\\ Estabelecido acordo de parceria e cooperação entre 20 entidades para a constituição de uma comunidade de aprendizagem no concelho de Cuba.
O Município, em parceria com Make it Better (Associação para a Inovação e Economia Social), o Agrupamento de Escolas, a Escola Profissional de Cuba, e outras 16 entidades locais – públicas, privadas e representantes da sociedade civil do Concelho – apresentaram esta tarde, na Biblioteca Municipal, a recém-constituída “Rede Local para a Educação”, que surge com o objetivo de dinamizar uma “Comunidade de Aprendizagem” forte e ativa, onde todas as partes contribuem, na medida da sua natureza e possibilidades, para apoiar a educação dos jovens do concelho, fomentando novas aprendizagens e a sua participação na comunidade.
Conforme estipula o acordo, esta Rede Local pretende alicerçar um "Ecossistema Educacional" não formal de base comunitária, capaz de coadjuvar e suportar a Escola na promoção e oferta de ações de inovação educativa, visando designadamente estimular a criatividade, inclusão e a igualdade de oportunidades dos mais jovens.
Pretende-se assim otimizar o capital material e imaterial existente no Concelho de Cuba, colocando-o à disposição da comunidade educativa local, através de uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de saberes, conhecimentos e na disponibilização de recursos (materiais, humanos, técnicos, financeiros) para a realização de atividades escolares e extraescolares enriquecedoras e de elevada qualidade, numa abordagem cruzada entre os principais interesses dos jovens e as suas principais necessidades educativas.
Suportada por esta Rede local de entidades públicas e privadas e representantes da sociedade civil, uma real "comunidade de aprendizagem" é então criada, competente para abraçar uma proposta de transformação social e educacional, e qualificada para apoiar a aquisição de habilidades críticas por parte dos jovens, indo além dos limites da escola e envolvendo assim toda a comunidade na formação e educação dos seus indivíduos.
A motivação que leva ao desenvolvimento do presente Acordo de Parceria e Cooperação resulta de grupos de trabalho prévios, estabelecidos no Concelho de Cuba (município, agrupamento de escolas, escola profissional, associações de desenvolvimento, organizações de jovens, organizações da sociedade civil, associação de pais, Redes público-privadas com foco na área educativa, entre outras), onde se tornou clara a necessidade urgente de mudar e de inovar no processo educativo dos mais jovens, atualizando o modelo educacional atual para um mais moderno, capaz de preparar os jovens para o presente e futuro, e capacitando- os para superar os desafios mais prementes da sociedade atual.
“Estimular e transferir para os mais jovens os valores sociais e pró-sociais, bem como a cidadania, a participação, a consciência social, a solidariedade, a iniciativa e o empreendedorismo social, prevenindo os principais fenómenos que os afetam diretamente (absentismo, bullying e qualquer tipo de violência, sedentarismo, comportamentos não saudáveis, alienação social, etc.)”; e “contribuir inequivocamente para a qualidade da educação e do sistema de ensino no Concelho de Cuba e para a mitigação da escassez de oportunidades de ocupação "positiva" dos tempos livres dos mais jovens”, são alguns dos vários objetivos assumidos pela Rede Local para a Educação.
Saiba mais sobre a Rede Local para a Educação e sobre os parceiros que a constituem aqui: https://www.sparkseed.pt
\\Prazo para apresentação de candidaturas termina no dia 29 de outubro de 2021
A Câmara Municipal de Cuba informa que decorre até dia 29 de Outubro o período de candidatura para atribuição de Bolsas de Estudo, no ano letivo de 2021/2022, para Cursos do Ensino Superior. O Regulamento para a concessão de bolsas de estudo pode ser consultado aqui, devendo os interessados satisfazer as condições nele prescritas, designadamente: - Residir no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos; - Não possuir habilitações literárias de nível superior; - Ter obtido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo, salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez; - Estar matriculados em estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido.
A candidatura processa-se mediante o preenchimento de um impresso próprio, a fornecer pela Câmara Municipal (também disponível nos links abaixo), o qual deverá ser entregue juntamente com toda a documentação necessária.
\\ANO LETIVO 2021/2022
De acordo com o Regulamento das Atividades de Componente de Apoio à Família em vigor, prevê o mesmo no seu art. 15.º que os valores mensais da comparticipação Familiar, sejam revistos em reunião de Câmara antes do início de cada ano letivo, tendo como referência o valor da remuneração mínima mensal em vigor, à data. Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Cuba, realizada no dia 7 de julho de 2021, foi aprovado, por unanimidade, a atualização dos montantes relativos aos limites do rendimento per capita do agregado familiar, mantendo os valores mensais da comparticipação familiar/mensalidade.
