Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Município de Cuba organiza Receção à Comunidade Educativa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

RECEÇAO COM EDUCATIVA 2016A Câmara Municipal de Cuba organiza esta semana, dia 28 de outubro, mais uma edição da já habitual Receção à Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas do concelho. A iniciativa visa dar as boas-vindas aos professores que lecionam pela primeira vez nas escolas e, também proporcionar um agradável convívio entre todos os que se dedicam à missão educativa no concelho de Cuba.


O objetivo principal é fomentar um maior conhecimento do território do concelho junto dos participantes, nomeadamente da sua realidade Patrimonial. Durante uma tarde de convívio e petisco, a proposta do Município é para um passeio por todas as suas freguesias, passando por locais como ao Eco Palacete Borralho Relógio, em Cuba, ou o Museu de Arte Sacra em Vila Alva. No final, terá lugar um jantar convívio em Faro do Alentejo, no âmbito da Feira da Caça, Pesca e do Mundo Rural que se realiza naquela freguesia, ao longo deste fim-de-semana.

A iniciativa conta com o apoio de todas as juntas de freguesia do concelho, bem como da Paróquia de São Vicente de Cuba e da Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva.

 

BOLSAS DE ESTUDO 2016/2017 - ENSINO SUPERIOR – CANDIDATURAS ATÉ 31 DE OUTUBRO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

A Câmara Municipal de Cuba informa que está a decorrer o período de candidatura para atribuição de Bolsas de Estudo, no próximo ano lectivo de 2016/2017, para Cursos do Ensino Superior.

O Regulamento para a concessão de bolsas de estudo poderá ser consultado aqui (no link abaixo), devendo os interessados satisfazer as condições nele prescritas, designadamente:

. Residam no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos;

. Não possuam habilitações literárias de nível superior;

. Tenham obtido aproveitamento escolar no ano lectivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo, salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez;

. Estejam matriculados em estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido.

A candidatura processa-se mediante o preenchimento de um impresso próprio (disponivel no link abaixo), a fornecer pela Câmara Municipal, o qual deverá ser entregue até ao próximo dia 31 de outubro de 2016, juntamente com os documentos constantes no nº 2 do art. 3º do Regulamento.

pdf EDITAL
pdf REGULAMENTO
pdf REQUERIMENTO
 

OFERTA DE LIVROS E MATERIAL ESCOLAR

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ENTREGA MATERIAL ESCOLAR - 1º CICLOCom o arranque de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Cuba, nas competências da Ação Social Escolar, está a proceder à entrega de Livros e/ou materiais escolares aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho. No total, são 72 as crianças a beneficiar deste apoio, representando para a autarquia um investimento previsto de 3500 euros.

Recorde-se que este apoio para livros e material escolar é um dos vários que a autarquia presta aos alunos do concelho, com vista a combater a exclusão social, o abandono escolar e ao mesmo tempo promover a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar.

 

Regulamento de Concessão de Auxílios Económicos para os alunos do Ensino pré-escolar e 1.º ciclo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

NOVOLOGOPURPURACC

Dando Cumprimento ao estabelecido no artigo 139.º do Código do Procedimento Administrativo a, informa-se que, foi publicado no dia 28 de julho de 2016, na II.ª Série do Diário da República o Regulamento n.º 754/2016 - Regulamento de Concessão de Auxílios Económicos para os alunos do Ensino pré-escolar e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba. Este regulamento entra em vigor no dia útil subsequente ao da sua publicação em Diário da República.

A alteração ao Regulamento que estava em vigor, foi aprovada, em sessão ordinária da Assembleia Municipal, datada de 30 de junho de 2016, sob proposta da Câmara Municipal, nos termos da alínea k) do n.º 1 do artigo 33.º do regime jurídico das autarquias locais, aprovado no anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro.

O Regulamento encontra-se disponível para consulta, na Unidade de Apoio Jurídico, Desenvolvimento, Cultura e Sociedade – Serviço de Educação, e no site do Município, aqui.

 

ATL de Verão 2016

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Câmara Municipal de Cuba vai disponibilizar pelo 3.º ano consecutivo o ATL de Verão.
É um serviço orientado para a infância, nos níveis de ensino que são da sua responsabilidade e competência (alunos do Ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba).
No período compreendido entre 01 e 31 de agosto, das 9H – 18H, serão dinamizadas várias áreas que desenvolvem as capacidades das crianças nos seus mais variados domínios: a expressão plástica e visual, a expressão musical, o movimento, o drama/teatro, a dança, a multimédia, percursos culturais e de exploração do meio, atividades lúdicas e de animação. Para a organização das atividades foi considerado o grupo etário das crianças a que se destinam.
Para os alunos do polo escolar da freguesia de Vila Alva e Faro do Alentejo  o transporte é assegurado pela autarquia sendo o ponto de encontro para a entrega (8H45m) e recolha (18H15m) dos alunos junto ao edifício da escola.


Local de funcionamento
O ponto de encontro para a entrega e recolha dos alunos é na Escola Básica Fialho de Almeida em Cuba – Sala do CAF, no período da manhã até às 9H.
Será disponibilizado o serviço de acolhimento das 8H45m-9H.
As atividades durante a manhã estão programadas para ocorrerem ao ar livre e durante a tarde funcionam na Sala do CAF ou em outros espaços adequados ao normal funcionamento da atividade programada.


Recursos Humanos
O funcionamento das atividades e execução do seu plano de atividades, é garantido por Animadores/Monitores e Auxiliares, distribuídos por turnos:
- Animadores/Monitores: Lino Costa, Teresa Vieira, Ana Mourata, Carla Galinha
- Auxiliares – Inácia Soudo, Vitória Matias,  Maria João


Refeições
As refeições são servidas no Refeitório Municipal, situado nos Estaleiros Municipais.
As refeições podem ser reservadas e alteradas, com um dia de antecedência e sempre que houver alguma alteração ao pedido de refeições deve ser dado conhecimento aos monitores que informarão a Câmara.

Regras do pagamento da comparticipação da família:
Os pagamentos das mensalidades e refeições do mês de agosto e setembro são efetuados por um dos meios disponíveis para o seu pagamento em situação idêntica ao Serviço de Apoio à Família em tempo de aulas.
Os pagamentos efetuados depois do último dia útil de cada mês sofrerão um acréscimo de 5%.

Observações:
Recomenda-se o uso de roupa, chapéu, protetor solar (essencialmente para os dias de atividades aquáticas) e calçado confortável para o desenvolvimento das atividades.
Será da responsabilidade da família da criança a perda ou danos de objetos pessoais tais como anéis, pulseiras, relógios, brinquedos, etc.
As atividades ficam sujeitas a alteração quando não estejam reunidas as condições adequadas para a sua realização.

Grelha de atividades
Ementa de 1 a 5 de agosto
Ementa de 8 a 12 de agosto
Ementa de 16 a 19 de agosto
Ementa de 22 a 26 de agosto
Ementa de 29 a 31 de agosto
 


Pág. 2 de 13

°C

Agenda

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30