicas mais débeis, de forma a combater o abandono escolar, melhorar a qualificação dos jovens e compensar os encargos acrescidos com a frequência no ensino superior. Neste ano letivo, a autarquia deliberou entregar, num só momento, a totalidade do montante a cada aluno, ao contrário do que acontecia em anos anteriores, em que o apoio era atribuído em três fases distintas.

Continuar...
 

“BIBLIOTECA DE IDEIAS” COMEÇA 2ªFEIRA COM ENCONTRO COM ESCRITORA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

encontro c ana paula figueria bib ideias site2Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e neste âmbito a Biblioteca Municipal de Cuba e a Biblioteca Escolar, do agrupamento de escolas do concelho de Cuba, vão levar a cabo uma série de iniciativas destinadas aos alunos deste estabelecimento de ensino. No arranque do programa, que se desenrola entre 20 e 31 do corrente mês, a Biblioteca da Escola recebe a escritora Ana Paula Figueira, autora do livro “Será que amanhã ainda me amas?”. A obra descreve a forma como uma criança reage face à suspeita (incómoda) de estar perante a possibilidade de divórcio dos pais. A sessão acontece na próxima segunda-feira, pelas 14h00.

Sinopse: Este é o primeiro livro de uma coleção de quatro, Coleção IPSUM, dirigidos especialmente ao segmento 7-9/10 anos. Cada um dos livros aborda um tema diferente - o divórcio, a violência doméstica, o luto, a vivência com pais com doenças mentais - desenvolvido na ótica da criança, e considerado atualmente de enorme importância por variadas organizações com responsabilidade ao nível do crescimento, educação e proteção das crianças. É objetivo desta coleção familiarizar a criança com o potencial problema, relatando-o mas procurando desdramatizá-lo e, especialmente, mostrar-lhe o caminho da solução, por forma a evitar o mais possível as perturbações inerentes. No fundo é valorizar a vertente pedagógica, em prol da inclusão, da coesão social e do desenvolvimento da criança. Por isso, ganhou a chancela da Fundação Prodignitate - Fundação de Direitos Humanos, cuja presidente é a Sra. Dra. Maria de Jesus Barroso Soares que assina a apresentação de cada um dos livros da coleção. O divórcio ou a separação dos pais costuma gerar nas crianças um sentimento de angústia, sendo poucas as situações em que prevalece o alívio. Este primeiro livro - "Será que amanhã ainda me amas?" descreve a forma como uma criança reage face à suspeita - incómoda - de estar perante a possibilidade de divórcio dos pais.

 


Pág. 5 de 13

°C

Agenda


02
Jun
NOITE MÁGICA - CENTRO CULTURAL DE CUBA - Sex às 21:30

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30