Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Hidroginástica regressa esta quarta-feira à Piscina Municipal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

HIDROGINASTICA NETO Município de Cuba continua a promover o projeto de Hidroginástica adaptada tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população pelo seu bem-estar físico e psicológico, visando ainda a ocupação dos tempos livres de uma forma alegre e saudável, favorecendo os processos de sociabilização e de comunicação Com a Piscina Municipal coberta a retomar o funcionamento, regressam também as aulas desta modalidade. Quarta-feira, dia 14, pelas 15h00.
 
Inscreva-se. Recorde-se que a Hidroginástica é uma atividade física aquática bastante eficaz na melhoria da saúde mental produzindo na 3ª idade um estímulo à aprendizagem, raciocínio, alegria e prazer de viver restituindo ainda aos idosos a consciência do seu corpo e a possibilidade da utilização do mesmo com eficácia.

 

Autarquia e Agrupamento de Escolas lançam projeto “Empreendedorismo e Tradição”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 3Consciente da importância do empreendedorismo, enquanto caminho para a revitalização de territórios do interior português esquecido, o Município de Cuba – no âmbito do Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo em parceria com o IPBEJA – lançou ao Agrupamento de Escolas de Cuba e aos docentes do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos o desafio para desenvolverem pequenos projetos empreendedores com os seus alunos, ao longo do presente ano letivo. “Empreendedorismo e Tradição” é o tema da iniciativa que para além de fomentar práticas empreendedoras junto dos participantes, manifesta ainda a preocupação de reavivar (ou manter vivas) “tradições e ofícios perdidos/esquecidas no tempo e que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se também parte da memória coletiva de Cuba e consequentemente a sua autenticidade”.

Assim, ao longo do próximo ano letivo, o projeto propõe uma série de ações que vão desde a realização e análise de fichas de diagnóstico sobre “as artes e os ofícios no concelho de Cuba”, a conhecimentos de “história da arte e do artesanato”, bem como visitas de estudo ou a elaboração de um vídeo promocional, entre outras atividades.

A ideia, avança a autarquia, passa por “preparar os estudantes e os respetivos contextos escolares para a prática de ideias/ações empreendedoras”, através de “um projeto que se quer flexível mas ajustado à realidade do concelho de Cuba”, ao mesmo tempo que “leva as crianças a identificar-se com a sua própria cultura de forma consciente”.

Clube de Empreendedorismo para o 3º Ciclo

A par do projeto para os alunos mais novos, foi ainda proposta a criação de um Clube de Empreendedorismo para o 3º Ciclo, com o programa “EU E O MEU NEGÓCIO”, dirigido a alunos do 7º e 8º anos, com idades entre os 13-15 anos. Aqui, o objetivo é que ao longo de seis sessões os participantes identifiquem algumas características empreendedoras que possuem, quais as competências e conhecimentos necessários para começar um negócio, bem como formas de comercializar produtos específicos para os clientes apropriados e a importância de ser criativo e inovador no desenvolvimento de um negócio.

A apresentação pública destes projetos aconteceu no passado dia 07 de outubro, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Cuba. Aqui pode assistir ao vídeo/resumo da apresentação.

APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 2 APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 1
APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 4 APRESENTACAO AECUBA PROJ EMPREEND TRADIC 5
 

Delimitação da Área de Regeneração Urbana da Vila de Cuba aprovada em Assembleia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ARU5Já foi aprovada, em Assembleia Municipal, a proposta de Delimitação da Área de Regeneração Urbana (ARU) da Vila de Cuba. A formalização desta área tem como objetivo fundamental a reafirmação/reativação do centro tradicional de Cuba, nas diferentes valências, de modo a valorizá-las reforçando a sua centralidade e o seu perfil enquanto espaço representativo do aglomerado urbano e simbólico da vila e do concelho. 

«No atual quadro de significativa degradação das nossas áreas urbanas antigas, o desenvolvimento de ações de reabilitação e de regeneração urbana devem constituir uma prioridade das políticas públicas nacionais e locais. A operacionalização destas ações passa pela capacidade em preparar a delimitação de áreas de reabilitação urbana e pela posterior aprovação das suas operações de reabilitação urbana» (1).

Além disso, no contexto atual, a delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana (ARU’s) é um processo determinante face aos desafios do novo quadro de financiamento, no que se refere a programas no domínio da reabilitação urbana, designadamente de empreendimentos de habitação de interesse social e do espaço público e infraestruturas que lhes correspondem.

Com a aprovação do projeto de delimitação da ARU, o Município de Cuba ficará em condições muito mais favoráveis ao nível da eventual submissão de candidaturas no âmbito do novo quadro comunitário de financiamento, em matérias ligadas à reabilitação e regeneração urbanas, cada vez mais decisivas para o desenvolvimento urbanístico da vila e do concelho, sendo a delimitação de ARU's também muito vantajosa para os particulares e entidades privadas com interesse na promoção de obras de reabilitação, considerando, em especial, a previsão de benefícios fiscais aplicáveis nas operações urbanísticas a promover na área de intervenção.

Nos termos da definição da Área de Reabilitação Urbana, considerou-se que a mesma deveria corresponder a uma Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de tipo sistemático, nos termos do Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (RJRU), visando, para além da integração e intervenção no edificado, a regeneração dos espaços públicos (vias, passeios e áreas verdes) e infraestruturas urbanas do núcleo central da vila., de acordo com o seguinte faseamento operacional:
a) Fase I – Delimitação da(s) Área(s) de Reabilitação Urbana;
b) Fase II – Definição da(s) Operação(ões) de Reabilitação Urbana e elaboração do(s) respetivo(s) Programa(s) Estratégico(s) de Reabilitação Urbana, a promover depois da Fase I.

(1) in Manual de Apoio - Processos de delimitação e de aprovação de Áreas de Reabilitação Urbana e de Operações de Reabilitação Urbana, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

 


Pág. 407 de 580

Ligações Rápidas








Portal do Eleitor

Livro de Reclamações

ePortugal - Portal de serviços públicos


Balcão Eletrónico

Canal de Denúncias

Radar Social

Separar sem parar

Universidade Sénior

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

Inquérito - Recolha de biorresiduos 

 

Live somewhere in Europe: Happy EU 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30