Início GAD

Gad

GADE - Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico
O GADE tem como objectivo principal potenciar o Desenvolvimento Económico e Social do Município e consequentemente contribuir para a melhoria das condições de vida da população.
É intenção deste gabinete estabelecer uma relação de proximidade com o tecido empresarial do Concelho.

Fundos/Apoios em Vigor:

Comércio Investe | PRODER | INALENTEJO |

QREN

Comércio Investe - Medida de apoio ao comércio (a retalho)

Esta medida consubstancia um sistema de incentivos ao investimento nas empresas, na medida em que se destina à inovação de processo, organizacional e de marketing nas empresas do setor do comércio. Pretendendo-se focalizar os apoios em projetos com crescente conteúdo qualitativo, que promovam a criação de fatores de diferenciação claros, que possibilitem melhorar os níveis qualitativos da oferta comercial do comércio de proximidade, principalmente aquele que se concentra em centros urbanos ou que valoriza o produto interno.

São suscetíveis de apoio no âmbito do presente regulamento as seguintes tipologias de projeto:
  • Projeto individual (promovido por uma empresa);
  • Projeto conjunto (promovido por uma associação empresarial do comércio).

De um modo muito sintético, e que não dispensa a leitura atenta da portaria, expomos algumas condições de elegibilidade nos projetos individuais:
  • Deve cumprir as condições legalmente exigíveis ao exercício da atividade no estabelecimento objeto de candidatura;Apresentar, à data da candidatura, uma situação económica e financeira equilibrada;
  • Ter dado início de atividade, para efeitos fiscais;
  • Possuir estatuto de micro e pequena empresa;
  • Prazo de execução até 12 meses;
  • Fontes de financiamento do projeto asseguradas, incluindo pelo menos 20% do montante de investimento elegível em capitais próprios;
  • Investimento mínimo elegível de 15.000€;
  • Não ser destinado ao apoio de estabelecimentos que se localizem em centros comerciais ou conjuntos comerciais;
  • Cada candidatura deve ter como objeto um único estabelecimento com área de venda ao público.

O incentivo financeiro a conceder assume a natureza de incentivo não reembolsável, correspondente a 40% das despesas elegíveis, não podendo ultrapassar o valor de 35.000€ por projeto individual.

A data de início para apresentação das candidaturas é: 30 de setembro de 2013 (próxima segunda-feira).
As candidaturas serão apresentadas eletronicamente, utilizando o formulário eletrónico que será disponibilizado na página do IAPMEI (www.iapmei.pt).

Portaria n.º 236/2013
Despacho para abertura de candidaturas

Logo proder

O PRODER é um instrumento estratégico e financeiro de apoio ao Desenvolvimento Rural do Continente, para o período 2007-2013.

Quais são os objectivos do Proder?

O PRODER visa a concretização dos seguintes objectivos:

• Aumentar a competitividade dos sectores agrícola e florestal;
  • Promover a sustentabilidade dos espaços rurais e dos recursos naturais;
  • Revitalizar económica e socialmente as zonas rurais.

Visite o Website para conhecer a legislação que regulamenta as várias Medidas, obter os formulários de candidatura, saber quais os concursos que estão abertos, ter acesso a um conjunto de informação útil e conhecer as últimas novidades sobre o PRODER.

Logo inanlentejo

O Programa Operacional Regional do Alentejo 2007/2013 - INALENTEJO - é um instrumento financeiro de política regional, que tem como principal objectivo promover o desenvolvimento, em áreas como a inovação empresarial, crescimento e emprego, regeneração urbana, promoção da coesão social e territorial, qualificação ambiental e valorização do seu território. A medida INALENTEJO insere-se no QREN - Quadro Referência Estratégica Nacional.

Para consultar as candidaturas em curso consulte este Website

No âmbito do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, que vigora entre 2007/20013, existem vários Instrumentos de Apoio ao Empreendedorismo e às Empresas, estando estes estruturados em diversos eixos.

Eixos QREN passivéis a candidatura:

Programa Operacional Potencial Humano - POPH

Programa Operacional Valorização do Território - POVT

Programa Operacional Regional Alentejo - INALENTEJO

Programa Operacional Fatores de Competividade - COMPETE

Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas – SIALM

Para mais informações ou esclarecimentos contacte-nos através do 284 419 900, ou através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .