\\Um investimento global acima dos 12 mil euros, abrangendo um total de 65 alunos.
Apesar de considerar que esta devia ser uma competência do Governo, a Câmara Municipal de Cuba procedeu hoje à entrega de 65 tablets e 35 “routers” de Internet a alunos do Agrupamento de Escolas de Cuba que manifestavam constrangimentos no acesso a equipamentos informáticos e rede de internet. Um apoio inserido no contexto das medidas de prevenção do contágio por COVID-19 e destinado às crianças e jovens do concelho que não dispunham de meios tecnológicos para acompanhar o ensino "online".
O levantamento dos alunos a beneficiar desta medida foi feito em estrita articulação com o Agrupamento de Escolas e com as Juntas de Freguesia do Concelho.
\\ Refeições gratuitas também para alunos do ensino Pré-escolar e 1.º ciclo, do escalão B da Ação Social Escolar
Na sequência do atual cenário que se está a viver, causado pela pandemia Covid-19, a Autarquia de Cuba adotou medidas extraordinárias no âmbito da ação social escolar, de forma a reforçar o apoio às famílias e melhorar as condições de vida das mesmas.
Desta forma, somos a informar que foi deliberado em Reunião de Câmara de 01/04/2020, aprovar o alargamento da entrega de refeições gratuitas a alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, do escalão B da Ação Social Escolar e vigorará a partir da data da aprovação até à sua revogação. Estima-se um universo de 44 alunos a serem apoiados.
Em comunicado na sua página de Facebook, o Agrupamento de Escolas de Cuba explica o procedimento para a marcação e entrega das refeições:
“As famílias que pretendam usufruir deste serviço, no caso de alunos das turmas de Cuba, EPE/1ºCiclo, os pais/e encarregados de educação devem marcar as refeições no programa SIGE. As refeições são grátis, não têm que carregar cartões é só marcar. A entrega é feita na Escola em Cuba, entre as 11:45h e as 13:00h. As famílias devem dirigir-se à Escola para levantar as refeições. Se por algum motivo não conseguirem fazer a marcação, telefonam para a Escola e façam a marcação por telefone. Os alunos do 1º Ciclo que residem em Vila Ruiva, também marcam no SIGE, mas as refeições são levantadas na Escola em Vila Ruiva. No caso dos alunos das freguesias, EPE/1º ciclo, fazem a marcação com as educadoras/professoras titulares de turma ou por telefonema para a Escola sede. Os alunos EPE/1º Ciclo de Faro que residem em Cuba levantam as refeições em Cuba. A entrega nas Escolas das freguesias é feita entre as 12:00h e as 13:00h. Estas refeições começam a ser servidas a partir de terça-feira dia 07/04/2020”.
Uma situação de isolamento pode ser particularmente difícil para os mais novos. Aqui, deixamos algumas sugestões lúdico-pedagógicas através das quais eles podem ocupar algum do seu tempo. Livros em pdf, jogos didáticos online, atividades e informação útil são algumas das propostas que pode encontrar, numa plataforma criada pela Editora Ideias com História e pela DGS.
|
«Quando a minha escola abrir…» é uma história narrada por sete crianças que se deparam com uma realidade totalmente nova e diferente da que estavam habituadas a viver. A escola fechou e têm dúvidas perante algo com o qual nunca lidaram.
Clique aqui ou na imagem para abrir |
|
O livro faz parte da coleção «Tudo vai ficar bem» da editora, composta por diversos livros infantis e juvenis a editar regularmente ao longo das próximas semanas, relacionados com a atual crise sanitária que estamos a viver.
Clique aqui ou na imagem para abrir
|
|
Jogo online, criado pela Ideias com História para a Direção-Geral da Saúde, desenvolvido conjuntamente e baseado em dúvidas colocadas pelas próprias crianças e jovens. Um jogo para aprender mais sobre os vírus, o novo coronavírus e como nos protegermos.
Clica aqui ou na imagem para abrir
|
|
A editora ideias com História criou e lançou também o site CoronaKids, em parceria com a DGS, com atualizações diárias. Este site está dirigido diretamente às crianças.
Clica aqui ou na imagem para visitar o site
|
\\REFEIÇÕES PARA ALUNOS DO ESCALÃO “A” ASSEGURADAS PELO AGRUPAMENTO
\\ ESCOLA BÁSICA FIALHO DE ALMEIDA É ESCOLA DE ACOLHIMENTO NO CONCELHO
O Agrupamento de Escolas de Cuba informa está em funcionamento, a partir de hoje, 16 de março, um Serviço de Refeições Excecional destinado aos alunos do Escalão A. “Os pais e encarregados de educação devem avisar até às 9:30 horas, do próprio dia, o seu interesse em usufruir da refeição”, sendo que “o horário para levantamento dos Kits com as refeições é das 11:45 às 13:00 horas, nas respetivas Escolas. Na Escola Básica Fialho de Almeida as refeições serão levantadas pelos pais e encarregados de educação na portaria”, enquanto “nas escolas das freguesias junto dos assistentes operacionais que estejam de serviço”.
O Agrupamento faz também saber que a Escola Básica Fialho de Almeida em Cuba é a escola do concelho definida como “Escola de Acolhimento”, dando cumprimento ao "Comunicado do Ministério da Educação do dia 14 de março", que determina que pelo menos uma escola de cada agrupamento terá de ficar aberta para receber os filhos e outros dependentes dos trabalhadores especiais que forem recrutados para trabalhar enquanto vigorarem as medidas extraordinárias para enfrentar a pandemia de Covid-19.
A medida, abrange os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro – incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais. “Os trabalhadores das atividades enunciadas terão de ser mobilizados pela entidade empregadora ou pela autoridade pública, podendo solicitar o acolhimento dos seus educandos diretamente ao Agrupamento de Escolas de Cuba, conquanto demonstrem reunir as condições de aplicação da medida”.
A Câmara Municipal de Cuba levou a cabo na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, a atribuição das Bolsas de Estudo aos alunos do Ensino Superior do Concelho, para o ano letivo de 2019/20208. No total, foram 32 os apoios concedidos, de 750 euros cada, num valor global que este ano ascende aos 24 mil euros.
A sessão de entrega das bolsas contou com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Beja, João Paulo Trindade, que aproveitou o momento para explicar, em linhas gerais, uma série de apoios que aquele estabelecimento de ensino tem à disposição, entre eles o programa “Ficamos por Cá” (ao qual o Município de Cuba aderiu no ano passado), que tem como finalidade conceder um conjunto de bolsas de alojamento a alunos do concelho de Cuba que tenham definido o IPBeja como primeira opção.
Em nome do Município, a vereadora da Câmara Municipal de Cuba responsável pelo pelouro da educação, Noémia Ramos, deixou votos aos alunos de muito sucesso no seu percurso académico e ressaltou a importância da formação qualificada na atualidade, cada vez mais imprescindível para a realização profissional dos jovens.
Uma posição reforçada pelo presidente da CMC, João Português, que sublinhou ainda a importância da atribuição das Bolsas de Estudo da autarquia enquanto reforço financeiro aos alunos e famílias, contribuindo assim para combater o abandono escolar, melhorar a qualificação dos jovens e compensar os encargos acrescidos com a frequência no ensino superior.
Recorde-se que para além da matrícula num estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido, o regulamento para a concessão deste apoio da CMC estipula também que os candidatos devem residir no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos; não possuir habilitações literárias de nível superior; e ter obtido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo (salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez).
|
|