Início Noticias - Turismo Rota do Cante e do Vinho de Talha 2018 | 8,9,10 junho

Rota do Cante e do Vinho de Talha 2018 | 8,9,10 junho

CARTAZ ROTA CANTE 2018Na continuidade do sucesso das Rotas do Cante e das Tabernas (2015), da Rota do Cante e da Gastronomia (2016) e da Rota do Cante e das Tradições (2017), acontece este fim-de-semana a Rota do Cante e do Vinho de Talha. Um Passeio de Fim-de-semana, organizado pela Tertúlia do Ferodo Queimado em estreita colaboração com o Município e as Juntas de Freguesia do Concelho de Cuba, a realizar nos dias 8, 9 e 10 de Junho, destinado a Veículos Clássicos e Desportivos.

De acordo com a organização pretende-se “privilegiar a componente social e a valorização cultural em detrimento da parte desportiva” e “dar aos participantes a oportunidade de CONHECER, APRENDER e SABOREAR o que o nosso concelho tem para oferecer”.

O Passeio, tal como o nome sugere, tem no Cante Alentejano, os seus mais altos momentos. Mas onde não serão desvalorizadas as componentes do convívio, do turismo, e da gastronomia próprios da Região.

Privilegiando a presença de veículos mais antigos (com data da primeira matricula até 31 de Dezembro de 1999) a organização avança ainda que “neste momento já foram ultrapassadas as 40 Inscrições (a maioria das viaturas das décadas de 60,70 e 80), com participantes de várias regiões do País (Porto, Viseu, Leiria, Vale do Tejo e Zona Oeste, Lisboa, Setúbal, Algarve) e do estrangeiro (Espanha e Inglaterra).

O Programa das Festas terá o seu início, ao final da tarde de Sexta-feira (dia 8/6) com a receção aos participantes para um “Cuba de Honra” com Vinho de Talha (atualmente em processo de candidatura na UNESCO ao seu reconhecimento em enquanto património da Humanidade) na Biblioteca Municipal e um Jantar, “o mais fiel possível às melhores tradições da Gastronomia Alentejana seguido de uma Noite Cubense”.

Seguem-se depois dois dias de passeio e convívio por todas as freguesias do concelho de Cuba, com destaque para o “Património Paisagístico das Vinhas”, uma disputa para “verificar quem tem os melhores travões”, visitas as ermidas, um “Sunset”, um desfile automóvel noturno, “visitas a Adegas Modernas e Tabernas Típicas, onde será possível comprovar a qualidade dos preciosos e seculares «Néctares etílicos» produzidos nesta região”, bem como uma passagem pela “sede do 3º Grupo Coral mais antigo do País ainda em atividade – Os Ceifeiros de Cuba, local onde será servido o Almoço de Encerramento”, adianta a organização.

Conheça o programa em detalhe, no documento abaixo.

pdf icon Programa Rota do Cante e do Vinho de Talha

Turismo do Alentejo ERT