Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

CUBA DISTINGUIDA COM SELO EUROPEU PARA AS LÍNGUAS EM 2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

RESULTADOS SELO EUROPEU LINGUASA Câmara Municipal de Cuba foi uma das três instituições a nível nacional a ser galardoada com o Selo Europeu para as Línguas, criado pela Comissão Europeia para distinguir projetos inovadores e bem-sucedidos no campo do ensino/aprendizagem das línguas. Em causa está o projeto “Cuba: CLIL is in”, lançado com o objetivo de dotar um grupo de professores do Agrupamento de Escolas de Cuba, do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e da Escola Profissional de Cuba, de competências e treino da metodologia CLIL, que consiste em planear sessões e utilizar técnicas ativas de dinâmicas de grupo, através da língua inglesa.

O Selo Europeu para as Línguas é um prémio que recompensa novas iniciativas no âmbito do ensino e da aprendizagem das línguas. Promove as boas práticas e incentiva novos métodos de ensino de línguas. Assume-se “como um reconhecimento do progresso conseguido por qualquer iniciativa europeia na área da aprendizagem das línguas”, sendo os principais critérios para a sua atribuição o “carácter inovador dos projetos”, “a mobilização de parceiros e/ou recursos” e “o desenvolvimento criativo da motivação e de novas formas de aprendizagem das línguas”.

Os galardões do “Selo Europeu 2018” consistirão num certificado e numa placa atribuídos a cada um dos promotores dos projetos, bem como numa placa que poderá ser afixada nas instalações das instituições a que pertencem os promotores dos projetos.

 

Conferência "CUBA CLIL Is In: benefícios e desafios que se impõem no Baixo Alentejo"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ CONFERÊNCIA CLILO auditório do Agrupamento de Escolas de Cuba recebe esta quarta-feira, dia 17, a Conferência intitulada "CUBA CLIL Is In: benefícios e desafios que se impõem no Baixo Alentejo", com início pelas 14h30.

Programa:
- Sessão de abertura:
. Noémia Ramos (CM Cuba)
. Germano Bagão (AE Cuba)
. Isabel Fialho (Universidade Évora).
- Apresentação do Projeto CLIL ME IN
. Lígia Araújo (Coordenadora) e Rosário Costa (AE Castro Verde)
- Apresentação do Projeto CUBA CLIL Is In
. Isabel Contente(AE Vidigueira)
- Apresentação do Projeto Kiitos
.
Susana Esculcas (CM Ponte de Sor)
- Debate

Sobre o projeto “Cuba CLIL is in”:
Desenvolvido no âmbito do Programa Erasmus + KA1, o projeto "Cuba CLIL Is In” surge com o objetivo de dotar um grupo de professores, do Agrupamento de Escolas de Cuba, do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e da Escola Profissional de Cuba, de competências e treino da metodologia CLIL, permitindo ganhar confiança no ensino, planear sessões e utilizar técnicas ativas de dinâmicas de grupo, através da língua inglesa. É desenvolvido pela Câmara Municipal de Cuba e pela Associação Educativa Nacional de Inclusão e Inovação nas Escolas- AENIE, em parceria com outras entidades. Saiba mais sobre o projeto CLIL aqui.

 

BOLSAS DE ESTUDO 2018/2019 - ENSINO SUPERIOR – CANDIDATURAS ATÉ 31 DE OUTUBRO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

LOGO MUNICIPIO TERRA C ALMA ORIGINALA Câmara Municipal de Cuba informa que está a decorrer o período de candidatura para atribuição de Bolsas de Estudo, no ano lectivo de 2018/2019, para Cursos do Ensino Superior.

O Regulamento para a concessão de bolsas de estudo poderá ser consultado aqui (no link abaixo), devendo os interessados satisfazer as condições nele prescritas, designadamente:

. Residam no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos;

. Não possuam habilitações literárias de nível superior;

. Tenham obtido aproveitamento escolar no ano lectivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo, salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez;

. Estejam matriculados em estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido.

