Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Proteção Civil
Noticias

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL - RISCO DE INCÊNDIO - PERÍODO CRÍTICO ATÉ 30 DE SETEMBRO - INFORME-SE

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

logo smpcO Serviço Municipal de Proteção Civil alerta a população que já está em vigor (até 30 de setembro) o período crítico de risco de incêndio florestal.

Apesar de ser reduzido o risco de incêndio para o concelho de Cuba nos próximos três dias – de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas – o Serviço Municipal de Proteção Civil recorda que no período crítico:

- É proibido fazer queimas e queimadas.
- É proibido o uso de fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais autorizados.
- É proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
- É proibido o lançamento de balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.
- É proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
- É obrigatório usar de dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa e nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

A par disso, o Serviço Municipal de Proteção Civil aconselha a consulta do Risco de Incêndio para o concelho (junto da autarquia ou em https://www.ipma.pt/pt/ambiente/risco.incendio/) antes de planear as suas atividades agrícolas, florestais e de lazer. Faça também um reconhecimento do local antes de iniciar os trabalhos de modo a que saiba referenciá-lo em caso de acidente.

 

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL – RISCO DE INCÊNDIO ELEVADO – 28 E 29 DE JUNHO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

logo smpcO Serviço Municipal de Proteção Civil alerta a população que hoje (28 de junho) e amanhã (29) o risco de incêndio para o Concelho de Cuba é elevado, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Recorda-se ainda que nesta situação:
- É proibido fazer queimadas;
- É permitido fazer queimas;
- É permitido o uso de fogareiros e grelhadores apenas nos locais autorizados.

RISCO INCENDIO

 

 

AVISO METEOROLÓGICO – TEMPO FRIO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

aviso amarelo NEVOEIROA Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) informa que, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para os próximos dias, a persistência de tempo frio, com temperaturas mínimas abaixo do normal para a época e com condições para persistência de nevoeiros, que poderão gelados em especial nas regiões do interior.

 

AVISO METEOROLÓGICO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
De acordo com a ANPC e o IPMA é possível que exista um agravar das condições atmosféricas.

Da situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
  • Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
  • Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
  • Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; Danos em estruturas montadas ou suspensas;
  • Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
  • Possibilidade de queda de ramos ou árvores.
  • Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

Face à possibilidade da ocorrência de aguaceiros e ventos fortes o Município de Cuba e a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomendam o seguinte:

O eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias;
  • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança.
AVISO METEOROLÓGICO
 


Pág. 1 de 2

°C

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30