Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Biblioteca Municipal Novidades Novidades do mês de novembro

Novidades do mês de novembro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Em nome de um filho
Titulo: Em nome do filho
Autor: Luísa Castel-Branco
Edição: Outubro 2011
Páginas:  284
Editora:
Clube do Autor
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: Uma história que nos revela o percurso de Ema, filha mais nova de uma família burguesa, dotada de capacidades invulgares, e de Felismina, educada por um mãe cruel num ambiente hostil. Os destinos destas duas personagens cruzam-se inesperadamente quando a filha de Ema é raptada. O mistério do seu desaparecimento desencadeia de forma surpreendente revelações que fazem com que as vidas destas mulheres se toquem. Numa atmosfera densa, o mundo encantatório, idílico e estranho de Ema convive com as trevas de Felismina que, depois da descida aos infernos do ambiente familiar, tenta por todos os meios atingir o céu. Mas nem todos os meios são lícitos para atingir os fins. Felismina não sabe disso e Ema precisa mesmo de acreditar nos “desígnios de Deus”. Uma história sobre os abismos da natureza humana, mas também do poder redentor do amor.

Os Portugueses
Titulo: Os portugueses
Autor: Barry Hatton
Edição: 5ª ed. - Julho 2011
Páginas:  313
Editora: Clube do Autor
Tema: História de Portugal / Política
Sinopse: A minha intenção é lançar algumas luzes sobre este enigmático canto da Europa, descrever as idiossincrasias que tornam único este adorável e, por vezes, exasperante país e procurar explicações, fazendo o levantamento do caminho histórico que levou os portugueses até onde estão hoje. Tudo o que está aqui contido foi compilado de boa fé por um autor que deve alguns dos melhores anos da sua vida a Portugal.


Alta definição
Titulo: Alta definição : o que dizem os teus olhos
Autor: Daniel Oliveira
Edição: 3ª ed. - Outubro 2011
Páginas:  235
Editora: Guerra e Paz
Tema: Entrevistas
Sinopse: No mês em que o Alta Definição celebra 2 anos, Daniel Oliveira comemora consigo. Aqui estão reunidos, pela primeira vez, momentos e testemunhos intimistas de algumas das personalidades mais conhecidas do público português. São 20 figuras, criteriosamente seleccionadas, que se apresentam sem maquilhagem e se «despem» como se ninguém estivesse a ver, revelando a sua essência como nunca antes tinham feito.
Com textos inéditos de Daniel Oliveira, este é um livro de emoções verdadeiras. Da primeira à última página.


Claraboia
Titulo: Claraboia
Autor: José Saramago
Edição: Setembro 2011
Páginas:  398
Editora: Caminho
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: O primeiro romance do Nobel, escrito sob pseudónimo e que não chegou a ser publicado.
A ação do romance localiza-se em Lisboa em meados do século XX. Num prédio existente numa zona popular não identificada de Lisboa vivem seis famílias: um sapateiro com a respetiva mulher e um caixeiro-viajante casado com uma galega e o respetivo filho – nos dois apartamentos do rés do chão; um empregado da tipografia de um jornal e a respetiva mulher e uma “mulher por conta” no 1º andar; uma família de quatro mulheres (duas irmãs e as duas filhas de uma delas) e, em frente, no 2º andar, um empregado de escritório a mulher e a respetiva filha no início da idade adulta.
O romance começa com uma conversa matinal entre o sapateiro do rés do chão, Silvestre, e a mulher, Mariana, sobre se lhes seria conveniente e útil alugar um quarto que têm livre para daí obter algum rendimento. A conversa decorre, o dia vai nascendo, a vida no prédio recomeça e o romance avança revelando ao leitor as vidas daquelas seis famílias da pequena burguesia lisboeta: os seus dramas pessoais e familiares, a estreiteza das suas vidas, as suas frustrações e pequenas misérias, materiais e morais.
O quarto do sapateiro acaba alugado a Abel Nogueira, personagem para o qual Saramago transpõe o seu debate – debate que 30 anos depois viria a ser o tema central do romance O Ano da Morte de Ricardo Reis – com Fernando Pessoa. Podemos manter-nos alheios ao mundo que nos rodeia? Não teremos o dever de intervir no mundo porque somos dele parte integrante?

Longe é um bom lugar
Titulo: Longe é um bom lugar (o resto são histórias)
Autor: Mário Zambujal
Edição: Outubro 2011
Páginas: 151
Editora: Clube do Autor
Tema: Literatura portuguesa
Sinopse: Tânia Dulce é uma jovem com uma ampla capacidade para amar e cede aos rogos do Doutor Ângelo, narrador de uma movimentada relação de desfecho imprevisível. Médico com sonhos de romancista, o doutor Ângelo percorre caminhos paralelos, do romance real com Tânia Dulce e da trama ficcional que se esforça por escrever. E porque o resto são (também) histórias, o leitor acompanha uma sequência de pequenas ficções, originalmente publicadas na revista "Tempo Livre", do Inatel, com o estilo inconfundível a que podemos chamar de zambujalesco. Em "Longe É Um Bom Lugar (O Resto São Histórias)", Mário Zambujal volta a cativar os leitores pelo ritmo vivo da prosa em que avultam as surpresas, o humor e a reflexão acerca de cumprimentos e situações.


A árvore vermelha
Titulo: A árvore vermelha
Autor: Shaun Tan
Edição: Abril 2011
Páginas:  40
Editora: Kalandraka
Tema: Leitura infantil
Sinopse: A Árvore Vermelha é um canto poético à esperança, ainda que grande parte das suas ilustrações transporte o leitor para um mundo cinzento, agonizante e atemorizador. A protagonista sente-se triste, incompreendida, perdida, desorientada, vazia e vencida pelas circunstâncias adversas... mas eis que, quando e onde menos se espera, surge a luz ao fundo do túnel, o motivo desejado para vencer o desânimo.
Óleos e colagens compõem um mundo irreal de paisagens imaginárias, através de brilhantes metáforas visuais que representam a solidão, o abatimento, a vulnerabilidade, o medo, a desilusão... Belas imagens, de grande impacto e simultaneamente comoventes, que podem ser descritas por meio de uma simples frase do texto, a partir da qual se faz de imediato uma associação direta. A protagonista é o alter ego de si mesma, experimenta emoções e sentimentos universais - daí o carácter multicultural deste álbum - que convidam à reflexão e à análise, para vencer a apatia, a depressão e inclusivamente as atitudes autodestrutivas.


 

Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30