Início Heráldica

Heráldica

Brasão                                    Pendão Cuba

A vila de Cuba, está situada numa planície, tendo abundantes águas, o que a torna muito fértil. As suas principais riquezas agrícolas são o trigo, o vinho e o azeite.

Com estes elementos somos de parecer que a bandeira e o selo devem ser representados pela seguinte forma:

• Armas - De verde com um ramo composto de quatro espigas de trigo de ouro e uma haste de oliveira de verde florida de prata, tudo atado de vermelho. O ramo acompanhado de dois cachos de uvas de púrpura folhados e sustidos de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «VILA DE CUBA» de negro.
  • Bandeira - Esquartelada de amarelo (que representa o ouro) e de púrpura. Haste e lança douradas.
  • Selo - Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres «CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA».

Como as peças principais das armas são de ouro e de púrpura, a bandeira é de amarelo (que representa o ouro) e de púrpura. Quando destinada a cortejos e outras cerimónias, a bandeira terá a área de um metro quadrado e é bordada a seda. Quando se destina a ser arvorada é de filete e terá as dimensões julgadas necessárias podendo deixar de incluir as armas.

O campo e o ramo de oliveira são de verde, esmalte que simbolizando a fertilidade agrícola, denota heráldicamente esperança e fé.

As espigas e o folhado e o sustido dos cachos, são de ouro, o metal mais rico da heráldica que simboliza nobreza, fidelidade e poder.

O florido do ramo de oliveira é de prata, metal que heráldicamente denota humildade e riqueza.

O vermelho atado do ramo é o esmalte que significa força e vida. A púrpura dos cachos significa riqueza e opulência.

(Parecer aprovado por Portaria n.º 8 983, de 16-4-1938, publicado no Diário do Governo n.º 87, I Série, de 16-4-1938.)