Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Lançamento do CD "Cuba, Catedral do Cante"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ APRESENTAÇÃO CD CATEDRAL DO CANTE WEB\\Sábado, 27 de Novembro, 18:00, no Centro Cultural de Cuba
\\No 7º Aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade

No dia em que se assinalam os 7 anos da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, a Câmara Municipal de Cuba apresenta, pela primeira vez, o álbum “Cuba, Catedral do Cante” – uma coletânea de 10 modas, que contou com a participação de 5 grupos corais do concelho: Raízes do Cante, Bafos de Baco, São Luís de Faro do Alentejo, As Flores do Alentejo e Os Ceifeiros de Cuba.

A iniciativa de lançamento do CD – que irá contar com as atuações dos grupos participantes – terá lugar no Centro Cultural de Cuba, no próximo sábado, dia 27 de Novembro, pela 18:00.

 

Teatro - "Passadeira Vermelha" no Centro Cultural de Cuba

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

PASSEDEIRA VERMELHA WEB

\\30 Novembro, às 21:30
A companhia ‘BAAL 17’ traz ao Centro Cultural de Cuba, na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, a peça “Passadeira Vermelha”, baseada na obra “As preciosas ridículas” de Molière.

O espetáculo, no âmbito do Festival BA – Cultura em Rede, tem hora marcada para as 21:30, e a entrada é gratuita. A reserva de bilhete é obrigatória e deve ser feita no Posto de Turismo de Cuba. A lotação estará limitada aos 200 lugares.

 

Aprovado o Regulamento Municipal de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local do Município de Cuba

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

COMERCIO COM HISTÓRIAA Câmara Municipal de Cuba informa que já está em vigor o Regulamento de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local do Município. 

O reconhecimento de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local é atribuído em função do interesse da atividade, bem como da existência e preservação de elementos patrimoniais materiais e imateriais. As entidades reconhecidas passam a ter acesso a programas nacionais de apoio e incentivo, bem como à proteção prevista no Novo Regime do Arrendamento Urbano e no Regime Jurídico das Obras em Prédios Arrendados.

Os estabelecimentos ou entidades de interesse histórico e cultural ou social local beneficiam, entre outras, das seguintes medidas de proteção:
a) Proteção prevista no regime jurídico do arrendamento urbano;
b) Proteção prevista no regime jurídico das obras em prédios arrendados;
c) Isenção no IMI, nos termos da alínea q) do n.º 1 do artigo 44.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais;
d) Isenção nas taxas urbanísticas, nos termos do disposto na alínea d) do n.º 2 do seu artigo 5.º do Regulamento Municipal de Taxas e Preços;
e) Acesso a programas municipais ou nacionais de apoio aos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local.

Para os efeitos do presente regulamento, entende-se por:
a) «Lojas com história», os estabelecimentos comerciais com especial valor histórico cuja preservação deva ser acautelada;
b) «Comércio tradicional», a atividade de comércio local realizada em pequenos estabelecimentos situados fora de grandes superfícies comerciais, especializado na venda de um produto ou na prestação de um serviço, com exceção das atividades não sedentárias, designadamente em bancas ou feiras;
c) «Estabelecimentos de interesse histórico e cultural ou social local», as lojas com história ou os estabelecimentos de comércio tradicional, restauração ou bebidas, abertos ao público que, pela sua atividade e património material ou imaterial, constituam uma referência viva na atividade económica, cultural ou social local;
d) «Entidades de interesse histórico e cultural ou social local», as entidades com ou sem fins lucrativos, nomeadamente coletividades de cultura, recreio e desporto ou associações culturais, que pela sua atividade e património material ou material, constituam uma relevante referência cultural ou social a nível local.

O procedimento de reconhecimento inicia-se mediante REQUERIMENTO que pode DESCARREGAR AQUI.
Consulte o Regulamento em detalhe no link abaixo.

pdf icon Regulamento
pdf icon Certidão
 


Pág. 1 de 509

Ligações Rápidas









PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30