Início Ação Social Escolar

Ação Social Escolar

Apetrechamento informático

Dotar as Escolas do 1.º Ciclo e da Educação Pré-escolar de apetrechamento informático foi o objetivo conseguido, em 2005 e 2006, com os projetos apoiados pelos programas comunitários PRODEP III e POSI, através dos quais todas as escolas do concelho foram equipadas com computadores, impressoras e software educativo. Outro equipamento informático tem sido, entretanto, adquirido, como por exemplo quadros interativos, e todas as escolas do concelho têm ligação à Internet.

Ação Social e Transportes Escolares

A Ação Social e os Transportes Escolares são, também, uma atribuição do município, englobando o apoio nas refeições, na aquisição de livros e material escolar e no transporte dos alunos dos montes para as respectivas escolas, o transporte dos alunos do 2.º e 3.º ciclos das freguesias para a escola sede e o transporte para viagens de estudo.

Escalão I Escalão II
Cantina 100% 50%
Apoio em Livros 50€ 40€

Crianças Apoiadas em Ação Social Escolar 2013/2014
Escalão I Escalão II Total
Cantina Pré-Escolar 21 11 32
Cantina e Apoio em Livros 1.º Ciclo 52 28 80

Componente de Apoio à Família

Outro serviço prestado pela autarquia, em colaboração com os Ministérios da Educação e da Segurança Social, é a Componente de Apoio à Família, através do qual é possível oferecer às famílias que necessitem o acolhimento de crianças da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo, durante a hora do almoço e após o horário letivo. Este serviço tem funcionado ininterruptamente, desde o ano letivo de 1999/2000, em Cuba e desde o ano letivo de 2006/2007, nas restantes freguesias do concelho, incluindo o fornecimento de almoços.

Número de crianças a frequentar a Componente de Apoio à Família, em 2013/2014

Pré-Escolar 1º Ciclo
Almoço Prolongamento Almoço Prolongamento
Cuba 60 49 81 21
Faro do Alentejo 11 6 14 -
Vila Alva 7 6 8 -
Vila Ruiva 5 3 8 -

Protocolo com a EBI

Entre a Câmara Municipal de Cuba e o Agrupamento de Escolas estabeleceu-se um protocolo que define as responsabilidades das duas entidades, no que respeita à gestão e manutenção dos estabelecimentos de Educação Pré-escolar e do Ensino Básico, assim como define as várias contribuições da Câmara Municipal, de entre as quais destacamos: a disponibilidade de autocarros para viagens de estudo; a comparticipação nos gastos de água, gás, eletricidade e comunicações; apoio financeiro no valor de 2.500,00€/ano para consumíveis informáticos; 4.500,00€/ano para aquisição de diversos materiais de higiéne e limpeza para as escolas do 1.º Ciclo e Pré-escolar.

A Câmara Municipal de Cuba procederá, ainda, à transferência anual de 1.000,00 euros, para a aquisição de diversos materiais de desgaste, destinados aos alunos que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo, abrangidos pelo Núcleo dos Apoios Educativos Especializados do Agrupamento de Escolas de Cuba, dada a especificidade das necessidades sentidas neste domínio.

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE