O Concelho de Cuba vai estar representado na Corunha, entre 8 a 11 de junho, naquela que será primeira conferência transnacional do projeto europeu “Digital Cities – Smart Europe”, numa participação conjunta da Make it Better - Associação para a Inovação e Economia Social e da Câmara Municipal.
O projeto tem como principais linhas de ação o envolvimento de municípios (governos locais) e seus parceiros (ONGs) de diferentes países Europeus na constituição de uma rede de “cidades” mais aptas para utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação, que deverão contribuir para a capacitação das comunidades locais em domínios relevantes da União Europeia e a sua participação mais ativa no desenvolvimento local.
A ideia é fornecer aos parceiros competências, habilidades, ferramentas, melhores práticas, reflexões e aprendizagens relacionadas com a utilização das TIC (Tecnologias da informação e comunicação) em favor de sociedades mais coesas e solidárias.
O projeto contempla a organização de 6 conferências europeias (2/3 dias de duração), a serem realizadas uma em cada país. Cada evento deverão envolver pelo menos 60-80 cidadãos, entre participantes nacionais convidados e participantes internacionais dos países parceiros.
O “Digital Cities – Smart Europe” é um projeto financiado pelo Programa Europa dos Cidadãos, onde participam a MakeitBetter e o Município de Cuba, juntamente com outras parcerias regionais homólogas de Itália, Espanha, Bulgária e Polónia. O Programa Europa dos Cidadãos visa contribuir para que os cidadãos compreendam a União, a sua história e a sua diversidade, focando-se na cidadania europeia e nas condições de participação cívica e democrática ao nível da União.