Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Município de Cuba rejeita decisão do Ministério da Educação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Município de Cuba avança hoje, no Tribunal Administrativo de Beja, com uma providência cautelar com o intuito de suspender o processo de encerramento do polo do 1º Ciclo da freguesia de Vila Ruiva. Em causa está a rejeição desta decisão do Governo, que é vista pela autarquia como enganosa, traiçoeira e resultado de uma má-fé negocial.
A decisão de encerrar o polo de Vila Ruiva foi tomada de forma unilateral por parte do Governo, sem ter havido qualquer discussão com o Município.
Assim, a autarquia de Cuba entende que é necessária a suspensão do processo e requer uma auscultação, de caracter urgente, com a Delegação Regional de Educação do Alentejo e com o Secretário de Estado do Ensino, avançando ainda com um pedido de regime excecional de funcionamento do estabelecimento de ensino de Vila Ruiva.
A par destas medidas – e não esquecendo que o encerramento da escola implica a deslocalização dos alunos –, a autarquia reforça ainda que não assegurará o transporte, para além de questionar em que moldes vai o mesmo ser efetuado, bem como as questões de segurança a ele adjacentes.
Recorde-se que o encerramento da escola de Vila Ruiva vem no seguimento da decisão do Governo em encerrar estabelecimentos de ensino com menos de 21 alunos. Uma medida que para a autarquia de Cuba vem contribuir para a crescente desertificação humana do interior.

 Comunicado de Imprensa
 

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2014-2015: APOIOS ECONÓMICOS PARA ALUNOS DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Dando cumprimento ao estipulado no art.º 3.º do Regulamento de Concessão de Auxílios Económicos da Educação Pré- escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, informam-se os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que deverão solicitar os apoios de Ação Social Escolar – refeições, livros e/ou materiais escolares – para o ano letivo 2014/2015, no Serviço de Educação da Câmara Municipal de Cuba, até ao próximo dia 15 de Julho.
Têm direito a beneficiar destes apoios os alunos pertencentes a agregados familiares integrados no 1.º e 2.º escalões de rendimentos, determinados para efeitos de atribuição do abono de família.
Esta informação não dispensa a leitura do Aviso e do Regulamento Municipal.

 

 AVISO
;  REGULAMENTO
 FICHA DE CANDIDATURA
 

“DORMINDO COM OS LIVROS” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Dormindo com os livrosA Câmara Municipal de Cuba, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Cuba, promove mais uma edição da iniciativa “DORMINDO COM OS LIVROS”. Trata-se de uma atividade destinada aos alunos do 1º Ciclo, que tem como objetivo principal fomentar o gosto pela leitura. Entre livros e histórias, pretende-se proporcionar às crianças divertidos momentos de animação e convívio, com direito a dramatização por parte da Trupe Mainante, numa noite que será, certamente, muito especial.

 

GERAÇÃO DEPOSITRÃO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.
Na 6ª edição do Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE, passando a escola a funcionar como ponto de recolha na zona envolvente.
Dirija-se à Escola Básica Fialho de Almeida e deposite os seus resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e pilhas usadas.
 

EDITAL - Alteração ao Regulamento das Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

João Manuel Casaca Português, Presidente da Câmara Municipal de Cuba, faz saber que a Câmara Municipal de Cuba em sua reuniãoordinária  de 11 de dezembro de 2013 e a Assembleia Municipal em sua sessão ordinária de 27 de dezembro de 2013, aprovaram por unanimidade a Alteração ao Regulamento municipal de atribuição de bolsas de estudo para cursos do ensino superior.

Para mais informações consulte a restante informação no EDITAL.

lEdital

 

 


Pág. 9 de 15

°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30