Município de Cuba vai disponibilizar pelo 8.º ano consecutivo o ATL de Verão – Agosto 2021, orientado para a infância, nos níveis de ensino que são da sua responsabilidade e competência (alunos do Ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba).
Plano de Atividades Para o período compreendido entre 02 e 31 de agosto, das 9H – 18H, foi elaborado um plano de atividades de acordo com as suas idades. As atividades durante a manhã estão programadas para ocorrerem ao ar livre e durante a tarde funcionam em salas ou em outros espaços adequados ao normal funcionamento da atividade programada. As atividades ficam sujeitas a alteração quando não estejam reunidas as condições adequadas para a sua realização.
Local de funcionamento O local de funcionamento é na Escola Básica Fialho de Almeida em Cuba, que funcionará das 9H às 18H. Será disponibilizado o serviço de acolhimento das 8H45m-9H. À chegada/ saída do ATL, as crianças devem ser entregues/recebidas individualmente pelo seu encarregado de educação, ou pessoa por ele designada, à porta do estabelecimento, evitando, sempre que possível, a circulação dos mesmos dentro do estabelecimento. Desde que comunicado pelos Encarregados de Educação, para os alunos dos polos escolares das freguesias, o transporte é assegurado pela autarquia.
Recursos Humanos O funcionamento das atividades e execução do seu plano de atividades, é garantido por Animadores/Monitores e Auxiliares, distribuídos por turnos.
Refeições As refeições são confecionadas no Refeitório Municipal e servidas no Refeitório da Escola Básica Fialho de Almeida. As refeições podem ser reservadas e alteradas, até às 9H30m, do dia, e sempre que houver alguma alteração ao pedido de refeições deve ser dado conhecimento aos Animadores/Monitores/Auxiliares que informarão o Refeitório Municipal.
Regras do pagamento da comparticipação da família: Os pagamentos das mensalidades e refeições do mês de agosto são efetuados por um dos meios disponíveis para o seu pagamento, em situação idêntica ao Serviço de Apoio à Família, em tempo de aulas. Os pagamentos efetuados depois do último dia útil de cada mês sofrerão um acréscimo de 5%.
Observações: Recomenda-se o uso de roupa, chapéu, protetor solar (essencialmente para os dias de atividades no espaço exterior na escola) e calçado confortável para o desenvolvimento das atividades. Será da responsabilidade da família da criança a perda ou danos de objetos pessoais tais como anéis, pulseiras, relógios, brinquedos, etc. Para todas as atividades, o distanciamento físico e higiene será reforçado, sendo que dentro do ATL todos os profissionais e todas as crianças com mais de 10 anos usam máscara. A limpeza e desinfeção de superfícies, conforme a Orientação 014/2020 da DGS, será uma prática para a prevenção de transmissão da COVID-19 em ambientes comunitários.
Atuação perante um Caso Suspeito de COVID 19 Perante a identificação de um caso suspeito, este deve ser encaminhado para a área de isolamento pelos circuitos definidos no Plano de Contingência da escola. Os encarregados de educação do caso suspeito devem ser de imediato contactados para levar a criança e aconselhados a contactar o SNS 24 (808 24 24 24) ou outras linhas telefónicas criadas especificamente para o efeito. Este contacto, mediante autorização dos encarregados de educação, também poderá ser feito no ATL, devendo de seguida proceder de acordo com as indicações fornecidas.
Município de Cuba vai disponibilizar pelo 8.º ano consecutivo o ATL de Verão – Agosto 2021, orientado para a infância, nos níveis de ensino que são da sua responsabilidade e competência (alunos do Ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba).
Plano de Atividades Para o período compreendido entre 02 e 31 de agosto, das 9H – 18H, foi elaborado um plano de atividades de acordo com as suas idades.As atividades durante a manhã estão programadas para ocorrerem ao ar livre e durante a tarde funcionam em salas ou em outros espaços adequados ao normal funcionamento da atividade programada.
As atividades ficam sujeitas a alteração quando não estejam reunidas as condições adequadas para a sua realização.
CONSULTE TODA A INFORMAÇÃO AQUI.
|
|