Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Sexta-feira é dia “aberto à comunidade” na Escola de Cuba

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

PROGRAMA DIA ABERTOEsta sexta-feira é dia de escola aberta à comunidade na Escola Básica Fialho de Almeida, do Agrupamento de Escolas de Cuba. Ao longo do dia, a Escola propõe diversas atividades, que vão desde uma “mostra de tecnologia educativa”, workshops, desporto, dança, ateliers, a um seminário e às comemorações do Dia da Árvore.

O Seminário irá focar também as "tecnologias educativas" e conta com a participação de representantes de diversas entidades (conheça melhor o programa abaixo).

O "Dia Aberto à Comunidade" é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Cuba e conta com a parceria do Município.

Continuar...
 

Autarquia atribui 38 Bolsas de Estudo para o Ensino Superior

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

DSC 0159A Câmara Municipal de Cuba levou a cabo, no passado dia 20, na BMC, a Sessão de atribuição das Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, para o ano letivo de 2014/2015. No total foram entregues 38 apoios, no valor de 720 euros cada, ascendendo o valor global aos 27 360 euros.

A atribuição da Bolsa de Estudo é considerada um reforço do apoio financeiro, aos alunos e famílias que se encontram em situações sociais e económicas mais débeis, de forma a combater o abandono escolar, melhorar a qualificação dos jovens e compensar os encargos acrescidos com a frequência no ensino superior. Neste ano letivo, a autarquia deliberou entregar, num só momento, a totalidade do montante a cada aluno, ao contrário do que acontecia em anos anteriores, em que o apoio era atribuído em três fases distintas.

Continuar...
 

“BIBLIOTECA DE IDEIAS” COMEÇA 2ªFEIRA COM ENCONTRO COM ESCRITORA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

encontro c ana paula figueria bib ideias site2Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e neste âmbito a Biblioteca Municipal de Cuba e a Biblioteca Escolar, do agrupamento de escolas do concelho de Cuba, vão levar a cabo uma série de iniciativas destinadas aos alunos deste estabelecimento de ensino. No arranque do programa, que se desenrola entre 20 e 31 do corrente mês, a Biblioteca da Escola recebe a escritora Ana Paula Figueira, autora do livro “Será que amanhã ainda me amas?”. A obra descreve a forma como uma criança reage face à suspeita (incómoda) de estar perante a possibilidade de divórcio dos pais. A sessão acontece na próxima segunda-feira, pelas 14h00.

Sinopse: Este é o primeiro livro de uma coleção de quatro, Coleção IPSUM, dirigidos especialmente ao segmento 7-9/10 anos. Cada um dos livros aborda um tema diferente - o divórcio, a violência doméstica, o luto, a vivência com pais com doenças mentais - desenvolvido na ótica da criança, e considerado atualmente de enorme importância por variadas organizações com responsabilidade ao nível do crescimento, educação e proteção das crianças. É objetivo desta coleção familiarizar a criança com o potencial problema, relatando-o mas procurando desdramatizá-lo e, especialmente, mostrar-lhe o caminho da solução, por forma a evitar o mais possível as perturbações inerentes. No fundo é valorizar a vertente pedagógica, em prol da inclusão, da coesão social e do desenvolvimento da criança. Por isso, ganhou a chancela da Fundação Prodignitate - Fundação de Direitos Humanos, cuja presidente é a Sra. Dra. Maria de Jesus Barroso Soares que assina a apresentação de cada um dos livros da coleção. O divórcio ou a separação dos pais costuma gerar nas crianças um sentimento de angústia, sendo poucas as situações em que prevalece o alívio. Este primeiro livro - "Será que amanhã ainda me amas?" descreve a forma como uma criança reage face à suspeita - incómoda - de estar perante a possibilidade de divórcio dos pais.

 

BOLSAS DE ESTUDO PARA CURSOS DO ENSINO SUPERIOR 2014/15

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

bolsas de estudo 14 15

João Manuel Casaca Português, Presidente da Câmara Municipal de Cuba, faz saber que, em reunião ordinária deste Órgão, de 17 de setembro de 2014, foi deliberado abrir concurso para atribuição de Bolsas de Estudo, no próximo ano letivo de 2014/2015, para Cursos do Ensino Superior.

O regulamento para a concessão de bolsas de estudo poderá ser consultado na Câmara Municipal ou no site da Câmara Municipal de Cuba, devendo os interessados satisfazer as condições nele prescritas, designadamente:

. Residam no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos;
. Não possuam habilitações literárias de nível superior;
. Tenham obtido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo, salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez;
. Estejam matriculados em estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido.

A candidatura processa-se mediante o preenchimento de um impresso próprio, a fornecer pela Câmara Municipal ou descarregado abaixo (regulamento e impresso), o qual deverá ser entregue até ao próximo dia 31 de outubro de 2014, juntamente com os documentos constantes no n.º 2 do art.º 3.º do Regulamento.

O Presidente da Câmara Municipal de Cuba,
Dr. João Manuel Casaca Português

pdf  Edital
pdf Regulamento e Impresso - 2014
 

ATL DE VERÃO 2014

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

atl logoEste ano a Câmara Municipal de Cuba disponibilizou um novo serviço para a comunidade educativa, orientado para a infância, nos níveis de ensino que são da sua responsabilidade e competência (alunos do Ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de escolas de Cuba).

No período compreendido entre 01 de agosto e 12 de setembro, das 9h00 às 18h00, serão dinamizadas várias áreas que desenvolvem as capacidades das crianças nos seus mais variados domínios: a expressão plástica e visual, a expressão musical, o movimento, o drama/teatro, a dança, a multimédia, percursos culturais e de exploração do meio, atividades lúdicas e de animação. Para a organização das atividades foi considerado o grupo etário das crianças a que se destinam.
Para os alunos do polo escolar da freguesia de Vila Alva, o transporte daquela freguesia para Cuba e vice-versa é assegurado pela autarquia sendo o ponto de encontro para a entrega (8H45m) e recolha (18H15m) dos alunos junto ao edifício da escola.

Local de funcionamento
O ponto de encontro para a entrega e recolha dos alunos é na Escola Básica Fialho de Almeida em Cuba – Sala da CAF, no período da manhã até às 9H.
Será disponibilizado o serviço de acolhimento das 8H45m-9H.
As atividades durante a manhã estão programadas para ocorrerem ao ar livre e durante a tarde funcionam no Pavilhão de Exposições da Câmara Municipal ou em outros espaços adequados ao normal funcionamento da atividade programada.
O mapa das atividades pode ser consultado abaixo (clique na imagem para aumentar). 

atl verao tabela
Recursos Humanos
O funcionamento das Atividades e execução do seu plano de atividades é garantido por Animadores e Auxiliares, distribuídos por turnos:
- Prof. Carla Galinha
- Prof. Manuela Mousinho
- Auxiliar – Isabel Carvalho
- Auxiliar - José Fragoso
- Auxiliar – Maria da Luz
- Auxiliar para a cantina – Manuela Chora

Refeições
As refeições são servidas no refeitório da Escola Básica Fialho de Almeida.
São confecionadas pela empresa UNISELF, que é uma empresa de catering.
A entrega das refeições é semanal e é feita na escola.

As refeições são encomendadas e alteradas, com uma semana de antecedência e sempre que houver alguma alteração ao pedido de refeições deve ser dado conhecimento às monitoras ou auxiliares os quais comunicarão à Técnica Superior, Cristina Candeias e esta, por sua vez, informará a empresa.

Regras do pagamento da comparticipação da família
Os pagamentos das mensalidades e refeições do mês de agosto e setembro são efetuados na Secretaria da Câmara Municipal de Cuba entre os dias 15 e 20 do mês de setembro.
Os pagamentos efetuados depois do dia 20 sofrerão um acréscimo de 5%.

Observações:
Será distribuído um pacote de leite escolar de manhã por aluno.
Recomenda-se o uso de roupa, chapéu, protetor solar (essencialmente para os dias de atividades aquáticas) e calçado confortável para o desenvolvimento das atividades.
Será da responsabilidade da família da criança a perda ou danos de objetos pessoais tais como anéis, pulseiras, relógios, brinquedos, etc.
A Câmara Municipal de Cuba irá garantir o bom funcionamento das atividades e o fornecimento da refeição, aos alunos durante este período.

pdf  Ementa ATL de Verão 2014 



 


Pág. 6 de 13

°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30