Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Serviço de apoio à família - AAAF e CAF - Inscrições e renovações

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

\\ ANO LETIVO 2020/2021 - EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO

Dando Cumprimento ao estipulado no art. 4.º do Regulamento de Funcionamento das Atividades de Componente de Apoio à Família, informam-se os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que decorre durante o mês de Julho o período regular de inscrições ou renovação de inscrições para frequência nestas atividades (necessidade de acompanhamento durante o período do Almoço e Prolongamento de Horário).
Todos os pedidos para usufruir deste serviço, apresentados fora do período regular estabelecido no parágrafo anterior, serão avaliados pelo Serviço de Educação e serão atendidos em função dos critérios definidos no art. 3º do Regulamento e da disponibilidade das vagas.  
A inscrição é feita mediante o preenchimento de uma ficha que está disponível no Serviço de Educação da Câmara Municipal de Cuba, que pode também descarregar no final desta informação e deve ser acompanhada de cópias dos seguintes documentos:
- Comprovativos dos dados sobre a situação socio-económica da família, (IRS de 2019 e respetiva nota de liquidação ou RSI ou SD);
- Declaração do horário e local de trabalho dos pais (caso necessite do serviço até as 9H (acolhimento) e depois das 17H30m);
- Cartão de Cidadão do aluno.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento.

Ficha de inscrição
 

Serviço de Apoio à família/ ATL de Verão 2020 - Inscrições até 24 de junho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ATL VERÃO 2020\\O número de inscrições será limitado

Tem sido uma preocupação do Município de Cuba encontrar soluções que assegurem a ocupação do tempo livre dos alunos.

A situação pandémica atual coloca-nos num quadro extremamente desafiante que exige um nível de confiança, segurança e sentido de responsabilidade individual e comunitária.

Contudo, apesar do contexto, num quadro de observância das regras e conselhos das autoridades de saúde, o Município de Cuba vai disponibilizar o Serviço de Apoio à família, de 29 de junho a 31 de julho e o ATL de Verão, de 01 a 31 de agosto, para os alunos matriculados no Agrupamento de Escolas de Cuba, no ensino pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico.

A iniciativa cumpre as recomendações da Direção Geral da Saúde para a prevenção da COVID-19 e para assegurar a existência de grupos com o número adequado, em condições de segurança e de redução dos riscos, serão observadas as seguintes regras:

- Só poderão frequentar as atividades os alunos matriculados no agrupamento de escolas de Cuba;

- Só poderão frequentar as atividades os alunos cujos pais não possam ficar em casa com as crianças em virtude da realização de atividades laborais ou seja, que estejam em funções efetivas de trabalho, comprovada pelas entidades patronais de ambos;

- O número de inscrições será limitado;

- Em função da realidade, não serão realizadas as tradicionais visitas e programas exteriores devendo as atividades cingirem-se ao espaço da escola ou a pequenos passeios didáticos e lúdicos, com deslocações ao campo, em pequenos grupos, eventualmente.

As inscrições são realizadas até 24 de junho, através do preenchimento da ficha de inscrição que foi disponibilizada pelos professores e on-line em cm-cuba.pt, que deverá ser entregue juntamente com as declarações das entidades patronais, nas juntas de freguesia ou na Câmara Municipal.

pdf icon Ficha_ alunos de Freguesias (de 29 de junho a 31 de julho)
pdf icon Ficha_ alunos de Cuba (de 29 de junho a 31 de julho)
pdf icon Ficha_ATL de Verão (de 01 a 31 de agosto)



 

Candidaturas Ação Social Escolar - Ano letivo 2020/2021

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

AÇAO SOCIAL ESCOLAR

\\Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo \ Até dia 15 de julho de 2020

Dando cumprimento ao estipulado no art.º 3.º do Regulamento de Concessão de Auxílios Económicos da Educação Pré- escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, informam-se os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que deverão solicitar os apoios no âmbito da Ação Social Escolar – refeições, materiais escolares e/ou livros – para o ano letivo 2020/2021, no Serviço de Educação da Câmara Municipal de Cuba, até ao dia 15 de Julho de 2020.
Têm direito a beneficiar destes apoios os alunos pertencentes a agregados familiares integrados nos 1.º e 2.º escalão de rendimentos, determinados para efeitos de atribuição do abono de família.

Esta informação não dispensa a leitura do Aviso e do Regulamento Municipal.

pdf icon Edital
pdf icon Boletim de Candidatura
 

Município entrega Tablets e acessos à Internet a alunos do Concelho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

COVID 19 TABLETS NET ALUNOS CONCELHO 1 COVID 19 TABLETS NET ALUNOS CONCELHO 2 COVID 19 TABLETS NET ALUNOS CONCELHO 3 COVID 19 TABLETS NET ALUNOS CONCELHO 4

\\Um investimento global acima dos 12 mil euros, abrangendo um total de 65 alunos.

Apesar de considerar que esta devia ser uma competência do Governo, a Câmara Municipal de Cuba procedeu hoje à entrega de 65 tablets e 35 “routers” de Internet a alunos do Agrupamento de Escolas de Cuba que manifestavam constrangimentos no acesso a equipamentos informáticos e rede de internet. Um apoio inserido no contexto das medidas de prevenção do contágio por COVID-19 e destinado às crianças e jovens do concelho que não dispunham de meios tecnológicos para acompanhar o ensino "online".

O levantamento dos alunos a beneficiar desta medida foi feito em estrita articulação com o Agrupamento de Escolas e com as Juntas de Freguesia do Concelho.

 

Informação aos Pais e Encarregados de Educação - Refeições Escolares Gratuitas - Escalão B

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

REFEIÇOES ESCOLARES\\ Refeições gratuitas também para alunos do ensino Pré-escolar e 1.º ciclo, do escalão B da Ação Social Escolar

Na sequência do atual cenário que se está a viver, causado pela pandemia Covid-19, a Autarquia de Cuba adotou medidas extraordinárias no âmbito da ação social escolar, de forma a reforçar o apoio às famílias e melhorar as condições de vida das mesmas.

Desta forma, somos a informar que foi deliberado em Reunião de Câmara de 01/04/2020, aprovar o alargamento da entrega de refeições gratuitas a alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, do escalão B da Ação Social Escolar e vigorará a partir da data da aprovação até à sua revogação. Estima-se um universo de 44 alunos a serem apoiados.

Em comunicado na sua página de Facebook, o Agrupamento de Escolas de Cuba explica o procedimento para a marcação e entrega das refeições:

“As famílias que pretendam usufruir deste serviço, no caso de alunos das turmas de Cuba, EPE/1ºCiclo, os pais/e encarregados de educação devem marcar as refeições no programa SIGE. As refeições são grátis, não têm que carregar cartões é só marcar.
A entrega é feita na Escola em Cuba, entre as 11:45h e as 13:00h. As famílias devem dirigir-se à Escola para levantar as refeições.
Se por algum motivo não conseguirem fazer a marcação, telefonam para a Escola e façam a marcação por telefone.
Os alunos do 1º Ciclo que residem em Vila Ruiva, também marcam no SIGE, mas as refeições são levantadas na Escola em Vila Ruiva.
No caso dos alunos das freguesias, EPE/1º ciclo, fazem a marcação com as educadoras/professoras titulares de turma ou por telefonema para a Escola sede.
Os alunos EPE/1º Ciclo de Faro que residem em Cuba levantam as refeições em Cuba.
A entrega nas Escolas das freguesias é feita entre as 12:00h e as 13:00h.
Estas refeições começam a ser servidas a partir de terça-feira dia 07/04/2020”.

 


Pág. 1 de 22

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal

</p


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30