Largo da Igreja recebe Noite de Reis no dia 06

NOITE DE REIS 2A Noite de Reis, como é já costume em Cuba, é noite de Cante. Numa iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Cuba, com o apoio do Município, grupos corais alentejanos vão animar o dia 6 de janeiro com as suas modas e cante ao "Menino".

A concentração dos grupos acontece junto à Igreja Matriz de Cuba, pelas 19h00, onde acontece também o anúncio dos vencedores dos concursos de Árvores de Natal e de Presépios, lançados nesta época natalícia aos comerciantes e associações da freguesia.

Para além de assinalar o final da quadra natalícia, esta iniciativa tem também como propósito reforçar uma tradição enraizada na memória das gentes de Cuba. É tradição da época Natalícia no Concelho de Cuba fazer-se o “Cante ao Menino” e o “Cantar das Janeiras”. Diz a tradição que tal como o “Cante ao Menino”, as Janeiras serviam para que o povo se juntasse em grupos e fosse às casas mais abastadas “Cantar as Janeiras” para que, os senhores lhe dessem algo mais para confortarem as suas barrigas. Hoje em dia a tradição é mantida pelos grupos corais na vila de Cuba, como o vão mostrar os Grupos Corais da vila de Cuba.