A sala de Exposições Temporárias da Biblioteca Municipal inaugura, no próximo sábado, a mostra de pintura “Graças”, da autoria da jovem cubense Beatriz Túbal Carapuça. Inspirada nas “Graças” (ou “Cárites” como originalmente eram conhecidas na mitologia greco-romana) a artista parte para um conjunto de obras que “pretendem dar uma perspetiva atual da harmonia e graciosidade que a vida coloca ao nosso dispor”, explica. “Sem falsos cânones, sem subterfúgios, tal qual a humanidade de cada um… As Graças, que na antiguidade eram representadas por figuras femininas, aparecem aqui representadas pelo Género Humano!”, sublinha.
Beatriz Túbal Carapuça nasceu em Cuba, em 1993, e é finalista do Curso de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Desde cedo se interessou pelo desenho e pelas artes, tendo ingressado no 10º ano do Curso de Artes-Visuais na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja. Só no 1º ano da Faculdade começou a interessar-se pela pintura a óleo e pouco a pouco foi ganhando gosto e fazendo algumas experiências a nível da técnica.
Tem especial predileção pelos pintores Pré - Rafaelitas e pela Arte Oriental e as suas temáticas. Gosta de pintar a natureza, na sua exuberância colorida e na sua estética mais orgânica. Também se interessa pelos retratos, matizando-os com motivos florais.
A inauguração da exposição, que estará patente na Biblioteca até ao final do mês de maio, está marcada para as 17h00 do próximo sábado, dia 02.