A candidatura processa-se mediante o preenchimento de um impresso próprio (também disponivel no link abaixo), a fornecer pela Câmara Municipal, o qual deverá ser entregue até ao próximo dia 31 de outubro de 2018, juntamente com os documentos constantes no nº 2 do art. 3º do Regulamento.

pdf icon Edital pdf icon Regulamento pdf icon Requerimento pdf icon Documentos Instrutórios
 

ATL de Verão 2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
89X199 IMAGENS 2015 ATLVERAOA Câmara Municipal de Cuba vai disponibilizar pelo 5.º ano consecutivo o ATL de Verão. É um serviço orientado para a infância, nos níveis de ensino que são da sua responsabilidade e competência (alunos do Ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba). No período compreendido entre 01 e 31 de agosto, das 9H – 18H, serão dinamizadas várias áreas que desenvolvem as capacidades das crianças nos seus mais variados domínios: a expressão plástica e visual, a expressão musical, o movimento, o drama/teatro, a dança, a multimédia, percursos culturais e de exploração do meio, atividades lúdicas e de animação. Para a organização das atividades foi considerado o grupo etário das crianças a que se destinam.

Para os alunos dos polos escolares das freguesias e montes, o transporte é assegurado pela autarquia sendo o ponto de encontro para a entrega (8H30m) e recolha (18H15m) dos alunos junto ao edifício da escola da Freguesia.
Local de funcionamento
O ponto de encontro para a entrega e recolha dos alunos é na Escola Básica Fialho de Almeida em Cuba – Sala do CAF, no período da manhã até às 9H e no período da tarde até às 18H.
Será disponibilizado o serviço de acolhimento das 8H45m-9H.
As atividades durante a manhã estão programadas para ocorrerem ao ar livre e durante a tarde funcionam na Sala do CAF ou em outros espaços adequados ao normal funcionamento da atividade programada.
Recursos Humanos
O funcionamento das atividades e execução do seu plano, é garantido por Animadores/Monitores e Auxiliares, distribuídos por turnos.

Refeições
As refeições são servidas no Refeitório Municipal, situado nos Estaleiros Municipais.
As refeições podem ser reservadas e alteradas, com um dia de antecedência e sempre que houver alguma alteração ao pedido de refeições deve ser dado conhecimento aos monitores que informarão a Câmara/Refeitório Municipal.

Regras do pagamento da comparticipação da família:
Os pagamentos das mensalidades e refeições do mês de agosto são efetuados por um dos meios disponíveis para o seu pagamento em situação idêntica ao Serviço de Apoio à Família em tempo de aulas.
Os pagamentos efetuados depois da data sofrerão um acréscimo de 5%.

Observações:
Recomenda-se o uso de roupa, chapéu, protetor solar (essencialmente para os dias de atividades no exterior) e calçado confortável para o desenvolvimento das atividades.
Será da responsabilidade da família da criança a perda ou danos de objetos pessoais tais como anéis, pulseiras, relógios, brinquedos, etc.
As atividades ficam sujeitas a alteração quando não estejam reunidas as condições adequadas para a sua realização.
 

Mensalidades do Serviço De Apoio à Família – Educação Pré-Escolar E 1.º Ciclo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

NOVOLOGOPURPURACC\\ MENSALIDADES DO SERVIÇO DE APOIO À FAMÍLIA – AAAF E CAF
\\ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO
\\ ANO LETIVO 2018/2019

De acordo com o Regulamento das Atividades de Componente de Apoio à Família em vigor, prevê o mesmo no seu art. 15.º que os valores mensais da comparticipação Familiar, sejam revistos em reunião de Câmara antes do início de cada ano letivo, tendo como referência o valor da remuneração mínima mensal em vigor, à data.
Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Cuba, realizada no dia 17 de julho de 2018, foi aprovado, por unanimidade, manter os valores das mensalidades.

pdf icon Tabela de valores para o ano letivo 2018/2019

 


Pág. 1 de 17

°C

Agenda

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30